Conheça algumas dicas úteis sobre como rentabilizar a hora de almoço
Hora de almoço, para que te quero?
A Mafalda almoça uma sandes na secretária e o Roberto e a Maria comem rapidamente na cantina da empresa, ele aproveita para corrigir relatórios, ela para ler emails de trabalho.
A Lurdes fez uma pequena pausa para ir ao café comer um croquete e beber um sumo e o Carlos hoje não almoça porque tem uma apresentação para terminar.
E você?
Não é por acaso que a merecida hora para o almoço serve para recuperar energias. Ela tem o objetivo de lhe permitir fazer uma refeição mas também funciona como momento de pausa. P A U S A, leu bem? É importante ocupar de forma conveniente a hora de almoço, rentabilizando-a de modo a relaxar e repor energias para melhor enfrentar o resto do dia de trabalho. Desligue-se dos afazeres profissionais para ter um período de introspeção. Se não souber como, siga as nossas dicas!
Dica 1 – Vá até à rua apanhar ar fresco
Não fique sentado a ler emails, a rever documentos ou a falar apenas de trabalho com os seus colegas. Afaste-se inclusive da secretária porque não é saudável permanecer muito tempo sentado.
Mesmo que leve almoço de casa ou tenha refeitório na empresa, reserve uns minutos da sua hora de almoço para sair à rua, apanhar um pouco de ar fresco. O movimento melhorará a circulação sanguínea e é também aconselhável apanhar um pouco de Sol, fonte natural de vitamina D. Está a prevenir doenças e a acelerar o metabolismo. Não use o céu nublado e a chuva como desculpas!
Dica 2 – Se puder, faça uma sesta
Se mora perto do local de trabalho e tem oportunidade de tirar uma sesta durante a hora de almoço, faça-o! É outra excelente forma de repor energia.
Dica 3 – Coma sempre
Nem pense em ficar sem almoçar até às quatro da tarde porque quer terminar um trabalho! Esse tipo de comportamento acaba por desregular o seu organismo e pode mesmo causar dor de cabeça ou tonturas. E não vai certamente aumentar a sua produtividade.
Dica 4 – Saboreia a comida
Não deve comer à pressa. Saboreie a comida e se for possível, pelo menos uma vez por semana, almoce no seu restaurante preferido ou num sítio que aprecia.
Dica 5 – Evite fast food
Não abuse de fast food ou refeições demasiado calóricas, opte sempre que possível por comida saudável ainda que a tenha de trazer de casa.
Dica 6 – Trate de assuntos pessoais
É claro que pode (e deve) usar a pausa de almoço para tratar de assuntos pessoais: ir ao banco, aos correios, à farmácia, ao cabeleireiro ou ao supermercado. E se possível, a pé!
Dica 7 – Sociabilize
Não se isole durante a hora de almoço. Ao invés, use-a para se relacionar com pessoas que conhece e que não conhece. Evite almoçar todos os dias na cantina com os mesmos colegas, aproveite o tempo para conhecer melhor outros colaboradores da sua empresa.
Dica 8 – Encontre-se com amigos
Se resumir a hora de almoço a refeições apenas com colegas vai acabar por não conseguir desligar-se do trabalho e repor energias. Encontre-se com amigos que trabalham perto de si porque não são só as competências profissionais que precisam de ser renovadas, as amizades também precisam de ser cuidadas para resistirem ao tempo. Se isso não for possível, por que não aproveitar para fazer telefonemas pessoais? Converse, ria, desabafe… e verá que a sua tarde de trabalho será mais produtiva.
Dica 9 – Dedique-se a uma atividade
Não fique quieto a olhar para o relógio, à espera que seja hora de regressar ao trabalho. Dedique-se a atividades que lhe permitam ganhar energia: um passeio na rua, uma ida ao ginásio, uma aula de meditação, meio hora de dedicação ao seu passatempo predileto…
Dica 10 – Faça contactos
Mesmo que esteja satisfeito com o seu emprego, deve manter a sua rede de contactos profissionais atualizada porque isso é fundamental para alcançar o sucesso em qualquer tipo de profissão. Aproveite a hora de almoço para o fazer.
Dica 11 – Evite rotinas
Almoçar todos os dias com as mesmas pessoas ou todos os dias no mesmo restaurante não é conveniente.
Dica 12 – Não olhe para ecrãs
Descanse os seus olhos durante a hora de almoço. Se tiver de ler que seja um livro, um jornal ou uma revista.
Dica 13 – Não se atrase
Aproveitar a hora de almoço, sim. Atrasar-se no regresso ao trabalho, não. Além disso, deve tentar seguir a cultura da sua empresa, pois se a regra é almoçar no menor tempo possível, se fizer horas de almoço mais prolongadas não será bem visto.
E agora por que não aproveita para ir almoçar?