A Western Digital, em parceria com a Microsoft, Critical Materials Recycling (CMR) e PedalPoint Recycling, lançou um programa inovador para recuperar metais raros e outros materiais críticos de discos rígidos (HDDs) em fim de vida, o programa, chamado “Advanced Recycling and Rare Earth Material Capture Program”.
Os HDDs utilizam elementos de metais raros como neodímio, praseodímio e disprósio, essenciais para as suas propriedades magnéticas.
Os métodos tradicionais de reciclagem recuperam apenas uma fração desses materiais valiosos, resultando em desperdício desnecessário.
O novo programa da Western Digital utiliza um processo de dissolução sem ácido, amigo do ambiente, para recuperar esses elementos e metais críticos como ouro, cobre, alumínio e aço, devolvendo-os à cadeia de abastecimento dos EUA.
A iniciativa da Western Digital estima uma redução de 95% nas emissões de gases de efeito estufa em comparação com as práticas tradicionais de mineração e processamento, ao realizar todo o processo de produção de óxidos de metais raros (REO) nos EUA, o programa minimiza as emissões de transporte e fortalece a resiliência da cadeia de abastecimento doméstica, reduzindo a dependência de materiais importados.
A Western Digital está a expandir o programa de captura de materiais de metais raros de HDDs com base no piloto bem-sucedido com a Microsoft.
Este programa representa um avanço significativo na recuperação de metais raros e outros materiais críticos de HDDs em fim de vida.
Com uma taxa de recuperação de 90% e uma redução de 95% nas emissões de gases de efeito estufa, este programa estabelece um novo padrão para a gestão sustentável de resíduos eletrónicos e fortalece a cadeia de abastecimento doméstica.