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Como Fazer Email Marketing Para O Natal

Saiba como fazer email marketing para o Natal

Uma camisola para a tia. Um perfume para o avô. A pista de carros para o menino e a casa de bonecas para a menina. Uma mala para a sua mulher. Um tablet para si, que também merece! Uma garrafa de vinho para o patrão. Uns bombons para os vizinhos. Uns sais de banho para os primos de França e um livro para a sua irmã… desta lista mínima de presentes nenhum consumidor se escapa mas estará a sua marca preparada para atrair as pessoas para a sua loja através do envio de email marketing?

Se quer aproveitar o Natal para aumentar as suas vendas tem de apostar no email marketing, sim. A questão que se coloca agora é: como enviar promoções por email neste período festivo de forma a aumentar o lucro da empresa? Não é complicado… Para começar deve ter a sua base de dados de email preparada, ou seja, sem os clientes que solicitaram a remoção do endereço. Só os clientes que indicaram endereço eletrónico, a quem envia email marketing regularmente e que se mostram interessados num relacionamento, interessam. Depois verifique os conteúdos que tem enviado: têm sido frequentes?

Realmente interessam aos clientes? Dão retorno? Se sim, este artigo vai agora ajudar na estratégia de email marketing especifica para a época de Natal. Se não… terá de começar por algum lado, não é verdade? Vamos a isso!

email marketing

Por que deve investir em email marketing no Natal?

Envie uma campanha de email marketing este Natal porque quando comunica com uma base de contatos válida e qualificada, está a usar uma ferramenta capaz de estabelecer relações de comunicação muito mais próximas com consumidores do que com outro tipo de anúncio ou publicidade.
Na verdade, o email marketing é capaz de fornecer não apenas promoções e produtos aos seus clientes e potenciais clientes, mas também notícias, informações sobre a sua empresa e área de negócio, entre outros conteúdos relevantes.

Se ainda está com dúvidas, conheça alguns dos motivos por que deve começar a pensar no seu email marketing de Natal, já.

Motivo 1 – Fidelização

Esta época do ano é ideal para enviar os votos de boas festas aos seus clientes, através de email marketing. É uma forma de se aproximar das pessoas, entrar nas suas esferas pessoais, relembrando – ainda que indiretamente – a sua marca e fidelizando mais clientes.

Motivo 2 – Segmentação

Ao fazer uma campanha de email marketing relacionada com o Natal pode aproveitar para segmentar a base de dados segundo os critérios que entender mais interessantes e criar campanhas que se adaptem às necessidades dos seus clientes e à sua oferta. Por exemplo, pode enviar sugestões de presentes de Natal consoante a faixa etária e/ou as compras já efetuadas na sua loja ou enviar um postal de boas festas com uma imagem mais moderna para o seu público mais jovem e outra mais tradicional para o seu público sénior. Ou oferecer um desconto no produto X aos homens e no produto Y a mulheres! As hipóteses são muitas, aproveite-as!

Motivo 3 – Medição de resultados

Numa campanha de email marketing é muito fácil de medir resultados e perceber o impacto da campanha em tempo real. Isso permite-lhe perceber desde logo se os objetivos de marketing foram atingidos. Por isso, antes de enviar o seu email marketing deste Natal, reveja os resultados da sua campanha de Natal do ano passado e tome as suas decisões para 2015 baseando-se neles. Mesmo que tenham sido muito bons, há forma de superá-los.

Motivo 4 – Rapidez

O email marketing é uma ferramenta que lhe permite rapidez na comunicação, quase instantaneidade! Pode enviar uma mensagem personalizada e de alto valor agregado a milhares de contatos num segundo e com valores reduzidos.

Motivo 5 – Partilha

Os consumidores, mesmo sabendo que vão gastar algum dinheiro extra em presentes, costumam sentir-se felizes e entusiasmados na época do Natal. Isso permite que estejam mais predispostos a receber promoções via email e a partilhar essas informações com familiares, colegas e amigos, particularmente tratando-se de um desconto. E é tão fácil reencaminhar um email, não é verdade?

Para aumentar o número e as formas de partilha, adicione os botões das principais redes sociais ao seu email. Desta forma, estimula os seus clientes a partilhar as suas promoções com os seus contatos e aumenta as vendas.

Motivo 6 – Impacto visual

Estamos no Natal. Pode e deve investir na sua imagem de email marketing! Use vermelhos e verdes, brilhos e sombreados, vale tudo (desde que junte os elementos com bom gosto). Independentemente do tipo de mensagem que vai passar (votos de boas festas, promoção, desconto, presente…) surpreenda os seus contatos com imagens, cores e todo o impacto visual que sua campanha requer nesta época do ano.

Como é que deve fazer email marketing neste Natal?

Agora que conhece a importância de fazer email marketing de Natal, não perca tempo. Comece a pensar na sua campanha porque construir um relacionamento online é um processo demorado, feito de forma gradual, através de diversas plataformas, mas muito compensador! O email marketing é definitivamente uma das ferramenta mais poderosas para atingir resultados… se usado de forma correta e eficaz. Por isso vamos agora conhecer algumas dicas para enviar um bom email marketing de Natal.

