O mercado é cheio de gurus e profetas que prometem verdadeiros milagres para melhorarem o desempenho da sua empresa. A maioria cobra um pequeno valor para revelar o segredo que te fará ganhar milhões com seu negócio, mas quem é mais esperto sabe que essas dicas não são garantia do resultado esperado.
Neste artigo darei uma dica que realmente funciona para alavancar a vendas de seus produtos ou serviços em sua empresa B2B. E o melhor: No charge.
A procura por mais vendas, seja de produtos ou serviços, vem sempre em 2 momentos. O primeiro é quando estamos abrindo uma empresa e precisamos de começar a faturar para pagar as contas da companhia. O segundo é quando já estamos no mercado e as vendas despencam. Em ambos os momentos, essa dica funciona de forma bem eficiente.
Para alavancar suas vendas, você precisa de um vendedor. Simples assim. Mas calma que não estamos falando de qualquer vendedor. Para você entender melhor, vamos apresentar 2 modelos de empresas B2B para exemplificar nossa solução.
No primeiro caso, temos uma empresa que vende suprimentos de informática para outras empresas. O B2B não trabalha, geralmente, com balcão e a venda é feita diretamente ao cliente, por meio de visita ou alguma abordagem indireta, tais como telefone, e-mail e panfletos. Para melhorar as vendas de sua empresa de suprimentos, você deve buscar um profissional com muita experiência na área. E não digo um profissional com 3 ou 5 anos de experiência, mas sim um profissional sênior, com no mínimo 10 anos de experiência em vendas de suprimentos de informática para outras empresas. Este profissional pode ser um ex-dono de alguma empresa do seu segmento ou até mesmo um gerente de vendas de um concorrente.
No segundo caso, vamos supor que sua empresa preste serviços de consultoria em tecnologia da informação para outras empresas. Mesmo tratando-se de serviço, também se enquadra em um modelo B2B, se o serviço for prestado de uma empresa para outra. Neste caso você também deve procurar um vendedor sênior para fazer parte do seu quadro de colaboradores. O profissional também precisa ter anos de experiência e, caso seja de uma empresa concorrente, que preste os mesmos serviços que você, melhor ainda.
Agora vamos entender o motivo dessa escolha. O profissional de vendas não é qualquer vendedor. Um profissional sênior deve ter, além da vasta experiência, um networking que vai te permitir começar rápido a alavancar suas vendas. O gerente ou vendedor experiente já conhece o mercado. sabe como abordar o cliente e como vender seu produto com menos esforço. Isso é essencial para economizar tempo (meses ou até anos) tentando entender o mercado.
Agora talvez você esteja sem saber como pagar por um profissional tão qualificado. A maioria das empresas que está começando e aquelas que passam por alguma crise, não têm como arcar com os custos de um profissional sênior. Mas existe uma saída para isso. Se o seu produto ou serviço for realmente bom, você precisa encantar o vendedor e fazer com que ele comece essa fase junto com você e não por você. Ofereça um salário base menor, do que o comum no mercado, algo que você consiga sustentar, e ofereça uma participação expressiva nos lucros ou até mesmo uma porcentagem das ações de sua empresa.
Se você precisa de um profissional com anos de experiência, você não vai estar agregando para sua empresa apenas mais uma mão de obra, mas sim maior qualidade, conhecimento e velocidade. E isso só é possível por meio de uma parceria saudável. Se o seu produto ou serviço é de qualidade, não tenha medo de abrir mão de 10%, 20% ou até mesmo 50% da sua empresa por uma parceria que vai te render bons frutos. Ter pessoas mais experientes na sua empresa é sempre algo muito positivo e engrandecedor.