Uma startup, como já dissemos em artigo anterior, caracteriza-se pelo rápido crescimento e modelo de negócios escalável. No entanto, devido a esta velocidade de crescimento, muitas vezes é difícil manter tudo organizado e uma comunicação otimizada em uma startup.
Mas trazemos a solução para este problema, a seguir apresentamos 5 aplicativos que irão te auxiliar na gestão do seu negócio:
1º – Asana
O Asana é um excelente gestor de projetos e de tarefas, indicado principalmente para a startup que trabalha com pequenos ou médios projetos e com uma equipe em home office. Nele é possível cadastrar os membros da sua equipe e seus projetos, dividindo-os nas tarefas que serão repassadas para cada membro da equipe. É possível ainda acompanhar o que cada colaborador está produzindo e verificar o andamento de cada tarefa. Além disso, permite que um membro da equipe altere uma tarefa de outro membro, proporcionando maior produtividade na execução destas, principalmente quando a equipe não está no mesmo local de trabalho.
Plataformas: Android, iOS e Web.
Recomendado: Gestão de projetos de pequeno e médio porte e para gestão de tarefas com equipes em home office.
Valor: Gratuito para o cadastro de até 5 usuários. Planos com número superior de usuários, os valores começam em U$21,00.
2º – Podio
A primeira vista, o Podio pode parecer uma cópia do Asana, mas além de gerenciar equipes e projetos, o Podio também proporciona uma micro gestão mais completa. Além de permitir o upload de arquivos, editar alguns arquivos dentro do próprio aplicativo e gerenciar os custos de um projeto, o Podio permite ainda enviar notificações, cadastrar clientes, reuniões, contatos e muito mais. Outro grande recurso deste aplicativo é a geração de relatórios e o agendamento de tarefas para equipe, sendo possível agendar até mesmo tarefas recorrentes para cada membro da equipe. Além da variedade de recursos, o Podio é de fácil utilização, dispensa o uso de manuais e permite integração da sua conta do Facebook e Microsoft, facilitando o recebimento de notificações, e-mails e login.
Plataformas: Android, iOS e Web.
Recomendado: Gestão de projetos de pequeno a grande porte, gestão de equipe e micro gestão administrativa.
Valor: Planos a partir de U$9,00 por colaborador, além do gestor.
3º – Base CRM
Utilizado por grandes nomes da indústria, como a GE, 3M, Merck, Xerox, BD e muitas outras, o Base é considerado um dos melhores gestores de vendas hoje. Neste CRM é possível cadastrar clientes, adicionar notas, anexar arquivos, especificar vendas, selecionar notificações e lembretes para cada conta e até mesmo agrupar os clientes em grupos e subgrupos. É possível ainda agendar reuniões, acompanhar vendas e pedidos., mas o melhor do Base é a possibilidade de acompanhamento à distância pelo gestor de sua equipe de vendas. Por meio dele é possível monitorar quais empresas foram prospectadas, quais pedidos foram realizados e qual o status de cada pedido. Apesar do Base não possuir versão gratuita, existe a possibilidade de experimentar o aplicativo com funções completas por um período de até 14 dias.
Plataformas: Windows Phone, Android, iOS e Web.
Recomendado: Gestão CRM.
Valor: Planos de U$25 a U$125, variando conforme as funcionalidades desejadas.
4º – Pipedrive
Muito similar ao Base, mas com uma área de trabalho formatada para empresas que estão habituadas a funil de vendas. Na tela do funil de vendas, seus negócios serão exibidos nas diferentes etapas de vendas, o que permite verificar de forma clara como sua equipe está, além de ajudar a focar nos negócios certos, em casos em que for necessário um empurrão extra. Neste CRM é possível verificar o fluxo de vendas individual dos membros da equipe, produtos específicos e linhas do tempo, como por exemplo “novos negócios adicionados esta semana”, além de apresentar um sistema de busca muito preciso. Ao contrário do Base, o Pipedrive permite que se experimente o aplicativo por até 30 dias antes de resolver contratar.
Plataformas: Android, iOS e Web.
Recomendado: Gestão CRM com funil de vendas.
Valor: Planos a partir de U$12 por usuário.
5º- Pivotal Tracker
Acessando o Pivotal Tracker pela primeira vez, pode parecer só mais um gestor de projetos. No entanto, além de unir todas as funcionalidades que citei no Asana e Podio, este aplicativo também permite gerenciar uma equipe por meio do uso de metodologias ágeis para organização e execução de cada tarefa. Além do gestor conseguir gerenciar múltiplos projetos em uma só tela, é possível verificar em tempo real qual tarefa está sendo executada por cada membro da equipe. Além disso, o sistema de login do Pivotal informa ao gestor quantas horas por dia cada funcionário passou em cada tarefa. Para quem está acostumado a trabalhar em projetos utilizando Scrum, o Pivotal é o software perfeito, pois ele permite atribuir valor de prioridade a cada tarefa, além de construir um histórico de execução muito preciso. No entanto, por não apresentar todas as funcionalidades da versão web nas versões mobile, o Pivotal Track é indicado para projetos da área de TI.
Plataformas: Android, iOS e Web.
Recomendado: Gestão de Projetos com Metodologia Ágil. Empresas de Desenvolvimento de Software.
Valor: Gratuito para o cadastro de até 3 usuários. Para número de usuários superior, os planos começam em U$15,00
Uma resposta
Sem novas tecnologias é muito difícil haver boa comunicação e produtividade. Acrescentaria ainda a esta lista a ferramenta Kanban Tool, o software de gestão de projectos mais completo e infalível que conheço. Todas as empresas podem experimentá-lo gratuitamente e depois comprar. Acho que deve estar presente em cada empresa do sector PME e já ouvi falar de muitas que o tinham.