5 Lições De 5 Startups De Sucesso

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

A melhor parte de conhecer as histórias por trás de empresas de sucesso é a oportunidade de aprender com elas e inspirar-se para fazer melhor. E as startups contribuem sempre com ótimos casos, tanto de sucesso quanto de fracasso, mas com lições extremamente relevantes para o mundo dos negócios.

Neste artigo irei mostrar 5 histórias de startups de sucesso, cujas lições serão de grande valia para você e sua empresa:

5licoes1

1ª – Instagram: O Instagram é um aplicativo de compartilhamento de fotos com recursos de filtros e edições básicas na imagem. Na época de lançamento, o Instagram estava disponível somente para usuários de iOS. Isso fez com que os usuários de Android pedissem constantemente pelo lançamento do aplicativo para sua plataforma móvel. A febre com as funcionalidades e a temporária ‘exclusividade’ do aplicativo fez crescer uma comunidade de fãs em ambas as plataformas. Quando o Instagram finalmente chegou ao Android, já possuía uma comunidade de mais de 75 milhões de usuários fiéis. E tudo isso sem gastar um dólar em marketing, seu sucesso e inserção deve-se exclusivamente à comunidade de fãs.

Lição: se você construir uma comunidade e alimentá-la, os próprios usuários farão a propaganda de seu produto por você.

2ª – 2tor: Grandes nomes do mercado de educação em 2008 uniram-se para criar a 2tor. Um projeto ambicioso, cujo objetivo é levar educação online e de qualidade para todo mundo. As melhores universidades dos EUA compraram a ideia, dentre elas a Georgetown, UNC, USC e a Universidade de Washington. Isso validou o projeto que rapidamente recebeu apoio de outras instituições. Seus cursos de graduação online são os mesmos oferecidos presencialmente em cada universidade. Desta forma, o aluno que optar pelo curso online terá a garantia da mesma qualidade e grade curricular de quem faz o curso presencialmente.

Lição: mesmo em setores conservadores e consolidados na indústria há espaço para inovação e reformulação do mercado. Basta ter criatividade e perseverança.

3ª – Docstoc: Criada pelos sócios Jason Nazar e Alon Schwartz, a Docstoc começou resolvendo um problema no mercado: a falta de modelos de contratos de trabalho, contratos de aluguéis e outros documentos profissionais. Tudo online e disponível para download por pequenas quantias. O site fez um sucesso enorme na época e, pouco tempo depois, seus sócios decidiram abrir espaço para que os usuários submetessem seus próprios modelos e disponibilizassem para venda, com uma porcentagem sobre as vendas para a Docstoc. Adiante o modelo de receitas mudou novamente e novos sócios entraram para a Docstoc e começaram a produzir conteúdo original para assinantes e novos modelos de documentos para quase todos os setores da indústria.

Lição: o modelo de receitas não é imutável. Faz bem para empresa crescer e adaptar-se ao mercado. Não tenha medo de tentar novos modelos, desde que tenha demanda.

4ª – Pinterest: O Pinterest é uma rede social que não para de ganhar novos adeptos. Ela permite que os usuários compartilhem um mural de imagens, de forma simples e rápida. A comunidade de usuários está sempre crescendo e o compartilhamento de coleções entre artistas e designers são uma febre no Pinterest.

Lição: com uma rede simples e fácil de usar, é possível atrair usuários de forma rápida e eficiente. A simplicidade não é um defeito se você souber suprir a necessidade de seu usuário.

5licoes2

5ª – Sambatech: Criada pelo brasileiro Gustavo Caetano, a Sambatech é hoje a maior empresa de hospedagem de vídeos corporativos do mundo, utilizada pela maioria dos grandes canais de TV no mundo para hospedagem e reprodução de seus vídeos. A empresa começou oferecendo o serviço de streaming de vídeos para empresas que não queriam utilizar o YouTube, uma vez que queriam controlar os vídeos e suas publicidades, sem depender do Google para isso. E, apesar de concorrer com a maior empresa de vídeos do mundo, a Sambatech foi extremamente bem sucedida, pois ofereceu um serviço de qualidade e exclusivo, para um cliente carente de uma tecnologia que o ajudasse a estar presente na internet com mais controle sobre seu conteúdo.

Lição: com uma ideia inovadora e que atenda a necessidade de seu público, não é preciso temer grandes empresas, detentoras de um mercado monopolizado.

Neste artigo, Pequenos, Mas Poderosos!, que publicamos semana passada, é possível conhecer exemplos de outras empresas que, mesmo em um mercado completamente hostil, conseguiram se sobressair e hoje fazem um enorme sucesso.

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Procura

ARTIGOS POPULARES

10 Etapas para criar um e-commerce e vender na maior loja do mundo!

Ter um computador com acesso à internet é fundamental, mas não basta para começar a vender na maior loja do mundo. Conheça as 10 etapas para criar um e-commerce, aqui!

Como abrir uma loja virtual em Portugal

Da legislação ao software de faturação, passando por uma série de especificações técnicas! Tudo o que precisa de saber para abrir uma loja virtual em Portugal!

12 Passos Para Abrir Uma Loja Online

Hoje em dia, esteja onde estiver e seja a que horas for, desde que tenha acesso à Internet, pode entrar numa loja online, colocar um produto no carrinho de compras, pagar e aguardar a entrega na comodidade do lar. Assim, motivos não lhe faltam para desejar abrir uma loja virtual.

Como Vender No Ebay Passo A Passo

Saiba como vender no ebay passo a passo Vender no eBay, na empresa de comércio eletrónico mais conhecida no mundo, é semelhante a vender

25 Ideias Para Criar Uma Pequena Empresa

Investimento reduzido + espírito empreendedor = negócio rentável Se tem interesse em abrir um negócio lucrativo mas pouco dinheiro para investir, não esmoreça.

Como Abrir Uma Loja Na Internet

Saiba como abrir uma loja na Internet. Vantagens e benefícios de uma loja na Internet. Além de ser uma solução fácil de implementar e gerir, uma loja online apresenta inúmeras vantagens

Como dominar um teste psicotécnico antes que ele o domine a si

Os testes psicotécnicos são uma ferramenta de seleção utilizada em todo o mundo em processos de recrutamento de candidatos para um trabalho, geralmente antes de ser realizada uma entrevista.

A Importância Da Comunicação

Tanto em família como em negócio, não dar importância à comunicação significa perder oportunidades de construção de um bom relacionamento.

Como Abrir Uma Empresa Online?

Para que seja mais fácil abrir uma empresa online e gerar um desenvolvimento económico, o Portal da Empresa desenvolveu ferramentas que permitem criar, de forma simples e segura, empresas online.

Como Criar Uma Empresa Da Forma Tradicional Passo A Passo

O método Tradicional de criação de uma empresa é o mais demoroso, pressupõe várias deslocações e uma atenção acrescida. Contudo, tem a vantagem do contacto pessoal e da facilidade de esclarecimento de dúvidas.

Conteúdo

5 Lições De 5 Startups De Sucesso

Usamos cookies para que o site funcione corretamente, personalizar conteúdo e anúncios e para analisar o nosso tráfego.
Consulte a nossa política de privacidade.