Buzz marketing: o que é e como fazer?

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Buzz marketing: o que é e saiba como fazer?

Se já não sabe o que fazer para se destacar da concorrência e aumentar a notoriedade no mercado em que atua, aceite a nossa sugestão: buzz marketing! Sim, o nome é engraçado e acredite que se bem desenhado, o resultado desta estratégia também faz rir… de felicidade!

O buzz marketing que, genericamente, é uma técnica para gerar conversa, é fundamental para chegar ao seu público-alvo com tudo em cima… e melhorar o negócio!

Apesar de usada desde tempos remotos sob várias formas e nomes, esta técnica para difundir uma mensagem através do diálogo, chegou ao marketing tradicional e digital para ajudar as empresas a desencadear um burburinho sobre os seus produtos ou serviços, acabando por alavancar as vendas.

Buzz marketing: o que é?

Buzz marketing é uma estratégia de marketing que tem por objetivo a notoriedade e reconhecimento de uma marca. Para o alcançar faz com que um produto ou serviço seja falado pelos consumidores, daí o nome “buzz” que em português significa zumbido, burburinho, rumor.

É claro que a venda é importante, mas para o buzz marketing fundamental é mesmo estimular conversas em torno de um produto, serviço ou marca, partilhando experiências e reforçando o nome de uma empresa.

O buzz marketing pode ser feito de várias formas, nomeadamente através de campanhas publicitárias, redes sociais, fóruns, eventos e demais atividades que possam promover um produto ou serviço dando informação, ou seja, motivando as pessoas começarem a falar, mas também gerando emoção nos consumidores.

Se bem feito, o buzz marketing gera barulho no mercado para “obrigar” os consumidores a prestarem atenção, depois cria interações ou relacionamentos com o público-alvo e por fim, fideliza clientes tornando-os em embaixadores das marcas: clientes que aconselham esses produtos/serviços a familiares, amigos, colegas e até desconhecidos!

Interessado em dicas para manter e compensar um cliente fiel? Clique aqui!

Buzz marketing versus marketing viral

Neste ponto da leitura deve estar a interrogar-se se buzz marketing não é o mesmo que marketing viral. Deixe-nos responder! Não, não é. O primeiro está focado no diálogo, funciona no boca-a-boca, enquanto o segundo está focado na criação de um conteúdo irresistível que leva os consumidores a partilhá-lo. Logo, o marketing viral pretende que os consumidores passem uma mensagem, sim, mas não tem por objetivo pôr as pessoas a falar de determinado produto, serviço ou marca.

Buzz marketing: como fazer?

Não é fácil fazer com que um produto ou serviço se transforme no tema do momento, e é por isso que para fazer buzz marketing precisa, em primeiro lugar, de identificar o principal público que quer atingir e que se encarregará do assunto: o público constituído pelos chamados heavy users, aquelas pessoas que estão bem informadas sobre as novidades, que compram serviços e produtos inovadores (de marcas afamadas e empresas desconhecidas) e que adoram conversar entre si sobre eles. Assim, começar a fazer buzz marketing é começar a conquistar estas pessoas de modo a que encetem uma discussão sobre a sua empresa com os restantes públicos, aumentando-lhe a notoriedade. E ao aumentar a notoriedade, aumenta o reconhecimento e isso só se pode traduzir… num aumento de vendas!

Bom, e agora que sabe como se faz buzz marketing, precisa de conhecer as 4 etapas fundamentais para criar um buzz marketing capaz de pôr os seus produtos ou serviços na boca do povo. Venha daí!

1. Elaborar um plano de ação

Para começar a fazer buzz marketing, tem de elaborar um plano de ação com a calendarização das estratégias que vai implementar, objetivos da campanha (ou dos conteúdos) e público-alvo que deseja atingir.

2. Criar grupos

Agora que tem o plano de ação definido, precisa de criar um ou mais grupos para iniciar a conversa, de preferência grupos onde esteja o público-alvo do buzz marketing. Pode criá-los em redes sociais, fóruns na Internet, feiras ou em qualquer outro lugar em que veja potencial para se iniciar a discussão sobre a sua empresa.

Se optar por social media para encetar a sua estratégia de buzz marketing, leia também o nosso artigo sobre as 7 etapas para uma boa gestão de redes sociais.

3. Estabelecer parcerias

A seguir, deve encontrar as melhores parcerias para o buzz marketing, por exemplo influenciadores digitais que tenham um perfil ajustado à missão da sua empresa (e muitos seguidores!) e que possam aumentar a visibilidade da sua marca junto dos seus próprios seguidores.

