A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, advertiu que a União Europeia (UE) pode impor taxas sobre os serviços digitais das grandes empresas de tecnologia dos EUA, como Meta e Alphabet’s Google, se as negociações comerciais com os Estados Unidos falharem.
Esta medida faz parte de uma resposta mais ampla da UE às tarifas impostas pelo presidente Donald Trump, que inclui a possibilidade de expandir a guerra comercial transatlântica para o setor de serviços.
A UE e os EUA estão envolvidos em tensas negociações comerciais, com o presidente dos EUA, Donald Trump.
Em resposta, a UE está a considerar várias contramedidas, incluindo a possibilidade de tributar os serviços digitais das grandes empresas de tecnologia dos EUA. Esta abordagem visa proteger os interesses económicos da UE e pressionar os EUA a negociar de forma mais equilibrada.
A ameaça da UE de tributar as grandes empresas de tecnologia dos EUA gerou reações mistas. Alguns analistas veem isso como uma medida necessária para equilibrar a balança comercial, enquanto outros alertam para os potenciais custos para os consumidores e para a escalada das tensões comerciais.
Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, declarou que “existe uma ampla gama de contramedidas” que a UE pode adotar se as negociações com os EUA não forem bem-sucedidas, especificamente a possibilidade de impor taxas sobre os rendimentos publicitários dos serviços digitais, aplicável em todo o bloco. Esta medida seria uma resposta direta às tarifas dos EUA e visaria pressionar Washington a reconsiderar sua posição.