Há muito que costuma ler textos sobre a melhor forma de escrever emails que são abertos, lidos e clicados mas continua frustrado com os resultados das suas campanhas? Não desanime! Esta ferramenta de web marketing é tão poderosa quanto difícil de aplicar. Para a dominar tem de estudar e investigar o assunto mas pode perfeitamente começar por aqui, com a leitura deste artigo.
Ninguém diz que é fácil incentivar as pessoas a abrirem emails corporativos, quanto mais a lerem e a clicarem nos seus links. Mas é possível, aos poucos, com base nalguns ensinamentos e conselhos práticos, ir aumentando a taxa de abertura das suas campanhas.
Mas para isso, e antes de prosseguir com a leitura deste artigo, confira se tem um bom software para organizar, automatizar e enviar uma grande quantidade de emails. Há várias opções gratuitas disponíveis no mercado, é só escolher a que mais se ajusta.
Depois, verifique se a sua base de dados é constituída por contactos de email recolhidos quer em formulários da sua loja quer em cadastros no site da sua empresa. É verdade que uma das melhores formas de personalizar a sua relação com os clientes é através do email marketing mas para isso acontecer, terá de recolher previamente o maior número possível de contactos de email de clientes e potenciais clientes.
A seguir certifique-se que só vai enviar informação útil. Se o conteúdo do seu email for inútil, é provável que além de não conseguir conquistar o recetor, ele seja considerado lixo e vá parar à lista de SPAM (Sending and Posting Advertisement in Mass).
Não esqueça que a grande diferença entre SPAM e email marketing é precisamente a permissão de quem recebe o email. Se tem o consentimento do responsável pela conta de email, avance. Está a contactar uma pessoa predisposta a lê-lo. Caso contrário, cancele o envio, até porque ele não vai ser proveitoso.
Por fim, para que o seu trabalho de email marketing tenha sucesso, ou seja, para que consiga o email ideal para atingir o seu público-alvo, deve estar ciente das vantagens do email marketing e conseguir adequar o seu trabalho aos passos que indicamos mais à frente.
Vantagens Do Email Marketing:
1. Visibilidade
Se para a maioria das pessoas o principal motivo para acederem à Internet mal acordam é o email, tem de aproveitar esse fator a favor da sua empresa! Mesmo que nem todos os cibernautas se interessem pela sua mensagem, a probabilidade de abrirem o email da sua empresa é grande.
2. Cadastro e segmentação
Quando uma pessoa se cadastra para receber os seus emails, a sua newsletter, etc, pode e deve aproveitar para pedir informações adicionais de modo a poder segmentar os seus contactos em ações de email marketing: por idade, zona onde residem ou trabalham, grupos de interesse, entre outros.
Para conseguir recolher informações sobre os consumidores, deve mostrar quais são as vantagens do cadastro: artigos, gráficos, ebooks e newsletters são alguns exemplos. Prenda a atenção das pessoas o mais cedo possível e mostre que a sua empresa tem credibilidade.
3. Interatividade
Mesmo que a maioria dos emails que envia não se traduzam em vendas, através de um simples clique num link que tenha colocado na mensagem, consegue transpor as pessoas para o site da sua empresa. E isso é meio caminho andado.
4. Agilidade
Hoje em dia pode enviar milhares de emails em segundos e pouco tempo depois estar a medir resultados da campanha de email marketing, utilizando links e parâmetros exclusivos nas mensagens por email, que lhe vão permitir saber a percentagem de pessoas que viram, leram e clicaram em links no email.
5. Excelente relação custo/benefício
Como muitas vezes o custo do envio de uma campanha de email marketing é mínimo, o retorno – seja em que moldes for – é sempre um ganho! E, além de vendas, numa grande campanha de email marketing, pode beneficiar da criação e sedimentação de uma relação de credibilidade entre a sua empresa e o cliente.