Bem-vindo ao pme.pt

Apoio Digital para o Crescimento da Sua Empresa: Transforme a Sua Presença Online de Forma Fácil e Acessível

Sistemas De Gestão Ambiental – Porquê Implementar?

Com a emergente consciência das problemáticas ambientais muitos têm sido os setores de ação que têm vindo a nascer e que operam nestas áreas, tendo sempre com principal objetivo a tentativa de planear e encontrar soluções adequadas para diferentes problemas ambientais.

Todas as empresas são responsáveis pelos movimentos que o fluxo de dinheiro percorre na economia, sendo através delas que este cria ou perde valor. Desta forma elas constituem-se como as principais entidades responsáveis pelas dinâmicas que existem no mercado, tornando-se necessária a manutenção da sua viabilidade económica e da sua competitividade.

Apesar de conotados como leis aborrecidas que só fazem as empresas aumentar os seus gastos, os Sistemas de Gestão Ambiental estão atualmente a provar a necessidade da sua existência e implementação. Não só apresentam vantagens em termos de proteção do ambiente, como também em termos de redução de custos das próprias empresas.

Na época das chamadas “vacas gordas” não havia uma preocupação com a forma de uso dos recursos pois, havendo dinheiro não havia motivos para pensar em alterar o comportamento organizacional caracterizado por “sempre fizemos assim”. Garrafas de água eram compradas para todos os colaboradores amontoando-se nos gabinetes, resmas de papel eram encomendadas sem a prévia contabilização do que existia em inventário, a utilização dos ares condicionados era feita por longos períodos de tempo e até os desperdícios alimentares das cantinas, quando contabilizados, assustavam aqueles que com recurso a contas de matemática básica viam as toneladas de alimentos a ir de encontro aos caixotes do lixo.

As empresas possuem responsabilidades não só na criação de riqueza, como também na proteção do ambiente, pelo que devem adotar práticas de gestão ambiental que lhes permitam um conhecimento claro dos impactes provocados pelas suas atividades diárias.

Só uma perspetiva de gestão integrada que leve em conta a gestão ambiental proporcionará uma vantagem competitiva às empresas, pois as questões ambientais deixarão de ser um custo, e passarão a constituir-se como um motor de inovação tecnológica e de crescimento económico.

Um Sistema de Gestão Ambiental de uma empresa define-se como a parte do seu sistema global de gestão que permite desenvolver, implementar, rever e manter a política ambiental definida pela empresa. A sua metodologia assenta no processo circular denominado “PDCA – Plan, Do, Check and Act” que consiste em planear todas atividades da empresa de forma a minimizar o seu impacte ambiental, responsabilizar todos os seus elementos pelo seu cumprimento e verificação periódica dos indicadores estabelecidos, bem como a consequente tomada de ação e reestruturação do plano de gestão ambiental, no caso de os valores verificados se encontrarem alterados.

As principais motivações para a implementação de Sistemas de Gestão Ambiental pelas empresas são as exigências não só dos seus clientes – que colocam aos seus fornecedores imposições de índole ambiental que terão obrigatoriamente de satisfazer para que se mantenham as respetivas relações comerciais -, como também dos seus investidores – sendo que as instituições de crédito têm vindo a impor critérios ambientais, beneficiando projetos que acautelem a componente ambiental, em prejuízo daqueles que não o fazem.

Todavia as verdadeiras motivações ainda continuam a ser a necessidade legal da sua implementação, o ecomarketing e a melhoria da imagem da empresa (sobretudo das empresas cujas atividades laborais se constituem classificadas como muito impactantes ao nível do ambiente, como são as de extração de minérios, indústrias petrolíferas, etc.).

Apesar disso as vantagens da implementação de um Sistema de Gestão Ambiental são inegáveis e vão desde a redução de custos para a empresa, devido à redução de gastos desnecessários, às vantagens competitivas, pois as empresas passam a apresentar um certificado em como estão a funcionar sem prejuízo do ambiente, passando ainda pelo aumento da motivação dos trabalhadores, que ao serem responsabilizados pela monitorização da evolução do plano ambiental, se sentem integrados a trabalhar para o bem comum, protegendo o futuro das suas gerações.

Em termos legais a implementação de um Sistema de Gestão Ambiental é estabelecido pela norma NP EN ISO 14001, e para que esta se possa aplicar é necessário cumprir os seguintes requisitos:

Definição da Política Ambiental

A empresa deve começar por constituir a declaração de intenção da organização quanto ao seu desempenho ambiental, devendo esta ser específica segundo os princípios que regem o Sistema de Gestão Ambiental.

