Em maio de 2003, quatro programadores, distribuídos em quatro cidades do mundo, resolveram dar continuidade ao findado projeto b2/cafelog e, assim, nasceu o WordPress.
Disponível em 120 idiomas e com mais de 26 mil plugins mantidos pela comunidade de desenvolvedores, o WordPress é a plataforma de gerenciamento de conteúdo mais famosa em todo o mundo. Atualmente cerca de 100 mil sites são criados diariamente por meio da plataforma do WordPress, a qual já conta com mais de 3,5 bilhões de páginas criadas. Além disso, o WordPress é responsável por manter 52% dos sites visíveis* na internet, o que representa cerca de 65 milhões de sites, blogs e portais.
A empresa responsável pela criação e manutenção do maior gerenciador de conteúdo do mundo é a Automattic. Com uma linda sede na cidade de São Francisco, Califórnia, a Automattic está na lista de empresas dos sonhos para qualquer programador. Quando um funcionário é contratado ele recebe, um Mac novo e uma bonificação de US$2000 disponibilizados para decorar, melhorar e fazer aquele upgrade em seu home office.
A empresa de Matt Mullenweg, fundador e CEO da Automattic, possui o terceiro maior tráfego na internet, ficando atrás apenas do Google e Facebook. E mesmo com todos estes impressionantes números, a Automattic possui apenas 220 funcionários, dos quais 5 trabalham na sede da empresa. Além da maioria trabalhar em rotina de home office, estão divididos por 141 cidades em 28 países, o que reflete a forma como a empresa surgiu: sem fronteiras.
A Automattic trabalha tão fora da caixa que o ex-funcionário da Microsoft, Scott Berkum, documentou em seu livro “The Year Without Pants” como funciona a empresa de 1 bilhão de dólares que possui apenas 220 funcionários.
Além disso, ainda existem as ‘Hack Weeks‘, nas quais qualquer equipe pode marcar encontros, a qualquer hora e em qualquer lugar do mundo, em cidades como Tóquio, Atenas, Amsterdã, Sidney e São Francisco. Uma dessas viagens (a de Atenas), foi descrita no livro de Berkun: “Quem pega um avião para encontrar com colegas de trabalho em Atenas? Isso nunca fez sentido pra mim. Mas o efeito disso estava claro: estávamos todos energizados, inspirados e prontos para fazer valer a viagem”.
Embora Matt Mullenweg não conheça pessoalmente nem 80% das pessoas que trabalham para ele, ele mesmo se encarrega de contratar seus funcionários, utilizando plataformas como o Skype, que permite acesso em qualquer lugar do mundo. Os colaboradores raramente utilizam e-mails para a comunicação entre a equipe, tudo é feito pela própria plataforma do WordPress. A flexibilidade é, inclusive, uma das principais forças do WordPress. A prática de Open Source faz a empresa possuir seguidores inflamados em todas as áreas, desde programadores, designers, publishers até escritores, todos buscando a facilidade e tecnologia criada pela Automattic.
A Automattic é também responsável pelo desenvolvimento dos plugins mais usados no WordPress, como o Askimet, Pooldaddy, Jetpack, Vaultpress e muitos outros.
Apesar da Automattic ser uma empresa que preza a liberdade de criação, sua cultura de meritocracia é pautada em metas, bônus e incentivos de viagens. “Se você dá às pessoas autonomia para executar algo significativo, e influenciar o ambiente para se mover rapidamente, coisas incríveis podem acontecer”, afirma Matt.
(*) Por sites visíveis, é considerado os sites que não estão na Deep Web.