Bem-vindo ao pme.pt

Apoio Digital para o Crescimento da Sua Empresa: Transforme a Sua Presença Online de Forma Fácil e Acessível

5 Lições De 5 Startups De Sucesso

A melhor parte de conhecer as histórias por trás de empresas de sucesso é a oportunidade de aprender com elas e inspirar-se para fazer melhor. E as startups contribuem sempre com ótimos casos, tanto de sucesso quanto de fracasso, mas com lições extremamente relevantes para o mundo dos negócios.

Neste artigo irei mostrar 5 histórias de startups de sucesso, cujas lições serão de grande valia para você e sua empresa:

1ª – Instagram

O Instagram é um aplicativo de compartilhamento de fotos com recursos de filtros e edições básicas na imagem. Na época de lançamento, o Instagram estava disponível somente para usuários de iOS. Isso fez com que os usuários de Android pedissem constantemente pelo lançamento do aplicativo para sua plataforma móvel. A febre com as funcionalidades e a temporária ‘exclusividade’ do aplicativo fez crescer uma comunidade de fãs em ambas as plataformas. Quando o Instagram finalmente chegou ao Android, já possuía uma comunidade de mais de 75 milhões de usuários fiéis. E tudo isso sem gastar um dólar em marketing, seu sucesso e inserção deve-se exclusivamente à comunidade de fãs.

Lição: se você construir uma comunidade e alimentá-la, os próprios usuários farão a propaganda de seu produto por você.

Instagram

2ª – 2tor

Grandes nomes do mercado de educação em 2008 uniram-se para criar a 2tor. Um projeto ambicioso, cujo objetivo é levar educação online e de qualidade para todo mundo. As melhores universidades dos EUA compraram a ideia, dentre elas a Georgetown, UNC, USC e a Universidade de Washington. Isso validou o projeto que rapidamente recebeu apoio de outras instituições. Seus cursos de graduação online são os mesmos oferecidos presencialmente em cada universidade. Desta forma, o aluno que optar pelo curso online terá a garantia da mesma qualidade e grade curricular de quem faz o curso presencialmente.

Lição: mesmo em setores conservadores e consolidados na indústria há espaço para inovação e reformulação do mercado. Basta ter criatividade e perseverança.

3ª – Docstoc

Criada pelos sócios Jason Nazar e Alon Schwartz, a Docstoc começou resolvendo um problema no mercado: a falta de modelos de contratos de trabalho, contratos de aluguéis e outros documentos profissionais. Tudo online e disponível para download por pequenas quantias. O site fez um sucesso enorme na época e, pouco tempo depois, seus sócios decidiram abrir espaço para que os usuários submetessem seus próprios modelos e disponibilizassem para venda, com uma porcentagem sobre as vendas para a Docstoc. Adiante o modelo de receitas mudou novamente e novos sócios entraram para a Docstoc e começaram a produzir conteúdo original para assinantes e novos modelos de documentos para quase todos os setores da indústria.

Lição: o modelo de receitas não é imutável. Faz bem para empresa crescer e adaptar-se ao mercado. Não tenha medo de tentar novos modelos, desde que tenha demanda.

4ª – Pinterest

O Pinterest é uma rede social que não para de ganhar novos adeptos. Ela permite que os usuários compartilhem um mural de imagens, de forma simples e rápida. A comunidade de usuários está sempre crescendo e o compartilhamento de coleções entre artistas e designers são uma febre no Pinterest.

Lição: com uma rede simples e fácil de usar, é possível atrair usuários de forma rápida e eficiente. A simplicidade não é um defeito se você souber suprir a necessidade de seu usuário.

Pinterest

5ª – Sambatech

Criada pelo brasileiro Gustavo Caetano, a Sambatech é hoje a maior empresa de hospedagem de vídeos corporativos do mundo, utilizada pela maioria dos grandes canais de TV no mundo para hospedagem e reprodução de seus vídeos. A empresa começou oferecendo o serviço de streaming de vídeos para empresas que não queriam utilizar o YouTube, uma vez que queriam controlar os vídeos e suas publicidades, sem depender do Google para isso. E, apesar de concorrer com a maior empresa de vídeos do mundo, a Sambatech foi extremamente bem sucedida, pois ofereceu um serviço de qualidade e exclusivo, para um cliente carente de uma tecnologia que o ajudasse a estar presente na internet com mais controle sobre seu conteúdo.

Lição: com uma ideia inovadora e que atenda a necessidade de seu público, não é preciso temer grandes empresas, detentoras de um mercado monopolizado.

Neste artigo, Pequenos, Mas Poderosos!, que publicamos semana passada, é possível conhecer exemplos de outras empresas que, mesmo em um mercado completamente hostil, conseguiram se sobressair e hoje fazem um enorme sucesso.

Newsletter

Fique por Dentro das Novidades, Subscreva a Nossa Newsletter! E o melhor de tudo? É gratuito! Basta inserir seu e-mail no campo abaixo e clicar em "Subscrever". É rápido, fácil e seguro.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

MAIS ARTIGOS

Como Criar um Plano de Negócios

Um plano de negócios bem estruturado é fundamental para o sucesso de qualquer empresa. Ele serve como um mapa abrangente, orientando os empreendedores e proprietários de empresas em todas as etapas do processo.

Segredos do Search Engine Marketing

Neste artigo vamos explorar os fundamentos do Search Engine Marketing (SEM), as suas vertentes, tendências emergentes e a importância dos motores de busca no processo de tomada de decisão do consumidor.

A Evolução e Importância do SEO

A presença online sólida é fundamental para o sucesso de qualquer negócio, com bilhões de pesquisas realizadas diariamente nos motores de busca como o Google, otimizar a visibilidade e os rankings dos nossos websites tornou-se uma prioridade estratégica e de sobrevivência.

Como Criar um Website Profissional para a Sua Empresa

O mundo ligado à Internet exige que as empresas tenham uma presença online forte. Um website profissional é a pedra angular para estabelecer a sua identidade de marca, comunicar com os clientes e vender produtos e / ou serviços online.

Cibersegurança: 10 Medidas Recomendadas para PMEs

Como podem as pequenas e médias empresas garantir que os funcionários estão devidamente formados nos fundamentos da cibersegurança?

Ransomware: A Ameaça Ciberlucrativa

O que é o Ransomware? É um tipo malware insidioso que encripta os dados das vítimas, tornando-os inacessíveis até que um resgate seja pago.

Gestão e Resolução de Conflitos nas Pequenas e Médias Empresas

Os conflitos são inevitáveis em qualquer ambiente de trabalho, especialmente nas pequenas e médias empresas (PMEs), onde as interações pessoais são mais próximas e intensas.

Conduzir Reuniões de Sucesso

Neste artigo vamos tentar resumir as melhores práticas para conduzir reuniões produtivas e envolventes, desde o planeamento até ao follow-up.

Conteúdo
5 Lições De 5 Startups De Sucesso
pme.pt Portal PME

Usamos cookies para que o site funcione corretamente, personalizar conteúdo e anúncios e para analisar o nosso tráfego.
Consulte a nossa política de privacidade.