Automattic – A Empresa Por Trás Do WordPress

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Em maio de 2003, quatro programadores, distribuídos em quatro cidades do mundo, resolveram dar continuidade ao findado projeto b2/cafelog e, assim, nasceu o WordPress.

Disponível em 120 idiomas e com mais de 26 mil plugins mantidos pela comunidade de desenvolvedores, o WordPress é a plataforma de gerenciamento de conteúdo mais famosa em todo o mundo. Atualmente cerca de 100 mil sites são criados diariamente por meio da plataforma do WordPress, a qual já conta com mais de 3,5 bilhões de páginas criadas. Além disso, o WordPress é responsável por manter 52% dos sites visíveis* na internet, o que representa cerca de 65 milhões de sites, blogs e portais.

A empresa responsável pela criação e manutenção do maior gerenciador de conteúdo do mundo é a Automattic. Com uma linda sede na cidade de São Francisco, Califórnia, a Automattic está na lista de empresas dos sonhos para qualquer programador. Quando um funcionário é contratado ele recebe, um Mac novo e uma bonificação de US$2000 disponibilizados para decorar, melhorar e fazer aquele upgrade em seu home office.

A empresa de Matt Mullenweg, fundador e CEO da Automattic, possui o terceiro maior tráfego na internet, ficando atrás apenas do Google e Facebook. E mesmo com todos estes impressionantes números, a Automattic possui apenas 220 funcionários, dos quais 5 trabalham na sede da empresa. Além da maioria trabalhar em rotina de home office, estão divididos por 141 cidades em 28 países, o que reflete a forma como a empresa surgiu: sem fronteiras.

automattic 1

 A Automattic trabalha tão fora da caixa que o ex-funcionário da Microsoft, Scott Berkum, documentou em seu livro “The Year Without Pants” como funciona a empresa de 1 bilhão de dólares que possui apenas 220 funcionários.

Além disso, ainda existem as ‘Hack Weeks‘, nas quais qualquer equipe pode marcar encontros, a qualquer hora e em qualquer lugar do mundo, em cidades como Tóquio, Atenas, Amsterdã, Sidney e São Francisco. Uma dessas viagens (a de Atenas), foi descrita no livro de Berkun: “Quem pega um avião para encontrar com colegas de trabalho em Atenas? Isso nunca fez sentido pra mim. Mas o efeito disso estava claro: estávamos todos energizados, inspirados e prontos para fazer valer a viagem”.

automattic 2

Embora Matt Mullenweg não conheça pessoalmente nem 80% das pessoas que trabalham para ele, ele mesmo se encarrega de contratar seus funcionários, utilizando plataformas como o Skype, que permite acesso em qualquer lugar do mundo. Os colaboradores raramente utilizam e-mails para a comunicação entre a equipe, tudo é feito pela própria plataforma do WordPress. A flexibilidade é, inclusive, uma das principais forças do WordPress. A prática de Open Source faz a empresa possuir seguidores inflamados em todas as áreas, desde programadores, designers, publishers até escritores, todos buscando a facilidade e tecnologia criada pela Automattic.

A Automattic é também responsável pelo desenvolvimento dos plugins mais usados no WordPress, como o Askimet, Pooldaddy, Jetpack, Vaultpress e muitos outros.

Apesar da Automattic ser uma empresa que preza a liberdade de criação, sua cultura de meritocracia é pautada em metas, bônus e incentivos de viagens. “Se você dá às pessoas autonomia para executar algo significativo, e influenciar o ambiente para se mover rapidamente, coisas incríveis podem acontecer”, afirma Matt.

(*) Por sites visíveis, é considerado os sites que não estão na Deep Web.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Procura

ARTIGOS POPULARES

10 Etapas para criar um e-commerce e vender na maior loja do mundo!

Ter um computador com acesso à internet é fundamental, mas não basta para começar a vender na maior loja do mundo. Conheça as 10 etapas para criar um e-commerce, aqui!

Como abrir uma loja virtual em Portugal

Da legislação ao software de faturação, passando por uma série de especificações técnicas! Tudo o que precisa de saber para abrir uma loja virtual em Portugal!

12 Passos Para Abrir Uma Loja Online

Hoje em dia, esteja onde estiver e seja a que horas for, desde que tenha acesso à Internet, pode entrar numa loja online, colocar um produto no carrinho de compras, pagar e aguardar a entrega na comodidade do lar. Assim, motivos não lhe faltam para desejar abrir uma loja virtual.

Como Vender No Ebay Passo A Passo

Saiba como vender no ebay passo a passo Vender no eBay, na empresa de comércio eletrónico mais conhecida no mundo, é semelhante a vender

25 Ideias Para Criar Uma Pequena Empresa

Investimento reduzido + espírito empreendedor = negócio rentável Se tem interesse em abrir um negócio lucrativo mas pouco dinheiro para investir, não esmoreça.

Como Abrir Uma Loja Na Internet

Saiba como abrir uma loja na Internet. Vantagens e benefícios de uma loja na Internet. Além de ser uma solução fácil de implementar e gerir, uma loja online apresenta inúmeras vantagens

Como dominar um teste psicotécnico antes que ele o domine a si

Os testes psicotécnicos são uma ferramenta de seleção utilizada em todo o mundo em processos de recrutamento de candidatos para um trabalho, geralmente antes de ser realizada uma entrevista.

A Importância Da Comunicação

Tanto em família como em negócio, não dar importância à comunicação significa perder oportunidades de construção de um bom relacionamento.

Como Abrir Uma Empresa Online?

Para que seja mais fácil abrir uma empresa online e gerar um desenvolvimento económico, o Portal da Empresa desenvolveu ferramentas que permitem criar, de forma simples e segura, empresas online.

Como Criar Uma Empresa Da Forma Tradicional Passo A Passo

O método Tradicional de criação de uma empresa é o mais demoroso, pressupõe várias deslocações e uma atenção acrescida. Contudo, tem a vantagem do contacto pessoal e da facilidade de esclarecimento de dúvidas.

Conteúdo

Automattic – A Empresa Por Trás Do WordPress

Usamos cookies para que o site funcione corretamente, personalizar conteúdo e anúncios e para analisar o nosso tráfego.
Consulte a nossa política de privacidade.