Snapchat para empresas
Não fique à espera que a sua empresa seja oficialmente apresentada ao Snapchat. Se tem alguma coisa para vender, trocar, alugar ou oferecer, bem como fotos ou vídeos sobre o seu negócio, adira a este aplicativo, encontrando mais uma forma de interagir com o seu público-alvo!
Começamos por explicar a todos quantos andam por ai mais distraídos que o Snapchat é um aplicativo de imagens e vídeos de curta duração que são partilhados publicamente durante 24 horas. Após esse tempo, o conteúdo é apagado, porém, durante as horas em que está online, proporciona uma interação em tempo real com os utilizadores da rede.
Na verdade, o sucesso do Snapchat anda de mãos dadas com o sucesso das selfies (fotografias que as pessoas tiram a si próprias geralmente através de um smartphone ou webcam). A rede é vista como o melhor canal para publicá-las e como o aumento das selfies, particularmente entre as camadas mais jovens, tem sido uma verdadeira constante, o Snapchat é o menino dos olhos da juventude… mas também de todos aqueles que gostam de partilhar snaps.
Como funciona o Snapchat?
Existem duas opções de troca de mensagens pelo Snapchat:
Enviar um snap, texto/imagem/vídeo, diretamente para algum amigo durante alguns segundos, sendo que o mesmo só poderá visualizar apenas uma vez a mensagem e durante 10 segundos, tempo após o qual é apagada definitivamente (embora enquanto o recetor não a vir se mantenha intacta).
Enviar uma imagem ou vídeo para “minha história” e o conteúdo ficar disponível durante 24 horas.
Bom, numa primeira abordagem os snaps podem-lhe parecer uma perda de tempo por desaparecerem rapidamente, mas na verdade, esse curto espaço de tempo vai captar a atenção dos utilizadores. Logo, captar a atenção dos seus clientes!
O Snapchat pode ser usado nos negócios?
Sim, mas a maioria das empresas ainda não foi apresentada oficialmente ao Snapchat. Na verdade, a rede foi pensada para utilizadores particulares e não para empresas e ainda hoje, apesar de poder ser um veículo de divulgação de produtos e serviços, mantém alguma timidez no que toca à promoção comercial.
Claro que existem anunciantes fixos no Snapchat mas o aplicativo ainda não é levado tão a sério para os negócios como outras redes sociais. As vantagens de investir em campanhas pensadas para Facebook, Twitter e Instagram, são indiscutíveis. No Snapchat ainda levanta dúvidas. No entanto, empresas de diversos ramos já atuam no aplicativo usando a ferramenta para reforçar a sua marca, divulgar os seus produtos e fortalecer a sua relação com os consumidores. Algumas chegam mesmo a realizar concursos e promoções pelo Snapchat! Com sucesso, diga-se de passagem.
Quais as vantagens para uma empresa em anunciar no Snapchat?
- É um aplicativo em ascensão que chama a atenção do público, particularmente o público mais jovem.
- É excelente para ações promocionais temporais como Dia da Mãe, Dia dos Namorados, Black Friday, Natal, Carnaval, etc.
- É gratuito.
- Possibilita a interação direta com o público.
- É perfeito para ações relâmpago, por exemplo na área da gastronomia ou eventos desportivos.
- É de fácil utilização.
Como é que as empresas podem usar o Snapchat?
O Snapchat é um aplicativo pessoal e pouco institucional, é verdade, mas pode ser usado com sucesso para a comercialização dos seus produtos ou serviços, desde que publique campanhas envolventes em tempo real. Cabe-lhe a si perceber se o Snapchat ajuda ou não a chamar a atenção do seu público. Cabe-nos a nós avançar com algumas dicas sobre como usar o Snapchat nos negócios:
1. Faça ações de venda
Independentemente do tamanho da sua empresa e do tipo de área do negócio, se tem um produto ou serviço para vender, quantos mais canais de comunicação entre loja e cliente usar, melhor. A questão aqui é aliar a quantidade de canais à qualidade das mensagens. É preciso ter cuidado para não cair no exagero e incomodar os utilizadores com demasiadas informações, parte delas desnecessárias. Se tiver bom senso e for comedido mas eficaz na dinamização das suas redes sociais, pode e deve usar o Snapchat para as suas ações de venda. Este aplicativo ajuda-o de uma forma rápida e personalizada a lembrar os utilizadores da sua marca ou empresa, a mostrar que algo está a acontecer ou a lançar uma campanha, uma promoção, etc. É ideal, por exemplo,
para escoar stock ou para fazer grandes promoções, como as conhecidas black fridays.
