Uma boa descrição de produtos na sua loja online é fundamental para, em primeiro lugar, permitir que os utilizadores do Google encontrem os seus artigos nas suas pesquisas online e, em segundo lugar, convencer os seus clientes e potenciais clientes dos benefícios dos seus produtos e levá-los a sentirem-se seguros para os comprar. Ainda assim, muitas empresas limitam-se a escrever o nome e o preço do produto, perdendo muitas oportunidades de negócio só porque ainda não decidiram investir algum tempo e esforço na preparação dos conteúdos que inserem nos seus e-commerce. Se é o caso da sua empresa, aconselhamo-lo a ler este artigo sobre como fazer a descrição de produtos na sua loja online, e a pôr em prática as nossas dicas para transformar um bom artigo num artigo de compra obrigatória e converter visitantes em clientes.
Como fazer a descrição de produtos na sua loja online
Lojas online que não usam textos nem imagens na descrição de produtos estão com os dias contados porque os consumidores modernos procuram, cada vez mais, por informações claras e detalhadas sobre os produtos/serviços que pretendem comprar. É por isso que deve por em marcha as próximas dicas de forma a posicionar melhor a sua loja nos mecanismos de pesquisa, conquistar mais visitantes, ganhar a sua confiança e aumentar as vendas.
1. Pense no seu público-alvo
Antes de começar a descrição de produtos da sua loja online, pense no seu público-alvo de modo a utilizar a sua linguagem (sem deixar de usar o tom de voz da sua marca), escrevendo de uma forma mais técnica os seus produtos se vende para um nicho especializado ou escrevendo de uma forma mais informal e descontraída se vende para outro tipo de consumidor, por exemplo. Se não souber exatamente a quem se está a dirigir, não consegue fazer uma descrição de produtos capaz envolver a sua audiência e gerar conversões.
2. Comece por dar as informações básicas
Agora que conhece bem o seu público-alvo e está preparado para começar a escrever as descrições de produtos na sua loja online, comece pelas informações básicas de cada artigo, ou seja, aquelas que esclarecem as dúvidas mais comuns dos seus potenciais clientes. E não se esqueça de adicionar em cada item, fotos de qualidade e, se possível, tiradas de vários ângulos. É que, ao contrário de uma loja física, numa loja virtual não é possível, para o seu cliente, interagir diretamente com o produto, pelo que é importante que as fotos e descrições lhe permitam ficar com a sensação de que teve um contacto direto e sabe exatamente como é o artigo que pretende comprar.
3. Destaque os benefícios dos seus produtos
Depois de escrever as informações básicas e reunir imagens para cada um dos seus produtos, destaque os benefícios (pode ser logo abaixo da descrição) para mostrar ao seu cliente o que diferencia a sua empresa da concorrência e convencê-lo das vantagens em adquirir determinado artigo na sua loja virtual.
4. Use frases cativantes e persuasivas na descrição de produtos
De forma a motivar os visitantes da sua loja online a lerem as descrições de produtos deve fazer mais do que destacar benefícios. Deve atrair os consumidores com frases cativantes e persuasivas, usando quando possível alguns toques da linguagem publicitária.
5. Coloque títulos explicativos
Nada de títulos vagos! Na descrição de produtos na sua loja online deve usar apenas títulos descritivos com as palavras-chave que o seu público supostamente vai usar para fazer as suas pesquisas no Google.
6. Foque-se nos detalhes
A descrição de produtos na sua loja online deve ficar o mais completa possível para não deixar dúvidas na mente dos potenciais clientes e isso significa, dar detalhes de forma objetiva (preço, prazo de entrega, altura, largura, peso, cores, textura, durabilidade, composição, funções, acessórios, etc). Importa não deixar margem para dúvidas de forma a incitar o visitante da sua loja online a comprar o seu produto. Inclusive, lembre-se que uma descrição de produto deve ter pelo menos 500 palavras. Sim, muitas pessoas não vão ler 500 palavras, mas as que estão de facto interessadas em comprar, leem, além de que uma descrição mais extensa, garante a atenção do Google e por consequência, melhores posições nos resultados de pesquisa.
7. Invista num layout agradável
Na descrição de produtos na sua loja online, o texto é deveras importante, sim, mas não é o único fator a levar em linha de consideração. O layout deve ser agradável de forma a proporcionar uma boa experiência visual e uma boa experiência de navegação. Para mais, elementos visuais como fotos e vídeos, complementam a descrição de produtos, retratando de forma fidedigna os atributos de cada artigo.
8. Adicione produtos relacionados
Para não falhar nenhuma venda, deve adicionar a cada artigo, produtos relacionados, ou seja, adicionar produtos complementares ou adicionar produtos similares para dar mais opções de escolha ao potencial cliente… e não falhar nenhuma venda! E não se esqueça de que os produtos relacionados devem ter a mesma palavra-chave na descrição, o que nos leva à última dica: estratégias SEO na descrição de produtos na sua loja online.
9. Otimize para motores de busca
E por fim, aposte em estratégias SEO na descrição de produtos de forma a que as suas páginas possam aparecer nos primeiros lugares dos resultados de pesquisa do Google e assim aumentarem o tráfego orgânico para a sua loja virtual. Nesse sentido, é fundamental encontrar as palavras chave mais relevantes para o seu negócio, usar apenas uma palavra-chave por conteúdo e colocá-la no título, subtítulos, URL, texto, imagens, mas também no meta title e meta description da página.
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