Como divulgar a sua empresa na internet
Porque a publicidade na Internet apresenta as mais elevadas taxas de crescimento em comparação com os meios tradicionais (jornal, televisão, rádio…) sentimos que o devemos alertar para a urgência de começar a publicitar o seu negócio online. Saiba por que o deve fazer e como começar.
O que é publicidade na Internet?
Publicidade na Internet ou publicidade online é a divulgação de seu produto, serviço ou marca na Internet, ou seja, em redes sociais, sites, emails, blogues, etc. Atualmente é o meio mais usado de promoção porque a maioria das pessoas convive diariamente com a Internet e dessa relação saem resultados bem satisfatórios para as empresas com presença online. Mais satisfatórios do que os que advém dos meios tradicionais de publicidade (jornais, televisão, rádio, outdoors, flyers, etc).
Quais as principais vantagens da publicidade online?
A publicidade na Internet é mais barata que nos meios tradicionais e atinge mais pessoas.
Por que é importante fazer publicidade na Internet?
É importante porque é onde encontra todo o tipo de pessoas a fazer pesquisas, a conversar online, em compras, socializar, assistir a filmes, ouvir música… Se estiver fora da Internet não desenvolve o seu negócio e ainda corre o risco de o levar à falência.
Como fazer publicidade na Internet?
Deve começar por definir os seus objetivos e só depois iniciar a divulgação. Caso não tenha conhecimentos suficientes de web marketing, contrate um profissional que o possa ajudar ou invista numa agência de publicidade.
É o profissional de marketing quem vai definir como deve ser elaborado o anúncio e em que sites e páginas de redes sociais deve ser publicado de forma a atingir o maior número possível de potenciais clientes. Se a campanha publicitária for bem estruturada vai sentir um aumento nas vendas!
Melhores métodos de publicidade online
Há várias formas de fazer publicidade na Internet, a maioria delas – porque são segmentadas – atingem rapidamente o público-alvo específico. Conheça agora os melhores meios de publicidade online.
1. Marketing de conteúdo
É a melhor forma de fazer publicidade grátis online. Como proceder? É simples! Basta redigir artigos com bons conteúdos e com uma média de 500 palavras, sendo que os textos devem ser ricos em palavras-chave e ter um título atrativo que chame a atenção do cliente. Nesses artigos, deve dar também especial atenção ao primeiro parágrafo, é nele que deve despertar o desejo do cliente para prosseguir com a leitura. Depois de redigidos e publicados (mais uma vez, se necessários contrate um redator de conteúdos) podem e devem direcionar o leitor para o site ou blog da empresa, para que possa tomar contacto com o seu produto/serviço.
2. Blog
Ainda não criou um blog para a sua empresa? Trate disso agora! Um blog com conteúdo atrativo e links que direcionem ao site com o seu produto ou serviço é importante para potenciar as vendas. Pode aproveitar ainda para enviar as mensagens do blog para as redes sociais. Mas, atenção, se não tiver a intenção de atualizar o seu blog com frequência mas vale ficar por aqui. Os motores de busca só privilegiam blogs atualizados constantemente.
3. Diretórios de empresas
A inscrição manual em diretórios de empresas e sites do género é fundamental para aumentar a sua presença online e publicitar o seu negócio. Está provado que a inscrição em diretórios permite um aumento sustentado das vendas porque muitas pessoas ainda pesquisam pelo que procuram em diretórios de empresas especializados. Estas inscrições permitem que esteja um passo à frente (ou pelo menos ao lado) da concorrência, gerando oportunidades de negócio adicionais.
4. Facebook e outras redes sociais
Se está a par do sucesso da rede social Facebook, não perca nem mais um dia sem abrir uma página de empresa, produto ou serviço por lá. É grátis, simples e efetivamente rentável. Faça-o também noutras redes sociais onde preveja encontrar o seu público-alvo como Twitter, LinkedIn, etc. As redes sociais têm-se tornado uma parte importante da publicidade na Internet porque ao fornecer informações relevantes e úteis através destes canais, a sua empresa ganha seguidores e credibilidade. Por outro lado, as redes sociais possibilitam o passa-a-palavra, inclusive o seu produto ou serviço pode acabar por ser avaliado por utilizadores influentes da Internet, espalhando e tornando viral a sua publicidade!
5. Publicidade PayPerClick (PPC)
A publicidade PPC garante visitas qualificadas mercê das palavras-chave pesquisadas, com exposição na primeira página do Google através de anúncios no Google Adwords e Sapo Publicidade. Se conseguir aparecer na primeira página destes motores de busca, chega a um número considerável de utilizadores – são milhões de pesquisas diárias! – que procuram nem mais nem menos do que aquilo que a sua empresa tem para oferecer. O investimento compensa, pois há grandes vantagens no sistema de publicidade “pay per click”:
Apenas paga quando um visitante clica no anúncio.
Tem o controle de quanto quer gastar por dia.
Os resultados são praticamente instantâneos.
6. Inscrição nos motores de busca
A inscrição manual nos motores de busca também garante à sua empresa um lugar nos resultados de forma orgânica dos motores de busca substituindo, a médio e longo prazo, a necessidade de publicidade PPC. O facto de constar nos resultados dos motores de busca reflete-se nas vendas e na credibilidade da sua empresa, transmitindo confiança ao cliente no momento do fecho da venda.
7. Análise das palavras-chave
Para subir de posição no ranking dos motores de busca, pode fazer uma análise das suas palavras-chave e anunciar no Google AdWords. Essas palavras-chave são utilizadas posteriormente nas inscrições nos diretórios por forma a aumentar a sua posição nos motores de busca.
8. SEO
Fazendo SEO (search engine optimization) consegue otimizar o seu site para os motores de busca. É a ferramenta número um para fazer publicidade na Internet e gerar tráfego para o site da sua empresa. Mas antes de começar saiba que existem alguns pressupostos para ter um site bem posicionado:
Construir um site em que os crawlers (os robôs dos motores de busca) possam navegar com facilidade.
Certificar-se que cada página tem um título único, uma tag description única e muito conteúdo exclusivo bem redigido, objetivo e relevante.
Ter sites relevantes com links a apontarem para o seu.
Saber como ter o seu site otimizado com técnicas de SEO.
9. Email Marketing
Depois de recolher os emaisl dos seus clientes (com a devida autorização) use essa base de dados para fazer email marketing. Envie informações por email e mantenha os seus clientes atualizados sobre promoções, novos produtos, eventos e outras informações referentes ao seu negócio. Eficiente para fazer publicidade e para manter uma relação estreita com os seus clientes!
E agora… 1, 2, 3 e comece a fazer publicidade na Internet! É fácil, barato e bastante rentável para o seu negócio.