Como fazer um site em 30 minutos

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Descubra como fazer um site em 30 minutos

Há uns anos atrás, se nos atrevêssemos a publicar um artigo com o título “como fazer um site em 30 minutos”, seriamos alvo de risota e chacota. É que tempos houve em que construir um site era um trabalho complexo, reservado a profissionais especializados que poderiam demorar meses a pôr online uma plataforma com apenas 3 ou 4 menus diferentes. Mas hoje não é bem assim! Não precisa de conhecimentos de informática nem de conhecimentos de web design para fazer um site moderno e de qualidade. Conheça as etapas para fazer um site em 30 minutos e aceite o desafio!

1. Abra uma conta numa plataforma de criação de sites

Registe-se numa plataforma de criação de sites ao género sitebuilder em que é suposto que seja você mesmo a construir o site de forma rápida e intuitiva.

Se pesquisar por “criação de sites” no Google, encontrará um rol de opções, pelo que meia hora não basta para fazer uma triagem e chegar à melhor alternativa. Nesse sentido – e apenas para lhe poupar tempo – aconselhamos desde já os serviços da PME. É só entrar e clicar aqui para escolher o seu plano para fazer um site: do site start, mais básico, ao site premium, mais complexo!

2. Registe um domínio

Assim que escolher o seu plano, a PME – ou outra empresa de criação de sites – vai perguntar se já tem domínio ou se pretende registar um domínio. Diga que sim, que quer registar um domínio e escolha o que mais lhe convém, tendo em conta que o domínio é o nome do seu site, por isso é necessário que seja escolhido com cautela. O domínio nacional (.pt) é o mais aconselhado para empresas que só atuam em Portugal, já que é o mais imediato, mas também pode optar por um domínio internacional (.com) ou mesmo por um domínio mais específico (como .org). Decida também qual vai ser o nome do domínio, mas prefira um nome simples, de preferência composto apenas por uma palavra, como: empresa.pt

O registo do domínio na PME inclui um plano de alojamento web, com 5 contas de email, um sitebuilder muito fácil de usar para criar o site da sua empresa, um certificado SSL grátis no primeiro ano e painel de controlo para a gestão do DNS, subdomínios e redirecionamentos de URL.

3. Decida-se por uma forma de alojamento web

O alojamento web é fundamental para guardar a informação do seu site 24 sobre 24 horas, e por isso o terceiro passo a dar para fazer um site em 30 minutos é escolher o tipo de alojamento web, sendo que qualquer empresa de criação de sites coloca à sua disposição várias hipóteses. Basta optar pela que responde às necessidades do seu negócio.

4. Escolha o design

E agora vem a parte mais divertida! Escolher o design do seu site! Seguramente que vai ter vários templates à escolha, pelo que o melhor é começar já a ronda pelos designs para decidir qual é o que condiz melhor com a sua marca e atividade comercial. O facto de os templates estarem alinhados em categorias, vai acelerar este processo e permitir-lhe passar rapidamente à inserção de conteúdos.

A PME, por exemplo, tem 350 templates responsivos para você fazer o site e compatíveis com qualquer tipo de tamanho de ecrã!

5. Adicione conteúdos

Escolheu o template? Ótimo! Pode começar a inserir o conteúdo! Como? Usando um construtor de sites que dispense profundos conhecimentos de HTML (como o construtor de sites da PME) e que facilite o seu trabalho que, de resto, não é nada complicado… Primeiro, tem de dar um título ao site, escrevendo-o no local indicado para o título. Depois, sim, pode começar a criar os seus menus e submenus, preenchendo-os com textos, imagens, vídeos, galerias de produtos, tabelas, etc, e usando o sistema “drag and drop” (arrastar e largar) para ir adicionando sem necessitar de conhecimentos de programação para criar um site incrível.

Relativamente aos textos, é tal e qual como se estivesse no Word – ou mais simples ainda – pode formatar como entender, usando os parágrafos, espaçamentos, alinhamentos, tipos de letra, sublinhados, itálicos e negritos que desejar!

