Vídeo marketing, o que é e como fazer
Com plataformas de streaming a crescerem que nem cogumelos e a permitirem que qualquer negócio faça vídeo marketing de forma barata, fácil e rápida, é natural que cada vez mais empresas estejam a filmar os seus produtos e serviços, os testemunhos dos clientes mais satisfeitos, os depoimentos dos gestores, tutorias de utilização, publicidades… E a sua câmara de vídeo? Está parada?!
Tome nota! Segundo a Hubspot, 78% dos utilizadores da Internet veem vídeos online todas as semanas e 81% das empresas usam vídeo marketing nas suas estratégias de marketing digital. E a sua empresa ainda está fora deste grupo? Hum… Talvez precise de mais um incentivo. Aí vai ele! De acordo com a Cisco até 2020, haverá quase 1 milhão de minutos de vídeo por segundo a passar na Internet! Continua indeciso?! Pois saiba que os utilizadores retêm 95% da mensagem de um vídeo, em comparação com apenas 10% da mensagem de um texto (Insivia). E 92% dos consumidores que veem vídeos no telemóvel, vão partilhá-lo com outras pessoas (Wordstream). Como é? Já vai ler este artigo?
Conceito de vídeo marketing
Vídeo marketing é fazer marketing através de vídeos de forma a atrair, converter e reter clientes. O objetivo é encetar e manter uma relação positiva e duradoura entre empresa e consumidores para promover produtos, serviços e marcas e, a seu tempo, aumentar as vendas.
Tipos de vídeo marketing
Agora que ficou com uma noção sobre o que é vídeo marketing, conheça os principais tipos de vídeo marketing que pode usar nos diferentes estádios do funil de vendas da sua empresa.
Vídeo institucional
Serve para mostrar a visão, missão, valores e cultura da sua empresa e fortalecer a sua marca.
Vídeo tutorial
Através de dicas, este tipo de vídeo tem por objetivo ajudar os utilizadores nas várias etapas para fazer alguma coisa. Por exemplo, pôr um produto a funcionar. Além de conquistar novos clientes, aumenta a reputação da sua empresa.
Vídeo caso de sucesso
Casos de sucesso transformados em vídeos onde os clientes dão um depoimento positivo sobre os seus produtos ou serviços, são excelentes para conquistar novos clientes e aumentar a notoriedade da marca.
Vídeo de análise
Permite passar especificações técnicas sobre um produto e ganhar a confiança dos consumidores.
Vídeo unboxing
O vídeo unboxing, com pessoas a desembrulhar algo, são excelentes para publicar em redes sociais de modo a mostrar a reação de um cliente ao receber o seu produto.
Vídeo publicitário
Ajuda a divulgar e vender um produto ou serviço de forma direta e dinâmica.
Vídeo educativo
É todo o vídeo que ensine algo ao seu público e que traga uma proposta de valor.
Transmissão ao vivo
Vídeo gravado em tempo real que, independentemente do seu conteúdo, consegue sempre criar uma grande interação entre a sua empresa e o seu público.
Vantagens do vídeo marketing
A primeira vantagem do vídeo marketing é, precisamente, a utilização do vídeo, o formato preferido dos consumidores! Aquele que é mais fácil, rápido e interessante! Mas além de despertarem a curiosidade dos utilizadores e serem uma fonte de entretenimento, os vídeos podem passar informações valiosas sobre a sua empresa e gerar maior interação.
Também têm bastante poder de persuasão que pode ser usado na tomada de decisão de compra e um grande potencial de viralização na Internet, graças às partilhas. E há mais! O vídeo marketing tem um grande alcance, melhora a otimização SEO e por isso, aumenta o tráfego orgânico e as taxas de conversão e retém e fideliza clientes. Por tudo isto, tem um excelente retorno sobre o investimento e uma boa relação custo/benefício.
O que é SEO e como funciona? Clique aqui!
5 Passos para fazer vídeo marketing
Ansioso por conhecer os passos para fazer vídeo marketing e desfrutar de todas as vantagens do vídeo marketing na sua empresa? Acompanhe-nos!
1. Defina objetivos e indicadores de desempenho
O primeiro passo desta e de qualquer outra estratégia é definir objetivos de marketing: ganhar mais leads, aumentar as conversões, fidelizar clientes, potenciar as vendas? E além de identificar os objetivos de cada um dos seus vídeos, deve definir KPIs ou indicadores-chave de desempenho para acompanhar e medir a performance das suas campanhas.
2. Identifique a concorrência, público-alvo e diferencial da sua empresa
Nada como fazer um pequeno estudo de mercado para conhecer a fundo a sua concorrência (veja se já está a usar vídeos!) e o seu público-alvo, e perceber qual o seu diferencial nesse mercado de atuação: os seus pontos fortes, bem como o tipo de conteúdo que deve criar para oferecer as soluções que os seus clientes procuram, neste caso usando o vídeo marketing.
3. Crie vídeo marketing para as diferentes etapas do funil de vendas
Se deu os passos anteriores, tem tudo o que é necessário para criar vídeos incríveis! Se não tiver os recursos humanos nem o material necessário para começar a filmar, procure por uma empresa de marketing digital que possa desenvolver esta estratégia por si, mas não deixe de produzir conteúdos adequados a cada etapa do funil de vendas para chegar a todas as pessoas: da primeira etapa de prospeção em que pode filmar entrevistas à ultima etapa em que fecha as vendas e em que pode fazer vídeos institucionais. Passando pelas etapas intermédias de qualificação e avaliação, onde os tutoriais são excelentes recursos para mostrar aos seus leads e prospects as potencialidades do seu produto/serviço!
4. Publique os seus vídeos em diferentes canais, mas sempre nos canais certos
As redes sociais, como YouTube e Facebook, são excelentes para publicar os seus vídeos, mas não são os únicos canais onde o pode fazer. Quer o site e blog, quer outras redes sociais (LinkedIn, WhatsApp…) também têm de ser consideradas. Lembre-se que os seus vídeos por melhores que sejam, só serão visionados e partilhados se ajustados aos interesses dos seus clientes e publicados num canal do agrado do seu público-alvo.
5. Monitorize os resultados das suas campanhas de vídeo marketing
Por fim, monitorize para recolher e analisar os resultados das suas campanhas de vídeo marketing. Se leu este artigo com atenção e seguiu todos os passos para fazer vídeo marketing (ou delegou a uma empresa de marketing digital) é natural que os resultados sejam bastante satisfatórios, sim, mas se ficarem aquém do desejado, não se apoquente! Pode sempre melhorar os indicadores de desempenho negativos, na hora!
Convencido da importância do vídeo marketing na atração, conversão e fidelização de clientes?
Leia também o nosso artigo com dicas para um vídeo viral no YouTube!