Saiba como encontrar a felicidade no trabalho
“Um homem é um sucesso se se levanta de manhã e vai para a cama à noite, e no meio faz o que quer fazer” (Bob Dylan)
Eu vou, eu vou, para o trabalho agora eu vou!
Lá-lá, lá-lá, lá-lá, lá-lá. Eu vou, eu vou!
Quem não se lembra dos sete anões da história da Branca de Neve, cantarolando felizes a caminho do trabalho?
É essa a ideia! Se não tiver jeito para cantar pode procurar na sua trajetória profissional algo que o faça sentir bem e o motive a melhorar sempre, independentemente do ordenado que recebe. A isso chama-se procurar a felicidade, também no seu emprego.
Uma pesquisa da Universidade de Havard revelou que as pessoas que são felizes produzem 85% mais que as pessoas que não são felizes. E este é o motivo que o deve impelir, ainda hoje, a ajustar atitudes face ao seu emprego, até porque metade das horas em que está acordado (no mínimo) são passadas no trabalho, em reuniões, no escritório, em frente ao computador, a falar ao telefone, a conduzir, atrás de um balcão… Seja qual for a sua profissão, é sempre melhor procurar alegria no que faz do que render-se à tristeza e à preocupação.
É claro que este é um objetivo difícil porque pelo meio se interpõe o stress do dia-a-dia, dos negócios por fechar, dos prazos a apertar, das horas extra, dos colegas conflituosos e dos patrões arrogantes e autoritários. Mas em lugar de um ataque de nervos não lhe convém contar até dez, ler este artigo e tentar ser feliz?
Como Encontrar A Felicidade No Trabalho. Dicas para se sentir mais feliz no trabalho
1. De manhã, ao acordar
Levante-se imediatamente. Assim que o despertador toca, levante-se. Se fica na ronha não vai conseguir começar o dia de forma fresca e alerta.
Beba um copo de água com o estômago vazio. Traz benefícios para a saúde e serve para o despertar mais rapidamente.
Faça exercício. Nada como uma corrida de manhã cedo para o manter em forma e ajudar a recuperar energias.
Comece o dia com uma atividade que o faz feliz. Seja cinco minutos de brincadeira com o seu filho, seja um passeio com o cão, seja uma música, comece o dia com algo divertido.
Seja grato por mais um dia. Independentemente das contrariedades da vida, sente-se feliz por estar vivo, certo? Repita isso a si próprio ao acordar. Sinta-se grato por mais um dia.
2. Durante o dia de trabalho
Interrogue-se sobre o que o motiva para ir para o trabalho todos os dias. Mesmo que seja apenas pelo ordenado, já tem um motivo para se sentir feliz por mais um dia!
Seja empreendedor. Se empreender – na sua aceção mais simples – é solucionar um problema, mantenha essa postura ao longo do dia de trabalho e veja como isso pode ser vantajoso e agradável para si, para os seus colegas e para a administração da sua empresa.
Inspire-se em valores e crenças positivas. Dê um passo de cada vez, consciente de onde quer chegar. A felicidade estará lá, à sua espera.
Não trabalhe mais do que deve. A dedicação integral ao trabalho, pode muitas vezes ter um impacto negativo na sua vida e na vida da sua familía. Pode sentir-se melhor abrandando o ritmo de trabalho.
Hora da pausa. Há tanto que fazer que nem tem tempo para ir à casa de banho quanto mais para sair para almoçar? Dessa forma vai acumular stress e irritabilidade. Aproveite a hora de almoço para andar um pouco a pé, para estar com amigos ou fazer uma atividade de que gosta.
Postura correta. O próprio ato de se sentar direito dá-lhe energia e uma sensação de poder imediata. Vá treinando essa postura até a aperfeiçoar e veja como produz resultados!
Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje. Adiar tarefas difíceis ou aborrecidas para quê? Quanto mais adiar mais difícil lhe vai parecer resolver determinado problema. E quanto mais depressa resolver esse problema ou essa tarefa pendente, mais depressa sentirá uma enorme sensação de alívio e de energias renovadas.
Lanchinhos saudáveis. Bem sabemos que os elevados níveis de stress podem ser combativos com um café, dois bolos e três chocolates mas ter a gaveta da secretária cheia de doces pode trazer-lhe uma felicidade instantânea a meio do dia de trabalho e em nada contribui para a sua saúde. Procure ter sempre consigo uma garrafa de água e alimentos leves e saudáveis capazes de lhe fornecer num ápice a energia para cumprir as suas tarefas.