No final pode optar por colocar botões para redes sociais e até por criar um blog para publicar conteúdos relevantes com frequência. Importante é não se esquecer de escolher também um formulário de contacto para que os seus visitantes possam usar o site para falar diretamente com a sua empresa.

Otimize com SEO

Se quiser ocupar um dos melhores lugares nos resultados de pesquisa do Google, pode fazer otimização SEO no seu site. A maioria dos sitebuilders atuais é compatível com técnicas de otimização SEO.

6. Preencha as configurações gerais

Depois de editar o site, edite as configurações gerais no Painel de Controlo, regra geral no canto superior esquerdo do ecrã. É aqui que pode interligar o seu site com o Google Analytics, para monitorizar os acessos, anexar um domínio, ativar o modo “em construção”, etc.

7. Veja o resultado final

Grave e verifique se o seu site está preparado para entrar no maravilhoso mundo online. Verifique se não há erros, falhas de ligações ou problemas a nível de responsividade em equipamentos com ecrãs mais pequenos, como smartphones. Estando tudo ok, grave e…

8. …Publique o seu site!

​Com um clique no botão “publicar” tem o seu site acessível na Internet!

Parabéns, conseguiu fazer um site em 30 minutos! E mesmo que não tenha conseguido chegar ao site dos seus sonhos, chegou, pelo menos, à empresa de criação de sites correta para o acompanhar ao longo de todos os ajustes que bem entender para que a sua empresa tenha uma presença forte na Internet.

Aqui, na PME, temos o site que precisa e o que precisa para o seu site!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Procura

ARTIGOS POPULARES

10 Etapas para criar um e-commerce e vender na maior loja do mundo!

Ter um computador com acesso à internet é fundamental, mas não basta para começar a vender na maior loja do mundo. Conheça as 10 etapas para criar um e-commerce, aqui!

Como abrir uma loja virtual em Portugal

Da legislação ao software de faturação, passando por uma série de especificações técnicas! Tudo o que precisa de saber para abrir uma loja virtual em Portugal!

12 Passos Para Abrir Uma Loja Online

Hoje em dia, esteja onde estiver e seja a que horas for, desde que tenha acesso à Internet, pode entrar numa loja online, colocar um produto no carrinho de compras, pagar e aguardar a entrega na comodidade do lar. Assim, motivos não lhe faltam para desejar abrir uma loja virtual.

Como Vender No Ebay Passo A Passo

Saiba como vender no ebay passo a passo Vender no eBay, na empresa de comércio eletrónico mais conhecida no mundo, é semelhante a vender

25 Ideias Para Criar Uma Pequena Empresa

Investimento reduzido + espírito empreendedor = negócio rentável Se tem interesse em abrir um negócio lucrativo mas pouco dinheiro para investir, não esmoreça.

Como Abrir Uma Loja Na Internet

Saiba como abrir uma loja na Internet. Vantagens e benefícios de uma loja na Internet. Além de ser uma solução fácil de implementar e gerir, uma loja online apresenta inúmeras vantagens

Como dominar um teste psicotécnico antes que ele o domine a si

Os testes psicotécnicos são uma ferramenta de seleção utilizada em todo o mundo em processos de recrutamento de candidatos para um trabalho, geralmente antes de ser realizada uma entrevista.

A Importância Da Comunicação

Tanto em família como em negócio, não dar importância à comunicação significa perder oportunidades de construção de um bom relacionamento.

Como Abrir Uma Empresa Online?

Para que seja mais fácil abrir uma empresa online e gerar um desenvolvimento económico, o Portal da Empresa desenvolveu ferramentas que permitem criar, de forma simples e segura, empresas online.

Como Criar Uma Empresa Da Forma Tradicional Passo A Passo

O método Tradicional de criação de uma empresa é o mais demoroso, pressupõe várias deslocações e uma atenção acrescida. Contudo, tem a vantagem do contacto pessoal e da facilidade de esclarecimento de dúvidas.

Conteúdo

Como fazer um site em 30 minutos

Usamos cookies para que o site funcione corretamente, personalizar conteúdo e anúncios e para analisar o nosso tráfego.
Consulte a nossa política de privacidade.