Como fazer a descrição de produtos na sua loja online

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Uma boa descrição de produtos na sua loja online é fundamental para, em primeiro lugar, permitir que os utilizadores do Google encontrem os seus artigos nas suas pesquisas online e, em segundo lugar, convencer os seus clientes e potenciais clientes dos benefícios dos seus produtos e levá-los a sentirem-se seguros para os comprar. Ainda assim, muitas empresas limitam-se a escrever o nome e o preço do produto, perdendo muitas oportunidades de negócio só porque ainda não decidiram investir algum tempo e esforço na preparação dos conteúdos que inserem nos seus e-commerce. Se é o caso da sua empresa, aconselhamo-lo a ler este artigo sobre como fazer a descrição de produtos na sua loja online, e a pôr em prática as nossas dicas para transformar um bom artigo num artigo de compra obrigatória e converter visitantes em clientes.

Como fazer a descrição de produtos na sua loja online

Lojas online que não usam textos nem imagens na descrição de produtos estão com os dias contados porque os consumidores modernos procuram, cada vez mais, por informações claras e detalhadas sobre os produtos/serviços que pretendem comprar. É por isso que deve por em marcha as próximas dicas de forma a posicionar melhor a sua loja nos mecanismos de pesquisa, conquistar mais visitantes, ganhar a sua confiança e aumentar as vendas.

1. Pense no seu público-alvo

Antes de começar a descrição de produtos da sua loja online, pense no seu público-alvo de modo a utilizar a sua linguagem (sem deixar de usar o tom de voz da sua marca), escrevendo de uma forma mais técnica os seus produtos se vende para um nicho especializado ou escrevendo de uma forma mais informal e descontraída se vende para outro tipo de consumidor, por exemplo. Se não souber exatamente a quem se está a dirigir, não consegue fazer uma descrição de produtos capaz envolver a sua audiência e gerar conversões.

2. Comece por dar as informações básicas

Agora que conhece bem o seu público-alvo e está preparado para começar a escrever as descrições de produtos na sua loja online, comece pelas informações básicas de cada artigo, ou seja, aquelas que esclarecem as dúvidas mais comuns dos seus potenciais clientes. E não se esqueça de adicionar em cada item, fotos de qualidade e, se possível, tiradas de vários ângulos. É que, ao contrário de uma loja física, numa loja virtual não é possível, para o seu cliente, interagir diretamente com o produto, pelo que é importante que as fotos e descrições lhe permitam ficar com a sensação de que teve um contacto direto e sabe exatamente como é o artigo que pretende comprar.

3. Destaque os benefícios dos seus produtos

Depois de escrever as informações básicas e reunir imagens para cada um dos seus produtos, destaque os benefícios (pode ser logo abaixo da descrição) para mostrar ao seu cliente o que diferencia a sua empresa da concorrência e convencê-lo das vantagens em adquirir determinado artigo na sua loja virtual.

4. Use frases cativantes e persuasivas na descrição de produtos

De forma a motivar os visitantes da sua loja online a lerem as descrições de produtos deve fazer mais do que destacar benefícios. Deve atrair os consumidores com frases cativantes e persuasivas, usando quando possível alguns toques da linguagem publicitária.

5. Coloque títulos explicativos

Nada de títulos vagos! Na descrição de produtos na sua loja online deve usar apenas títulos descritivos com as palavras-chave que o seu público supostamente vai usar para fazer as suas pesquisas no Google.

6. Foque-se nos detalhes

A descrição de produtos na sua loja online deve ficar o mais completa possível para não deixar dúvidas na mente dos potenciais clientes e isso significa, dar detalhes de forma objetiva (preço, prazo de entrega, altura, largura, peso, cores, textura, durabilidade, composição, funções, acessórios, etc). Importa não deixar margem para dúvidas de forma a incitar o visitante da sua loja online a comprar o seu produto. Inclusive, lembre-se que uma descrição de produto deve ter pelo menos 500 palavras. Sim, muitas pessoas não vão ler 500 palavras, mas as que estão de facto interessadas em comprar, leem, além de que uma descrição mais extensa, garante a atenção do Google e por consequência, melhores posições nos resultados de pesquisa.

