A melhor parte de conhecer as histórias por trás de empresas de sucesso é a oportunidade de aprender com elas e inspirar-se para fazer melhor. E as startups contribuem sempre com ótimos casos, tanto de sucesso quanto de fracasso, mas com lições extremamente relevantes para o mundo dos negócios.
Neste artigo irei mostrar 5 histórias de startups de sucesso, cujas lições serão de grande valia para você e sua empresa:
1ª – Instagram
O Instagram é um aplicativo de compartilhamento de fotos com recursos de filtros e edições básicas na imagem. Na época de lançamento, o Instagram estava disponível somente para usuários de iOS. Isso fez com que os usuários de Android pedissem constantemente pelo lançamento do aplicativo para sua plataforma móvel. A febre com as funcionalidades e a temporária ‘exclusividade’ do aplicativo fez crescer uma comunidade de fãs em ambas as plataformas. Quando o Instagram finalmente chegou ao Android, já possuía uma comunidade de mais de 75 milhões de usuários fiéis. E tudo isso sem gastar um dólar em marketing, seu sucesso e inserção deve-se exclusivamente à comunidade de fãs.
Lição: se você construir uma comunidade e alimentá-la, os próprios usuários farão a propaganda de seu produto por você.
2ª – 2tor
Grandes nomes do mercado de educação em 2008 uniram-se para criar a 2tor. Um projeto ambicioso, cujo objetivo é levar educação online e de qualidade para todo mundo. As melhores universidades dos EUA compraram a ideia, dentre elas a Georgetown, UNC, USC e a Universidade de Washington. Isso validou o projeto que rapidamente recebeu apoio de outras instituições. Seus cursos de graduação online são os mesmos oferecidos presencialmente em cada universidade. Desta forma, o aluno que optar pelo curso online terá a garantia da mesma qualidade e grade curricular de quem faz o curso presencialmente.
Lição: mesmo em setores conservadores e consolidados na indústria há espaço para inovação e reformulação do mercado. Basta ter criatividade e perseverança.
3ª – Docstoc
Criada pelos sócios Jason Nazar e Alon Schwartz, a Docstoc começou resolvendo um problema no mercado: a falta de modelos de contratos de trabalho, contratos de aluguéis e outros documentos profissionais. Tudo online e disponível para download por pequenas quantias. O site fez um sucesso enorme na época e, pouco tempo depois, seus sócios decidiram abrir espaço para que os usuários submetessem seus próprios modelos e disponibilizassem para venda, com uma porcentagem sobre as vendas para a Docstoc. Adiante o modelo de receitas mudou novamente e novos sócios entraram para a Docstoc e começaram a produzir conteúdo original para assinantes e novos modelos de documentos para quase todos os setores da indústria.
Lição: o modelo de receitas não é imutável. Faz bem para empresa crescer e adaptar-se ao mercado. Não tenha medo de tentar novos modelos, desde que tenha demanda.
4ª – Pinterest
O Pinterest é uma rede social que não para de ganhar novos adeptos. Ela permite que os usuários compartilhem um mural de imagens, de forma simples e rápida. A comunidade de usuários está sempre crescendo e o compartilhamento de coleções entre artistas e designers são uma febre no Pinterest.
Lição: com uma rede simples e fácil de usar, é possível atrair usuários de forma rápida e eficiente. A simplicidade não é um defeito se você souber suprir a necessidade de seu usuário.
5ª – Sambatech
Criada pelo brasileiro Gustavo Caetano, a Sambatech é hoje a maior empresa de hospedagem de vídeos corporativos do mundo, utilizada pela maioria dos grandes canais de TV no mundo para hospedagem e reprodução de seus vídeos. A empresa começou oferecendo o serviço de streaming de vídeos para empresas que não queriam utilizar o YouTube, uma vez que queriam controlar os vídeos e suas publicidades, sem depender do Google para isso. E, apesar de concorrer com a maior empresa de vídeos do mundo, a Sambatech foi extremamente bem sucedida, pois ofereceu um serviço de qualidade e exclusivo, para um cliente carente de uma tecnologia que o ajudasse a estar presente na internet com mais controle sobre seu conteúdo.
Lição: com uma ideia inovadora e que atenda a necessidade de seu público, não é preciso temer grandes empresas, detentoras de um mercado monopolizado.
Neste artigo, Pequenos, Mas Poderosos!, que publicamos semana passada, é possível conhecer exemplos de outras empresas que, mesmo em um mercado completamente hostil, conseguiram se sobressair e hoje fazem um enorme sucesso.