Aprenda como fazer marketing digital durante a quarentena
É verdade que o marketing tradicional já estava a ser ultrapassado pelo marketing digital antes da chegada inusitada da Covid-19, mas agora com os recursos offline a esmorecem e a darem lugar a estratégias online, a sua empresa tem mesmo de perceber como e onde apostar para manter o negócio vivo e de saúde durante a quarentena. E sair desta pandemia com mais força, mais motivação, mais técnica, mais clientela e mais notoriedade no mercado em que atua!
Mais tarde ou mais cedo a sua empresa acabaria por se render ao digital. O novo coronavírus só acelerou o processo! Mas como surgiu sem aviso prévio, não lhe deu tempo sequer de adaptar a sua atividade ao teletrabalho, quanto mais abrir uma loja online! Por isso, é natural que precise de recolher dicas para decidir o que fazer, exatamente, a nível de marketing digital para…
- Ir ao encontro dos seus clientes (sim, eles estão na Internet).
- Vender de forma cómoda e segura (sim, as pessoas estão a comprar mais online).
- Aumentar a notoriedade (sim, a presença online expande a reputação da sua marca).
- Conquistar novos clientes (sim, na web chega a bem mais consumidores).
Leia as nossas dicas e siga o exemplo de muitas empresas que nas últimas semanas decidiram adaptar o seu modelo de negócio a ações digitais para continuar a alcançar resultados!
1. Mais publicações em redes sociais
Se os seus clientes e potenciais clientes já faziam scroll nas redes sociais várias vezes ao dia antes da pandemia, imagine agora! Fechados em casa, entediados e sedentos por companhia, os consumidores recorrem às redes sociais a toda a hora para comunicarem, para se distraírem e para se informarem, pelo que deve aproveitar-se disso para melhorar a imagem da sua marca, manter e estreitar o relacionamento com os seus clientes e ainda atrair novos consumidores.
Publique mais conteúdos, mas conteúdos relevantes e de qualidade – se possível relacionados direta ou indiretamente com a Covid-19 – e não se esqueça que mais publicações vão gerar mais interações, mais partilhas e, claro, mais comentários a que deve responder atempadamente e com objetividade.
2. Mais vendas online
Se já tem uma loja online pode passar esta dica à frente, mas se ainda não tem um e-commerce para vender o seu produto ou serviço através da Internet, com toda a comodidade e segurança que o estado de emergência exige, considere fazê-lo agora. É que com vários estabelecimentos comerciais de portas fechadas, as lojas online estão a vender mais do que nunca e possivelmente a sua empresa também pode apostar nesta forma de comércio à distância para manter as finanças saudáveis e – quem sabe? – aumentar a faturação.
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3. Mais canais de vendas
Outra dica de outro para fazer marketing digital durante a quarentena é aumentar os seus canais de venda. Se já abriu uma loja online, está de parabéns, mas ainda assim saiba que existem outros canais por onde vender o seu produto que também pode aproveitar, pelo menos em época de pandemia: um serviço de delivery usando o Facebook? Um canal de vendas pelo WhatsApp? Enfim, o importante é continuar a escoar os seus produtos e serviços, principalmente se tem uma loja física fechada devido à Covid-19.
4. Mais marketing de conteúdo
A quarentena também é capaz de ser a altura ideal para apostar em marketing de conteúdo e vamos explicar-lhe porquê. Com os consumidores fechados em casa, é natural que aumentem – e estão de facto a aumentar – as pesquisas por produtos e serviços online. Nem sempre terminam numa compra, é verdade, mas encetam sempre a chamada jornada do cliente, e por isso a sua empresa deve aproveitar a crise para produzir conteúdos relevantes capazes de gerar bons posicionamentos nas listagens do Google e aumentar a visibilidade da empresa de forma orgânica.
Escreva artigos para o seu blog, elabore infográficos e e-books, tire fotografias, faça vídeos e podcasts… Vale tudo – principalmente artigos que não estejam diretamente relacionados com a venda do seu produto – para resolver os “problemas” dos seus clientes e aumentar a notoriedade da sua empresa!
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5. Mais descontos
A crise económica toca a todos, empresas e particulares! Logo, se quiser continuar a vender, deve considerar algum tipo de desconto para atrair mais clientes. Além disso, esta estratégia vai ajudar a sua empresa a escoar o stock acumulado, não é verdade?
6. Mais serviços
Se não consegue vender o seu produto através da Internet, porque não pensa num novo serviço que possa oferecer, quanto mais não seja para manter o contacto com os seus clientes nesta fase de pandemia? Muitos pequenos negócios já descobriram como tirar partido das novas tecnologias (dando aulas e consultas online, vendendo à distância, fazendo entregas ao domicílio…) e não vai ser o seu o primeiro que, por falta de criatividade, não dá este passo para manter clientes e atrair prospects!
7. Mais criatividade
E por falar em criatividade, a Covid-19 já lançou um valente desafio a todos os empreendedores: reinventarem os seus negócios para sobreviverem ao vírus! Não pode ficar para trás! Se está desanimado e com falta de ideias para dar à sua empresa pernas para andar por estes dias, faça um brainstorming com a sua equipa! A criatividade de todos dará origem a uma alternativa para a sua marca. Se negócios manifestamente presenciais como consultórios médicos, começaram a usar a Internet para manter a atividade (neste caso através de consultas e receitas online), acredite que também a sua empresa vai encontrar uma saída através do marketing digital, sim?
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O marketing digital é de suma importância para qualquer tipo de empresa. Já o era antes, continua a sê-lo durante e manter-se-á depois da pandemia como a estratégia predominante do seu negócio para atrair, conquistar e fidelizar clientes.