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Técnicas De Marketing Digital

Técnicas de marketing digital que até um leigo pode implementar…

A expressão marketing digital anda na boca do mundo. Deste a multinacional de refrigerantes à papelaria da esquina, todos os negócios o utilizam porque apesar de poder ser complexo, o marketing online não precisa de muito esforço nem de especialistas na matéria para começar a funcionar. Ele há estratégias simples – cujo investimento e os recursos são reduzidos – que qualquer negócio pode implementar e cujos benefícios principais não tardam em surgir. E se o sucesso não for alcançado à primeira, é alcançado à segunda ou à terceira. Essa é uma das maravilhas do mundo digital: pode com facilidade e rapidez ajustar, apagar, alterar, inovar a qualquer hora e de qualquer lugar!

Com este artigo fique a par de alguns procedimentos relativamente simples de marketing digital que podem ajudar a aumentar as vendas na sua empresa. E a seu tempo, aprofunde cada uma destas estratégias para dar continuamente mais destaque ao seu negócio na Internet.

marketing digital

Estratégias para sites e blogues

  • Utilize técnicas SEO (Search Engine Optimization) ou de otimização de sites que vão tornar o seu site ou blogue mais fácil de ser encontrado nos motores de busca, nomeadamente o Google.
  • Escolha de um bom provedor de hospedagem, isso é fundamental para o sucesso do site.
  • Publique artigos informativos mas evite exibir o artigo inteiro na página inicial de modo a não afetar a rapidez de carregamento da página, por um lado, nem fazer o leitor desistir antes mesmo de começar a leitura. Para isso basta incluir a indicação de “leia mais” nas suas publicações.
    • Use imagens, ilustrações, vídeos e animações que causem impacto no visitante.
    • Meça as visualizações cada conteúdo que publica no site ou blog. Publique artigos semelhantes aos que obtiveram mais visualizações e retire os outros.
    • Evite conteúdo duplicado. O leitor não gosta e os motores de busca também não.
    • Baseie-se nas palavras-chave mais buscadas nas pesquisas nos títulos dos seus artigos. Não se esqueça que o título da página (a frase que aparece no navegador) é muito valorizado pelo Google, dai que seja importante que ele aborde os termos exatos que a sua empresa quer divulgar para que ela fique nos primeiros lugares nessas pesquisas.
    • Inclua call-to-actions (chamadas de ação) em todos os sítios possíveis para promover as suas publicações: em todas as páginas do site, em cada artigo publicado no blog e até mesmo nos materiais que sua empresa disponibiliza para download. 
    • Utilize imagens atraentes, mas relacionadas com o tema em causa. As imagens garantem maior destaque e maior possibilidade de partilha dos conteúdos (mas atenção aos direitos de autor!).
    • Use o atributo Alt nas imagens. Isso ajuda o Google a entender melhor o seu conteúdo: ao incluir as imagens nas publicações, preencha o atributo Alt, informando de que imagem se trata. Esse indicativo também funciona como legenda quando a imagem não é exibida. Os motores de busca leem o atributo como parte do conteúdo e isso ajuda no melhor posicionamento da sua página (se a descrição da imagem estiver relacionada com o Alt).
    • Divulgue os seus links (para site e blogue) na assinatura de email, facilitando o acesso dos seus interlocutores ao conteúdo da sua empresa.
    • Insira botões de partilha para redes sociais nas suas comunicações.

    Estratégias para redes sociais

    • Conheça o seu público.
    • Publique informação de relevo, que de facto interesse aos seus leitores, periodicamente.
    • Faça sempre uma comunicação aberta, verdadeira e transparente.
    • Comunique de acordo com cada rede social e seu respetivo formato de conteúdo.
    • Comunique em tempo real (dentro do possível) com os seus clientes, respondendo atempadamente a alguma questão ou comentário que possam deixar através das redes sociais da sua empresa.
    • Aproveite os conteúdos publicados no seu site e blogue nas páginas das redes sociais fazendo chamadas de atenção para esses artigos.
    • Inclua links para as landing pages em publicações das redes sociais.
    • Use call-to-actions com link direto para suas landing pages.
    • Se possível, invista na opção “Impulsionar” do Facebook para divulgar as suas ofertas: como o Facebook limita a visualização das suas publicações para cerca de 10% dos seus contactos, se investir na opção impulsionar consegue alcançar mais pessoas.

    Estratégias para email Marketing

    • Só pode enviar emails a destinatários que lhe deram permissão explícita para isso.
    • Use um template HTML nos seus emails em vez de uma imagem única porque a maioria dos serviços mais populares de email bloqueia por padrão a imagem única.
    • Use uma ferramenta própria para envio de email marketing.
    • Segmente os seus emails de modo a enviar conteúdos os mais personalizados possível, chegando assim ao seu leitor com informação em que ele já demonstrou interesse.
    • Envie ofertas através de emails exclusivos. Por exemplo, sempre que publicar um novo material para download, sempre que tiver um produto em promoção, um desconto especifico, um evento a divulgar, uma newsletter, etc, envie a informação por email aos seus clientes e potenciais clientes.
    • Seja ousado e criativo para se diferenciar da sua concorrência. Comunique na linguagem do seu cliente, divulgue ideias de que ele vá gostar e que o façam clicar nos links que o direcionam ao site da sua empresa.
    • Envie emails aos seus contactos com alguma peridiciodade. Para campanhas, por exemplo, recomenda-se enviar umas 5 por semana (se o conteúdo for de qualidade e diferenciado para esse cliente). Para o envio de newsletters, o ideal é enviar aproximadamente uma vez por semana.
    • Use frases curtas, diretas e atrativas no assunto do seu email e no título do seu conteúdo.
    • Faça testes continuamente, isso permite-lhe melhorar esforços ao longo do tempo. Meça a quantidade de cliques mas não dependa apenas disso porque o seu objetivo não é conquistar cliques dos clientes mas sim gerar clientes satisfeitos. Além de acompanhar as taxas de cliques, meça a sua taxa de conversão, que o informa do número de destinatários que realmente se interessou pelo conteúdo do email.

    E agora use algumas ou todas estas dicas para iniciar a sua empresas no marketing digital sem grande esforço nem grandes custos.

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