Antes da chegada da internet, a maioria dos dados eram aqueles que eram gerados e acumulados pelos sistemas de computados das empresas. Agora, cada vez que criamos um perfil em uma nova rede social, que subimos um novo site para um servidor ou que interagimos com pessoas e marcas na internet, nós geramos um conjunto de dados e informações que ficam disponíveis na rede. E ao conjunto dessas informações damos o nome de Big Data.
Mas Big Data não são só dados gerados na internet. A indústria aeronáutica, por exemplo, gera 2,5 bilhões de terabytes por ano, somente com os sensores instalados nas aeronaves. As placas dos computadores, smartphones e tablets também geram dados que são enviados pelos sistemas operacionais para os fabricantes, a fim de recolher informações que possam melhorar o desempenho do hardware.
Por anos discutiu-se sobre como aproveitar todos esses dados disponíveis na internet e como ganhar dinheiro com eles. Em países mais avançados, o uso dos dados de redes sociais vem ajudando a identificar possíveis criminosos e a solucionar crimes de forma mais rápida. Existe ainda os que buscam no Big Data a chance de montar um negócio de sucesso.
Em 2011, no estado de Utah nos Estados Unidos, Josh James fundou uma empresa com um poderoso software de coleta e mineração de dados da internet: Domo. A Domo permaneceu por 4 anos no anonimato, sem veicular qualquer peça publicitária, tampouco contar com o auxilio de uma equipe de marketing. Seus clientes eram instruídos a não revelar sobre a existência da Domo, tudo isso para evitar potenciais concorrentes.
Apesar da estratégia arriscada, no início de 2015 a Domo já possuía em seu portfólio cerca de 1000 clientes, dentre eles a gigante DHL, e-Bay, National Geographic, Sage, Ogio, Share This e outros grandes nomes. Com uma receita mensal de mais de U$100 milhões, ela recebeu em uma rodada de investimentos de U$450 milhões da BlackRock, fazendo com que a Domo saísse do anonimato e fosse parar no Unicorn Club (Um clube de empresas de tecnologia que valem mais de US$1 bilhão). Hoje a Domo tem valor de mercado estimado em U$2 bilhões.
Josh James destaca a Domo como “cinco startups em uma”: ela conecta fontes de dados, as limpa e prepara os dados para análise, visualiza-os e realiza a análise. “Nunca existiu uma plataforma tão sofisticada quanto a nossa”, disse James. Por meio do software da Domo é possível verificar quantos likes foram alcançados em um determinado post, filtrando por cidade, faixa etárias específica e diversos outros filtros.
O CEO afirma que a meta da Domo é multiplicar, em um curto prazo, sua taxa de execução em cinco vezes. E agora que é possível revelar os novos produtos nos quais a empresa vem trabalhando, a taxa de crescimento tende a ser ainda mais rápida.
A estratégia de não revelar ao público foi essencial para que a empresa crescesse sem grandes concorrentes por perto, até obter maior maturidade. No entanto, nos quatro anos de existência, o software responsável por coletar e minerar os dados para os clientes foi constantemente melhorado e hoje, com uma fatia considerável no mercado de Big Data, a Domo deverá se tornar uma das maiores empresas neste segmento no mundo.