1. Planear com antecedência

Convém determinar qual a data, dia e hora, em que vai enviar o seu email marketing de Natal. Se só estiver a pensar num envio, tem de ser mais incisivo, e perceber a data mais conveniente para surtir efeito e enviar nessa altura. Por exemplo se o seu público-alvo só vai adquiri os presentes de Natal depois de receber o subsídio de Natal, não vale a pena enviar a sua campanha em novembro porque se o fizer ela vai cair no esquecimento. Mas se poder fazer vários envios de email marketing, comece logo no início de novembro a falar do Natal, intercalando ofertas com outro tipo de conteúdo. Assim a sua empresa ficará na mente dos clientes.

2. Investir no design

Inove na sua campanha de email marketing! Procure novos formatos de maneira a destacar-se da concorrência. Desenvolva layouts e textos criativos que transmitam o espírito festivo e que distingam esta campanha das outras que envia ao longo do ano. Verifique se a disposição das informações e das fotos está suficientemente atrativa e não se esqueça de que um design simples mas elegante pode ser tão ou mais chamativo que um design rebuscado. No fundo o que interessa é que o cliente em poucos segundos fique com vontade de adquirir o seu produto ou agradecido por se ter lembrado de lhe desejar as boas festas.

3. Segmentar e personalizar

Não almeje falar com toda a gente. Isso é um erro. Mensagens generalistas de boas festas não se convertem em vendas. Em contrapartida, mensagens dirigidas ao seu público-alvo, após uma atualização da sua base de dados, podem surtir efeito imediato se usar as informações que tem sobre os destinatários para personalizar as suas campanhas. E depois, após o envio do primeiro email marketing de Natal, analise os resultados e crie novas segmentações baseadas nas interações dos utilizadores com a mensagem enviada. Nestas novas segmentações deve ter também em conta as taxas de abertura dos emails e cliques nos links dentro do email que direcionam para o site da empresa.

4. Enviar conteúdo relevante

Em primeiro lugar, como já indicámos, deve procurar enviar campanhas sobre produtos que interessem aos seus clientes, segmentando o envio das mensagens. Mas além disso, deve passar uma mensagem relevante e oportuna para os seus clientes, que não esteja totalmente focada na venda, quase que obrigando o cliente a comprar. O Natal é uma excelente oportunidade de humanizar a sua empresa e, já agora, de distanciar-se da concorrência. Pense em conteúdos inovadores! Em ideias que de alguma forma possam facilitar a vida aos seus clientes. É importante que deseje um bom Natal, sim, mas isso é pouco. Personalize! Além de um design criativo, use uma linguagem descontraída que contenha um pouco de humor (se possível) ou uma história, um link para um vídeo ou de algum outro conteúdo de valor que transforme um simples email num produto digno de partilha.

5. Fazer mais do que promoção aos seus produtos

Em vez de enviar um email marketing com uma oferta ou um desconto, tente incentivar os seus clientes a comprar com sugestões de presentes para o Natal, decoração, receitas de culinária, dicas moda, ideias para a passagem de ano, etc. A estratégia dita que numa primeira fase deve deixar os seus clientes motivados para compra… e a seguir eles estão mais que preparados para receber a sua oferta. Além disso, esta estratégia ajuda-o a verificar que tipo de dicas e que tipo de produtos interessam mais às pessoas: são esses que deve tentar converter em vendas.

6. Não insistir

Atenção, que tudo o que é demais enjoa. É natural que no Natal aumente a frequência de envios de email marketing mas não deve ser insistente, até sob pena de ir parar a spam. E já sabe, acompanhe os relatórios dos envios de email marketing para verificar o interesse dos destinatários pelo conteúdo gerado e confirme se a sua campanha está a trazer retorno para a empresa.

7. Diferenciar-se da concorrência

Faça uma análise das ações que estão a ser levadas a cabo este Natal pela concorrência. Depois tente diferenciar-se: basta pensar no que estão a fazer para angariar clientes e… pensar de seguida no que a sua empresa pode fazer de melhor! A ideia é oferecer mais vantagens por menos dinheiro. Sempre. A boa relação entre custo e benefício continua a ser o melhor chamariz para os consumidores. Além disso, o design inovador também funciona como chamariz e por fim, trate de evidenciar as suas ofertas, promoções e descontos.

8. Integrar as mensagens com as redes sociais

Publique as suas campanhas também nas redes sociais, como Facebook, YouTube, Twitter, Pinterest, etc. Vai ser como deste modo a partilha dos seus conteúdos é ampliada sem grande esforço.

9. Criar uma versão de email compatível com smartphones

Invista numa versão de email marketing compatível com ecrãs de equipamentos pequenos como smartphones e tablets, porque nesta época do Natal as pessoas estão particularmente ocupadas, em constante movimento, à procura das melhores ofertas no mercado, e por isso usam bastante o telefone na tomada de decisão. Mas faça-o de forma consciente: em equipamentos móveis, seja muito objetivo na mensagem, use textos curtos e fotos grandes, um botão de call to action com uma área ampla onde se possa clicar com o dedo e com a chamada para ação da oferta bem explícita.

10. Testar os seus envios em diferentes horas e dias da semana

Verifique qual a melhor hora para efetuar o envio do seu email marketing. Pode faze-lo após estudar os hábitos do seu público-alvo e chegar à conclusão de que as pessoas tem tendência a abrir mais emails em determinados dias e a determinadas horas, ou então considere o envio de emails nos dias e nos horários menos movimentados, como fins-de-semana para não ter de competir com a concorrência.

Agora sim, está mais do que preparado para começar a enviar as suas campanhas de email marketing. Com bom senso, criatividade, conhecimento de causa e algum espírito natalício, neste final de ano vai-se fartar de vender!

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