Planeamento e análise dos aspetos ambientais

A empresa deverá definir e analisar todas as suas atividades e consequentes potenciais impactes no ambiente e seus consequentes requisitos legais aplicáveis, elaborar objetivos e metas ambientais assim como os seus requisitos legais e por fim elaborar o programa de gestão ambientaI destinado a atingir os objetivos e metas definidos, que deverá conter as responsabilidades, os meios, os indicadores e os prazos necessários para os alcançar.

Implementação e funcionamento

A empresa deverá disponibilizar todos os recursos, técnicos, humanos e financeiros, de forma a cumprir os princípios definidos na política ambiental e alcançar os objetivos e metas estabelecidos. Neste passo é necessário considerar a elaboração de documentos onde se encontrem explícitos, a estrutura do sistema de gestão ambiental e as responsabilidades, os elementos de formação, sensibilização, competência e ainda de comunicação interna em todos os níveis da organização e externa para as partes interessadas.

Verificação e Correção

A empresa tem que garantir a verificação do Sistema de Gestão Ambiental, pelo que para isso será necessário mobilizar equipas de monitorização e medição das principais características das atividades, produtos ou serviços que possam ter um impacte ambiental significativo, bem como garantir a resolução de não conformidades e tomada de ações corretivas e preventivas.

Revisão pela direção

A gestão de topo da empresa deve responsabilizar-se por rever periodicamente o sistema de gestão ambiental de forma a assegurar que este se mantém adequado e eficaz.

Após a concretização destes passos, que devem ser levados a cabo por Engenheiros capacitados para a tarefa, normalmente Engenheiros do Ambiente ou da Qualidade, a empresa adquire uma garantia pública de que o seu desempenho não entra em conflito com o ambiente, mostrando-se assim aos consumidores como uma organização confiável e com boas práticas de gestão.

Os sistemas de Gestão Ambiental constituem-se assim, como os elos de ligação das atividades das empresas com o meio ambiente do qual dependem, atestando que essa ligação não é de dependência crónica e doentia, mas sim de uma dependência consciente, pensada e sustentável.

Newsletter

Fique por Dentro das Novidades, Subscreva a Nossa Newsletter! E o melhor de tudo? É gratuito! Basta inserir seu e-mail no campo abaixo e clicar em "Subscrever". É rápido, fácil e seguro.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

MAIS ARTIGOS

cPanel - O Guia Definitivo

Explore o poder do cPanel com nosso guia definitivo! Descubra como esta ferramenta intuitiva pode transformar a gestão do seu alojamento web, simplificando tarefas complexas e melhorando a eficiência. Ideal para PMEs e qualquer utilizador.

Segredos do Search Engine Marketing

Neste artigo vamos explorar os fundamentos do Search Engine Marketing (SEM), as suas vertentes, tendências emergentes e a importância dos motores de busca no processo de tomada de decisão do consumidor.

A Evolução e Importância do SEO

A presença online sólida é fundamental para o sucesso de qualquer negócio, com bilhões de pesquisas realizadas diariamente nos motores de busca como o Google, otimizar a visibilidade e os rankings dos nossos websites tornou-se uma prioridade estratégica e de sobrevivência.

Como Criar um Website Profissional para a Sua Empresa

O mundo ligado à Internet exige que as empresas tenham uma presença online forte. Um website profissional é a pedra angular para estabelecer a sua identidade de marca, comunicar com os clientes e vender produtos e / ou serviços online.

Cibersegurança: 10 Medidas Recomendadas para PMEs

Como podem as pequenas e médias empresas garantir que os funcionários estão devidamente formados nos fundamentos da cibersegurança?

Ransomware: A Ameaça Ciberlucrativa

O que é o Ransomware? É um tipo malware insidioso que encripta os dados das vítimas, tornando-os inacessíveis até que um resgate seja pago.

Gestão e Resolução de Conflitos nas Pequenas e Médias Empresas

Os conflitos são inevitáveis em qualquer ambiente de trabalho, especialmente nas pequenas e médias empresas (PMEs), onde as interações pessoais são mais próximas e intensas.

Conduzir Reuniões de Sucesso

Neste artigo vamos tentar resumir as melhores práticas para conduzir reuniões produtivas e envolventes, desde o planeamento até ao follow-up.

Conteúdo
Sistemas De Gestão Ambiental – Porquê Implementar?
Todos os recursos que os emails e o site da sua empresa precisam para ter sucesso.

Proteja o Seu Website WordPress com a Nossa Manutenção Especializada

3 em 1 Europa

O Plano Europa Black Friday é a sua oportunidade de fazer
o seu negócio descolar no mercado europeu!

Criar Site
Criar Site
Criamos o seu site numa poderosa ferramenta de vendas! Saiba mais!
pme.pt Portal PME

Usamos cookies para que o site funcione corretamente, personalizar conteúdo e anúncios e para analisar o nosso tráfego.
Consulte a nossa política de privacidade.