7. Invista num layout agradável

Na descrição de produtos na sua loja online, o texto é deveras importante, sim, mas não é o único fator a levar em linha de consideração. O layout deve ser agradável de forma a proporcionar uma boa experiência visual e uma boa experiência de navegação. Para mais, elementos visuais como fotos e vídeos, complementam a descrição de produtos, retratando de forma fidedigna os atributos de cada artigo.

8. Adicione produtos relacionados

Para não falhar nenhuma venda, deve adicionar a cada artigo, produtos relacionados, ou seja, adicionar produtos complementares ou adicionar produtos similares para dar mais opções de escolha ao potencial cliente… e não falhar nenhuma venda! E não se esqueça de que os produtos relacionados devem ter a mesma palavra-chave na descrição, o que nos leva à última dica: estratégias SEO na descrição de produtos na sua loja online.

9. Otimize para motores de busca

E por fim, aposte em estratégias SEO na descrição de produtos de forma a que as suas páginas possam aparecer nos primeiros lugares dos resultados de pesquisa do Google e assim aumentarem o tráfego orgânico para a sua loja virtual. Nesse sentido, é fundamental encontrar as palavras chave mais relevantes para o seu negócio, usar apenas uma palavra-chave por conteúdo e colocá-la no título, subtítulos, URL, texto, imagens, mas também no meta title e meta description da página.

Se ficou interessado em melhorar os conteúdos da sua loja online para aumentar a visibilidade e conquistar mais clientes, mas não sabe por onde começar… contacte-nos hoje mesmo! Com os nossos serviços de copywriting e estratégias SEO, a sua empresa vai dominar os resultados das pesquisas do Google de todas as palavras chave relevantes para o negócio!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Procura

ARTIGOS POPULARES

10 Etapas para criar um e-commerce e vender na maior loja do mundo!

Ter um computador com acesso à internet é fundamental, mas não basta para começar a vender na maior loja do mundo. Conheça as 10 etapas para criar um e-commerce, aqui!

Como abrir uma loja virtual em Portugal

Da legislação ao software de faturação, passando por uma série de especificações técnicas! Tudo o que precisa de saber para abrir uma loja virtual em Portugal!

12 Passos Para Abrir Uma Loja Online

Hoje em dia, esteja onde estiver e seja a que horas for, desde que tenha acesso à Internet, pode entrar numa loja online, colocar um produto no carrinho de compras, pagar e aguardar a entrega na comodidade do lar. Assim, motivos não lhe faltam para desejar abrir uma loja virtual.

Como Vender No Ebay Passo A Passo

Saiba como vender no ebay passo a passo Vender no eBay, na empresa de comércio eletrónico mais conhecida no mundo, é semelhante a vender

25 Ideias Para Criar Uma Pequena Empresa

Investimento reduzido + espírito empreendedor = negócio rentável Se tem interesse em abrir um negócio lucrativo mas pouco dinheiro para investir, não esmoreça.

Como Abrir Uma Loja Na Internet

Saiba como abrir uma loja na Internet. Vantagens e benefícios de uma loja na Internet. Além de ser uma solução fácil de implementar e gerir, uma loja online apresenta inúmeras vantagens

Como dominar um teste psicotécnico antes que ele o domine a si

Os testes psicotécnicos são uma ferramenta de seleção utilizada em todo o mundo em processos de recrutamento de candidatos para um trabalho, geralmente antes de ser realizada uma entrevista.

A Importância Da Comunicação

Tanto em família como em negócio, não dar importância à comunicação significa perder oportunidades de construção de um bom relacionamento.

Como Abrir Uma Empresa Online?

Para que seja mais fácil abrir uma empresa online e gerar um desenvolvimento económico, o Portal da Empresa desenvolveu ferramentas que permitem criar, de forma simples e segura, empresas online.

Como Criar Uma Empresa Da Forma Tradicional Passo A Passo

O método Tradicional de criação de uma empresa é o mais demoroso, pressupõe várias deslocações e uma atenção acrescida. Contudo, tem a vantagem do contacto pessoal e da facilidade de esclarecimento de dúvidas.

Conteúdo

Como fazer a descrição de produtos na sua loja online

Usamos cookies para que o site funcione corretamente, personalizar conteúdo e anúncios e para analisar o nosso tráfego.
Consulte a nossa política de privacidade.