Buzz marketing: o que é e saiba como fazer?
Se já não sabe o que fazer para se destacar da concorrência e aumentar a notoriedade no mercado em que atua, aceite a nossa sugestão: buzz marketing! Sim, o nome é engraçado e acredite que se bem desenhado, o resultado desta estratégia também faz rir… de felicidade!
O buzz marketing que, genericamente, é uma técnica para gerar conversa, é fundamental para chegar ao seu público-alvo com tudo em cima… e melhorar o negócio!
Apesar de usada desde tempos remotos sob várias formas e nomes, esta técnica para difundir uma mensagem através do diálogo, chegou ao marketing tradicional e digital para ajudar as empresas a desencadear um burburinho sobre os seus produtos ou serviços, acabando por alavancar as vendas.
Buzz marketing: o que é?
Buzz marketing é uma estratégia de marketing que tem por objetivo a notoriedade e reconhecimento de uma marca. Para o alcançar faz com que um produto ou serviço seja falado pelos consumidores, daí o nome “buzz” que em português significa zumbido, burburinho, rumor.
É claro que a venda é importante, mas para o buzz marketing fundamental é mesmo estimular conversas em torno de um produto, serviço ou marca, partilhando experiências e reforçando o nome de uma empresa.
O buzz marketing pode ser feito de várias formas, nomeadamente através de campanhas publicitárias, redes sociais, fóruns, eventos e demais atividades que possam promover um produto ou serviço dando informação, ou seja, motivando as pessoas começarem a falar, mas também gerando emoção nos consumidores.
Se bem feito, o buzz marketing gera barulho no mercado para “obrigar” os consumidores a prestarem atenção, depois cria interações ou relacionamentos com o público-alvo e por fim, fideliza clientes tornando-os em embaixadores das marcas: clientes que aconselham esses produtos/serviços a familiares, amigos, colegas e até desconhecidos!
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Buzz marketing versus marketing viral
Neste ponto da leitura deve estar a interrogar-se se buzz marketing não é o mesmo que marketing viral. Deixe-nos responder! Não, não é. O primeiro está focado no diálogo, funciona no boca-a-boca, enquanto o segundo está focado na criação de um conteúdo irresistível que leva os consumidores a partilhá-lo. Logo, o marketing viral pretende que os consumidores passem uma mensagem, sim, mas não tem por objetivo pôr as pessoas a falar de determinado produto, serviço ou marca.
Buzz marketing: como fazer?
Não é fácil fazer com que um produto ou serviço se transforme no tema do momento, e é por isso que para fazer buzz marketing precisa, em primeiro lugar, de identificar o principal público que quer atingir e que se encarregará do assunto: o público constituído pelos chamados heavy users, aquelas pessoas que estão bem informadas sobre as novidades, que compram serviços e produtos inovadores (de marcas afamadas e empresas desconhecidas) e que adoram conversar entre si sobre eles. Assim, começar a fazer buzz marketing é começar a conquistar estas pessoas de modo a que encetem uma discussão sobre a sua empresa com os restantes públicos, aumentando-lhe a notoriedade. E ao aumentar a notoriedade, aumenta o reconhecimento e isso só se pode traduzir… num aumento de vendas!
Bom, e agora que sabe como se faz buzz marketing, precisa de conhecer as 4 etapas fundamentais para criar um buzz marketing capaz de pôr os seus produtos ou serviços na boca do povo. Venha daí!
1. Elaborar um plano de ação
Para começar a fazer buzz marketing, tem de elaborar um plano de ação com a calendarização das estratégias que vai implementar, objetivos da campanha (ou dos conteúdos) e público-alvo que deseja atingir.
2. Criar grupos
Agora que tem o plano de ação definido, precisa de criar um ou mais grupos para iniciar a conversa, de preferência grupos onde esteja o público-alvo do buzz marketing. Pode criá-los em redes sociais, fóruns na Internet, feiras ou em qualquer outro lugar em que veja potencial para se iniciar a discussão sobre a sua empresa.
Se optar por social media para encetar a sua estratégia de buzz marketing, leia também o nosso artigo sobre as 7 etapas para uma boa gestão de redes sociais.
3. Estabelecer parcerias
A seguir, deve encontrar as melhores parcerias para o buzz marketing, por exemplo influenciadores digitais que tenham um perfil ajustado à missão da sua empresa (e muitos seguidores!) e que possam aumentar a visibilidade da sua marca junto dos seus próprios seguidores.
4. Chamar a atenção
Por fim… Está tudo a postos para começar a chamar a atenção dos consumidores ou precisa de umas dicas? O publicitário Mark Hughes pode ajudar! E pode ajudar porque aponta 6 tipos de temas que funcionam lindamente para chamar a atenção das pessoas e encetar e promover discussões acerca de um assunto. Temas que também são chamados de botões do buzz marketing:
Botões do buzz marketing – Tabu
Escolher um tema tabu é abordar assuntos polémicos e controversos sobre os quais ninguém ousa – ou ousava – falar.
Botões do buzz marketing – Incomum
Se preferir o tema incomum, deve preparar um assunto diferente, que fuja dos padrões das conversas habituais dos consumidores.
Botões do buzz marketing – Extraordinário
O tema extraordinário diz respeito a assuntos diferentes, mas a dar para o incrível e excecional.
Botões do buzz marketing – Chocante
Se pretende deixar os seus consumidores de boca aberta, literalmente, é usar temas chocantes capazes de surpreender e gerar discussões.
Botões do buzz marketing – Hilariante
Temas hilariantes são baseados em assuntos estranhos e engraçados, que fazem rir.
Botões do buzz marketing – Segredo
O segredo pode ser usado quando quer difundir assuntos que têm algum secretismo, levantando a ponta do véu com dicas sobre determinado tema, aguçando a curiosidade das pessoas.
Para que a sua estratégia de buzz marketing seja efetivamente capaz de colocar as pessoas a conversarem sobre os seus produtos e serviços, promovendo-os e divulgando-os, convém preparar um bom conteúdo e divulgá-lo em canais apropriados para gerar interação e aumentar as vendas. Preparado?