O ideal é iniciar estas ações alguns dias antes de começarem as promoções. Assim, a sua empresa vai preparando os clientes de forma gradual sobre a grande oportunidade que se aproxima.
2. Desenvolva outro tipo de conteúdo
Aproveite o Snapchat para dar informações sobre a sua área de negócio, mostrar os bastidores da sua empresa, explicar quem é quem, exemplificar como é feito um produto ou serviço, pedir aos seus seguidores fotografias com os seus produtos/serviços, etc. Mas atenção, os conteúdos da sua empresa devem ser feitos num tom casual e divertido e devem ser criativos. As formas mais “cinzentas” e formais não funcionam bem neste aplicativo.
3. Dê as boas vindas
Não entre no Snapchat a disparar campanhas e promoções em todas as direções! Comece por dar as boas-vindas aos seus novos seguidores. Dê importância aos utilizadores da rede e mostre-se empolgado em recebê-los. De seguida, se quiser, poderá por exemplo, oferecer um cupão de desconto num serviço ou produto da sua empresa.
4. Lance novos produtos
O Snapchat é um dos veículos indicados para lançar produtos e serviços, através de fotos e vídeos sugestivos. Desperte a curiosidade dos seus clientes e filme ou fotografe partes do processo de produção do seu novo produto ou excertos de um pré-lançamento de um serviço ou mesmo da reação das pessoas após entrarem em contacto com o seu novo produto ou serviço pela primeira vez. E não se esqueça que o Snapchat permite escrever e desenhar no ecrã para incrementar ainda mais essa exposição.
Em paralelo, use outras redes sociais como o Facebook ou o Instagram para reforçar o lançamento, sendo que pode explorar as potencialidades do Snapchat para mostrar até um pouco mais do que é visto nas outras redes.
5. Faça descontos
Aproveite o Snapchat para enviar um snap de aviso para os seus seguidores, para que fiquem na expetativa de ganharem um desconto no snap seguinte. E nesse entretanto, prepare os cupões de desconto que prometeu para a publicação futura.
6. Dinamize concursos e promoções
Os concursos e promoções também funcionam lindamente no Snapchat, até porque pode usar o aplicativo para interagir com seus clientes, criando desafios que estes devem tentar superar diretamente no aplicativo, seja a melhor foto ou o desenho mais criativos, entre outras ideias. Mas leve em linha de conta que para chegar à melhor proposta é essencial analisar a sua marca ou produto/serviço e perceber quem é e o que quer o seu público-alvo. Depois de elaborado o concurso, enviado o snap e selecionado o vencedor (ou vencedores), é só entrar em contato com ele através do próprio Snapchat.
7. Divulgue conteúdos exclusivos de eventos
Se vai dinamizar um evento para lançar um novo produto/serviço ou se vai inaugurar uma nova loja, use o Snapchat para fazer a promoção. Como o aplicativo apaga os registos automaticamente depois de algum tempo, pode aproveitar para fotografar ou filmar aqueles momentos que não devem ser eternizados mas que gostava de partilhar com os seus clientes por breves momentos, nomeadamente se forem situações divertidas. Lembre-se da opção de adicionar fotos e vídeos à sua história do Snapchat, o que os torna disponíveis para todos os seus seguidores durante 24 horas e explore a exclusividade das divulgações via Snapchat.
8. Interaja com os utilizadores
O Snapchat é ótimo para interagir com os seus fãs. Organize sorteios, faça publicações sobre os seus produtos ou serviços noutra rede social, crie uma chamada enigmática que desperte curiosidade e leve a interagir com a marca, entre outras propostas. Tenha em conta que o Snapchat permite um contato rápido, direto e pessoal com o consumidor. Mas faça esse contacto de uma forma diferente da que usa noutras redes: inundar os seus clientes com vários snaps não serve! Se sentir necessidade, contrate alguém com conhecimentos sólidos em social media e com experiência nesta rede social porque conhecer o Snapchat nos seus mínimos detalhes pode fazer a diferença entre uma presença que atrai o cliente e uma que o afasta.
9. Tenha um calendário de snaps
Tal como outras redes sociais, o uso do Snapchat também obriga a um planeamento. Elabore um calendário com um número mínimo de envios por semana, horário de envios (horas com mais impacto) e assuntos. Depois prepare-se para observar, monitorizar e medir os resultados dos seus envios para melhorar a estratégia no futuro (o Snapchat não disponibiliza relatório de envios, pelo que terá de o fazer por sua conta e risco).
É preciso estar onde o seu público-alvo está. Se pode angariar seguidores ou fidelizar clientes através do Snapchat, toca a tirar fotos e a produzir pequenos vídeos originais e interessantes sobre seu produto/serviço. Bons snaps para a sua empresa!