4. Chamar a atenção

Por fim… Está tudo a postos para começar a chamar a atenção dos consumidores ou precisa de umas dicas? O publicitário Mark Hughes pode ajudar! E pode ajudar porque aponta 6 tipos de temas que funcionam lindamente para chamar a atenção das pessoas e encetar e promover discussões acerca de um assunto. Temas que também são chamados de botões do buzz marketing:

Botões do buzz marketing – Tabu

Escolher um tema tabu é abordar assuntos polémicos e controversos sobre os quais ninguém ousa – ou ousava – falar.

Botões do buzz marketing – Incomum

Se preferir o tema incomum, deve preparar um assunto diferente, que fuja dos padrões das conversas habituais dos consumidores.

Botões do buzz marketing – Extraordinário

O tema extraordinário diz respeito a assuntos diferentes, mas a dar para o incrível e excecional.

Botões do buzz marketing – Chocante

Se pretende deixar os seus consumidores de boca aberta, literalmente, é usar temas chocantes capazes de surpreender e gerar discussões.

Botões do buzz marketing – Hilariante

Temas hilariantes são baseados em assuntos estranhos e engraçados, que fazem rir.

Botões do buzz marketing – Segredo

O segredo pode ser usado quando quer difundir assuntos que têm algum secretismo, levantando a ponta do véu com dicas sobre determinado tema, aguçando a curiosidade das pessoas.

Para que a sua estratégia de buzz marketing seja efetivamente capaz de colocar as pessoas a conversarem sobre os seus produtos e serviços, promovendo-os e divulgando-os, convém preparar um bom conteúdo e divulgá-lo em canais apropriados para gerar interação e aumentar as vendas. Preparado?

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Procura

ARTIGOS POPULARES

10 Etapas para criar um e-commerce e vender na maior loja do mundo!

Ter um computador com acesso à internet é fundamental, mas não basta para começar a vender na maior loja do mundo. Conheça as 10 etapas para criar um e-commerce, aqui!

Como abrir uma loja virtual em Portugal

Da legislação ao software de faturação, passando por uma série de especificações técnicas! Tudo o que precisa de saber para abrir uma loja virtual em Portugal!

12 Passos Para Abrir Uma Loja Online

Hoje em dia, esteja onde estiver e seja a que horas for, desde que tenha acesso à Internet, pode entrar numa loja online, colocar um produto no carrinho de compras, pagar e aguardar a entrega na comodidade do lar. Assim, motivos não lhe faltam para desejar abrir uma loja virtual.

Como Vender No Ebay Passo A Passo

Saiba como vender no ebay passo a passo Vender no eBay, na empresa de comércio eletrónico mais conhecida no mundo, é semelhante a vender

25 Ideias Para Criar Uma Pequena Empresa

Investimento reduzido + espírito empreendedor = negócio rentável Se tem interesse em abrir um negócio lucrativo mas pouco dinheiro para investir, não esmoreça.

Como Abrir Uma Loja Na Internet

Saiba como abrir uma loja na Internet. Vantagens e benefícios de uma loja na Internet. Além de ser uma solução fácil de implementar e gerir, uma loja online apresenta inúmeras vantagens

Como dominar um teste psicotécnico antes que ele o domine a si

Os testes psicotécnicos são uma ferramenta de seleção utilizada em todo o mundo em processos de recrutamento de candidatos para um trabalho, geralmente antes de ser realizada uma entrevista.

A Importância Da Comunicação

Tanto em família como em negócio, não dar importância à comunicação significa perder oportunidades de construção de um bom relacionamento.

Como Abrir Uma Empresa Online?

Para que seja mais fácil abrir uma empresa online e gerar um desenvolvimento económico, o Portal da Empresa desenvolveu ferramentas que permitem criar, de forma simples e segura, empresas online.

Como Criar Uma Empresa Da Forma Tradicional Passo A Passo

O método Tradicional de criação de uma empresa é o mais demoroso, pressupõe várias deslocações e uma atenção acrescida. Contudo, tem a vantagem do contacto pessoal e da facilidade de esclarecimento de dúvidas.

Conteúdo

Buzz marketing: o que é e como fazer?

Usamos cookies para que o site funcione corretamente, personalizar conteúdo e anúncios e para analisar o nosso tráfego.
Consulte a nossa política de privacidade.