Bem-vindo ao pme.pt

Apoio Digital para o Crescimento da Sua Empresa: Transforme a Sua Presença Online de Forma Fácil e Acessível

Big Data – A Domo Que Vale Mais De US$ 2 Bilhões – pme.pt

Antes da chegada da internet, a maioria dos dados eram aqueles que eram gerados e acumulados pelos sistemas de computados das empresas. Agora, cada vez que criamos um perfil em uma nova rede social, que subimos um novo site para um servidor ou que interagimos com pessoas e marcas na internet, nós geramos um conjunto de dados e informações que ficam disponíveis na rede. E ao conjunto dessas informações damos o nome de Big Data.

Mas Big Data não são só dados gerados na internet. A indústria aeronáutica, por exemplo, gera 2,5 bilhões de terabytes por ano, somente com os sensores instalados nas aeronaves. As placas dos computadores, smartphones e tablets também geram dados que são enviados pelos sistemas operacionais para os fabricantes, a fim de recolher informações que possam melhorar o desempenho do hardware.

Por anos discutiu-se sobre como aproveitar todos esses dados disponíveis na internet e como ganhar dinheiro com eles. Em países mais avançados, o uso dos dados de redes sociais vem ajudando a identificar possíveis criminosos e a solucionar crimes de forma mais rápida. Existe ainda os que buscam no Big Data a chance de montar um negócio de sucesso.

big data

Em 2011, no estado de Utah nos Estados Unidos, Josh James fundou uma empresa com um poderoso software de coleta e mineração de dados da internet: Domo. A Domo permaneceu por 4 anos no anonimato, sem veicular qualquer peça publicitária, tampouco contar com o auxilio de uma equipe de marketing. Seus clientes eram instruídos a não revelar sobre a existência da Domo, tudo isso para evitar potenciais concorrentes.

Apesar da estratégia arriscada, no início de 2015 a Domo já possuía em seu portfólio cerca de 1000 clientes, dentre eles a gigante DHL, e-Bay, National Geographic, Sage, Ogio, Share This e outros grandes nomes. Com uma receita mensal de mais de U$100 milhões, ela recebeu em uma rodada de investimentos de U$450 milhões da BlackRock, fazendo com que a Domo saísse do anonimato e fosse parar no Unicorn Club (Um clube de empresas de tecnologia que valem mais de US$1 bilhão). Hoje a Domo tem valor de mercado estimado em U$2 bilhões.

big data

Josh James destaca a Domo como “cinco startups em uma”: ela conecta fontes de dados, as limpa e prepara os dados para análise, visualiza-os e realiza a análise. “Nunca existiu uma plataforma tão sofisticada quanto a nossa”, disse James. Por meio do software da Domo é possível verificar quantos likes foram alcançados em um determinado post, filtrando por cidade, faixa etárias específica e diversos outros filtros.

O CEO afirma que a meta da Domo é multiplicar, em um curto prazo, sua taxa de execução em cinco vezes. E agora que é possível revelar os novos produtos nos quais a empresa vem trabalhando, a taxa de crescimento tende a ser ainda mais rápida.

A estratégia de não revelar ao público foi essencial para que a empresa crescesse sem grandes concorrentes por perto, até obter maior maturidade. No entanto, nos quatro anos de existência, o software responsável por coletar e minerar os dados para os clientes foi constantemente melhorado e hoje, com uma fatia considerável no mercado de Big Data, a Domo deverá se tornar uma das maiores empresas neste segmento no mundo.

Newsletter

Fique por Dentro das Novidades, Subscreva a Nossa Newsletter! E o melhor de tudo? É gratuito! Basta inserir seu e-mail no campo abaixo e clicar em "Subscrever". É rápido, fácil e seguro.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

MAIS ARTIGOS

Como Criar um Plano de Negócios

Um plano de negócios bem estruturado é fundamental para o sucesso de qualquer empresa. Ele serve como um mapa abrangente, orientando os empreendedores e proprietários de empresas em todas as etapas do processo.

Segredos do Search Engine Marketing

Neste artigo vamos explorar os fundamentos do Search Engine Marketing (SEM), as suas vertentes, tendências emergentes e a importância dos motores de busca no processo de tomada de decisão do consumidor.

A Evolução e Importância do SEO

A presença online sólida é fundamental para o sucesso de qualquer negócio, com bilhões de pesquisas realizadas diariamente nos motores de busca como o Google, otimizar a visibilidade e os rankings dos nossos websites tornou-se uma prioridade estratégica e de sobrevivência.

Como Criar um Website Profissional para a Sua Empresa

O mundo ligado à Internet exige que as empresas tenham uma presença online forte. Um website profissional é a pedra angular para estabelecer a sua identidade de marca, comunicar com os clientes e vender produtos e / ou serviços online.

Cibersegurança: 10 Medidas Recomendadas para PMEs

Como podem as pequenas e médias empresas garantir que os funcionários estão devidamente formados nos fundamentos da cibersegurança?

Ransomware: A Ameaça Ciberlucrativa

O que é o Ransomware? É um tipo malware insidioso que encripta os dados das vítimas, tornando-os inacessíveis até que um resgate seja pago.

Gestão e Resolução de Conflitos nas Pequenas e Médias Empresas

Os conflitos são inevitáveis em qualquer ambiente de trabalho, especialmente nas pequenas e médias empresas (PMEs), onde as interações pessoais são mais próximas e intensas.

Conduzir Reuniões de Sucesso

Neste artigo vamos tentar resumir as melhores práticas para conduzir reuniões produtivas e envolventes, desde o planeamento até ao follow-up.

Conteúdo
Big Data – A Domo Que Vale Mais De US$ 2 Bilhões – pme.pt
pme.pt Portal PME

Usamos cookies para que o site funcione corretamente, personalizar conteúdo e anúncios e para analisar o nosso tráfego.
Consulte a nossa política de privacidade.