3. No local de trabalho
Ambiente de trabalho. O espaço onde trabalha pode influenciar o seu estado de espírito e produtividade. Nesse sentido, tente manter a sua secretária limpa e organizada, use uma cadeira ergonómica, um auricular, um ecrã de tamanho e brilho apropriado, etc. Veja quais são as suas queixas mais comuns e procure solucioná-las o mais rapidamente possível, com ou sem a ajuda dos seus colegas e superiores hierárquicos.
Relações cordiais. Boas relações humanas, ou seja, que promovam um espírito de equipa, sem entrar em esquemas de competitividade e de intrigas, são dos primeiros passos para se sentir feliz e fazer feliz os outros.
Diga sim e diga não. No trabalho é preciso saber exatamente o que se está a dizer quando se diz que “sim”, mas também é preciso saber dizer que “não”. Dizer sistematicamente que “sim” pode trazer-lhe uma série de trabalho extra, responsabilidade acrescida, tarefas desconhecidas e um nível de stress elevado. Dizer que “não” pode-lhe trazer algum respeito mas também desconforto, despromoção e até despedimento. Já pensou no “talvez”? Opte por utilizar frases como “ligo-lhe ao final da tarde para lhe confirmar” ou “deixe-me consultar a minha agenda e já lhe digo alguma coisa” e assim terá tempo para refletir antes de responder que sim ou que não.
Apoie os colegas. Se conseguir cultivar uma boa relação com os seus colegas, ajudando-os ou conversando sobre os seus problemas, é mais feliz no local de trabalho.
Converse com os seus pares. Comunique sempre com os seus colegas e patrões. É preciso construir relações sólidas e transparentes, onde o diálogo impera para criar relações sólidas.
Dê o seu melhor. Não coloque metas a si próprio. O tipo de ambição mais saudável é desejar que a sua empresa seja bem-sucedida e dar o seu melhor para que isso aconteça. Se conseguir ser promovido, ótimo. Se não conseguir, paciência. O seu objetivo é dar o seu melhor. E ponto.
Faça aquilo de que gosta. Se não gosta do que faz, dificilmente será feliz no trabalho. É claro que o emprego dos seus sonhos pode, por um motivo ou outro, não ser o seu mas se arrumar as botas, resignar-se e nada fazer para o procurar vai continuar infeliz. Tenha a coragem de decidir o que quer profissionalmente (mudar de área, abrir o seu próprio negócio, trabalhar a partir de casa, etc) e comece a fazer tudo o que estiver ao seu alcance para atingir esse objetivo.
Defina objetivos. Um profissional feliz define objetivos na sua carreira. Tenha em conta onde está, onde quer chegar e qual é o caminho que deve tomar para ser feliz.
Foque-se nos resultados. Se apresentar resultados no seu trabalho vai ser elogiado, reconhecido e isso faz a felicidade de qualquer pessoa.
Lide com os conflitos. A felicidade no trabalho pode necessitar apenas de um bom clima organizacional, com salário condizente com a posição, perspetivas de carreira, bons relacionamentos e forte sentido de trabalho em equipa. Saiba lidar bem com os conflitos (ou ter a habilidade de fugir deles) e sentir-se-á mais alegre e motivado. E isso reflete-se nos seus resultados.
Invista na sua carreira. A felicidade no trabalho está ligada à sua vontade de investir em si próprio: atualizar-se, fazer cursos profissionais, participar em seminários e palestras, etc.
Seja otimista. A ciência já demonstrou que ser otimista se reflete positivamente no nosso bem-estar. Se tiver ideias positivas e for otimista desde que se levanta até que se deita estará mais apto a resolver problemas e alcançar bons resultados. O otimismo ajuda-nos a resistir e a vencer as dificuldades.
4. Quando sai do trabalho
O trabalho fica no trabalho. Não leve trabalho para casa com frequência. Se
continuar as suas tarefas profissionais em casa não consegue descansar devidamente e, pior ainda, é obrigado a abdicar da sua vida pessoal e familiar. Descanse assim que chega a casa e aproveite para fazer as coisas que mais aprecia e estar com as pessoas que mais gosta que o trabalho não foge. Amanhã às 9 em ponto lá está ele à sua espera!