Já pensou em usar realidade virtual no marketing da sua empresa?
Vende bicicletas, motas ou carros? Patins, skates, pranchas de surf e afins? Então por que não coloca os seus clientes numa viagem com o produto? Dentro de poucos anos as vendas poderão ser feitas assim: durante um passeio ao volante de um carro topo de gama, o cliente começa a interessar-se pelo produto e pela marca que é mostrada amiúde para todos os lados para o qual o automóvel é dirigido. Ele é as sensações e as emoções virtuais a misturarem-se com o despertar do desejo, este sim, um objetivo bem real na estratégia de marketing de qualquer empresa. É verdade que pode não estar ao alcance de todas as organizações, pelo menos por enquanto, mas a realidade virtual já não é inatingível.
Imagine que uma linda modelo (mesmo que seja um avatar) mostra de forma simpática e sugestiva a nova coleção de roupa outuno/inverno. A moça ajuda o cliente a decidir-se pela compra e ajuda-o a si a vender produtos de forma mais agradável e atraente porque as peças de vestuário, neste caso, são apresentadas como se tudo acontecesse no mundo real enquanto o cliente está confortavelmente sentado no seu sofá e não num divã incomódo de uma loja, a suar em bica, à espera de ser atendido. Mais! Os sensores de localização do dispositivo que o cliente estará a utilizar darão a sensação de profundidade, de toque. É como se o cliente estivesse lá, dentro da loja. E se a bonita vendedora se desfizer em simpatias, é venda quase certa!
Agora imagine que quer vender uma viagem. Qual a melhor forma de o fazer senão através de um pequeno tour pelo destino que o cliente tem em mente? A verdade é que já existem algumas empresas que estão a misturar anúncios virtuais com o mundo real mercê de um marketing que começou a pensar em dispositivos de realidade virtual e aumentada para os seus anúncios. Resultado? Esses anúncios estão a permitir a inclusão das empresas num ambiente futurista e ficam gravados na mente dos antigos, novos ou futuros clientes.
O que é a realidade virtual?
É a utilização de diversas tecnologias digitais para criar a ilusão de uma realidade que não existe de verdade, fazendo a pessoa mergulhar num mundo criado por um computador em 360º em 3D transmitindo ao máximo a sensação de realidade, através da interação em tempo real, com técnicas e equipamentos que ampliam o sentimento de presença no ambiente recriado.
A realidade virtual começou a desenvolver-se em várias áreas diferentes a partir dos anos 70, sendo que alguns dos primeiros usos foram em simuladores de vôo, que ajudavam a treinar futuros pilotos. Atualmente ainda se acredita que a realidade virtual só serve para jogos de computador, entre outras brincadeiras, mas ela tem aplicações práticas bem mais importantes em indústrias, na ciência e no treino de pessoas para atividades de risco. E tem também um papel a desenvolver na área do marketing!
A realidade virtual pode ser incluída em estratégias de marketing?
Pode, pois! A realidade virtual tem entrado de mansinho no mercado de consumo mas já deu provas de quão poderosa pode ser para o comércio online e offline. Já existem dispositivos de vídeo que são colocados na cabeça dos clientes para lhes transmitirem ambientes de realidade virtual que estão a ser negociados como parte integrante da venda de smartphones.
Quais as vantagens da realidade virtual para uma empresa?
Uma delas é o custo é relativamente baixo tanto para as empresas quanto para os consumidores. Oferecer ao consumidor uns headphones é consideravelmente mais barato do que comprar uma passagem de avião para qualquer lugar, por exemplo.
Outra é o facto de que visualizar produtos e serviços através da realidade virtual dá às pessoas uma forma diferente de pensar nas marcas, porque as “experimentam”. A tecnologia de realidade virtual não vai alterar necessariamente o conteúdo das histórias por detrás das vendas, essas mantém-se, mas mudam a forma de contar essas histórias. A margem de criatividade é incrível! Pode mostrar ao seu cliente a adrenalina na condução de um veículo desportivo, os procedimentos de uma operação a um órgão de um corpo humano, a facilidade de manuseamento de um produto, o sucesso de um serviço.
Como usar a realidade virtual para promover a sua empresa?
Se tem uma loja, comece por usar a tecnologia para recriar a sua loja em realidade virtual: os produtos, as prateleiras, o merchandising… Se tem outro tipo de negócio permita que os seus clientes testem os seus produtos/serviços em casa. Recebam demonstrações onde estiverem, testem antes de comprar. Tudo através da realidade virtual.
Quais as aplicações mais comuns?
Além do entretenimento (jogos de vídeo, filmes, museus, etc), a realidade virtual é usada também na educação (treinos de voo, exercícios para exército/polícia, para estudantes de medicina, etc), saúde (terapia com realidade virtual, reabilitação e tratamento de fobias, por exemplo) e marketing (promoção de produtos e serviços).
Quem já está a usar?
A marca de automóveis Volvo, por exemplo, fez um test drive imersivo em que convidou os consumidores a experimentarem o Volvo XC90 com realidade virtual. Para tal bastava fazer download da app para o smartphone e colocar no Google Cardboard (funcionava sem o Cardboard também).
Outra empresa, a Coca-Cola, aproveitou a Copa do Mundo e montou uma réplica dos vestiários do Maracanã, onde os participantes podiam colocar os óculos de realidade virtual de modo a serem transportados para o campo de futebol, para jogarem um jogo com a camisola do Brasil vestida… sem se levantarem dos sofás.
Os óculos de realidade virtual, Oculus Rift, por exemplo, pertencentes a uma empresa adquirida por Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, prometem fazer da realidade virtual a próxima revolução nos relacionamentos pessoais nas redes sociais. No Facebook, a realidade virtual poderá permitir que visite os locais em que os seus amigos tiraram as suas últimas fotos como se estivesse lá, junto com deles. Genial.
Ainda estamos a começar mas as possibilidades são imensas! Comece também você a pensar nisso.