Principais fatores de ranqueamento do Google

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Conheça as principais fatores de ranqueamento do Google

Escreveu um artigo relevante para o seu público, otimizou-o com SEO, publicou-o no seu blog, partilhou-o no Facebook e… nada? Esperou, esperou e… esse conteúdo não apareceu nas primeiras páginas de resultados de pesquisa para a palavra-chave escolhida? Não desespere! É provável que lhe tenham passado ao lado alguns dos principais fatores de ranqueamento do Google que garantem que um site fica bem posicionado. De preferência logo na primeira página, a conquistar clique atrás de clique!

O que se entende por fatores de ranqueamento do Google?

Fatores de ranqueamento do Google ou fatores de ranking do Google são os critérios que o motor de busca usa para posicionar de forma orgânica (não paga) um site nos seus resultados de pesquisa para determinada palavra-chave.

Quais os principais fatores de ranqueamento do Google?

Bom, para melhor posicionar o seu site nos resultados de pesquisa que o Google apresenta aos utilizadores, convém conhecer os principais fatores de ranqueamento do Google, sim, mas (há sempre um mas) tem de ter em atenção que estes fatores sofrem constantes alterações (sempre que o Google atualiza o seu algoritmo) e ninguém sabe ao certo quais os mais importantes dentro das cerca de 200 condições que determinam as páginas que vão ocupar os primeiros lugares.
Ainda assim, alguns destes fatores de ranking do Google são divulgados pelo próprio motor de busca; outros são descobertos e comprovados em estudos sobre SEO (Search Engine Optimization) e marketing digital e outros ainda… especulados! Contudo, vale sempre a pena reunir aqueles que consideramos os mais importantes para o ajudar nas suas estratégias SEO!

O que é SEO e como funciona?

Autoridade da página

Autoridade da página ou PageRank é uma métrica muito antiga do Google que dá uma pontuação de 0 a 10 à autoridade de uma página de um site sobre uma palavra-chave. Essa nota é baseada no seguinte: qualidade e quantidade de links que a página recebe.

Autoridade do domínio

Autoridade do domínio é um fator semelhante ao da autoridade da página, só que o seu objetivo é atribuir a um site maior ou menor relevância em relação a outros sites, ou seja, definir a importância de um certo domínio em função de fatores off page (fora da página) como o número de links que apontam para esse domínio e a sua qualidade.

Relevância dos links

E por falar em links, a relevância dos links é outro dos fatores de ranking do Google. Falamos de links em outros sites para a sua página que mostram, precisamente, a importância dos seus conteúdos e dão ao Google uma indicação de que são valiosos e por isso devem ser apresentados nas primeiras posições dos resultados de pesquisa.

Conteúdo de qualidade

O algoritmo do Google valoriza conteúdos de qualidade, ou seja, conteúdos completos e claros que esclareçam as dúvidas dos leitores. E é por isso que deve investir em textos relevantes e profundos, com mais de 2000 palavras e, claro, com a palavra-chave no título, subtítulos e corpo do texto.

Palavras-chave

A ou as palavras-chave (keywords) dos seus conteúdos não podem ser escolhidas ao acaso! Para conquistar a atenção do Google deve determinar bem as palavras-chave (e posicioná-las melhor ainda ao longo do texto, sem exagerar!). Isso significa escolher as expressões diretamente relacionadas com o tema do conteúdo, com a sua empresa (área de negócio, produto ou serviço) e interesses do seu público-alvo. Pense sempre nas expressões que os utilizadores podem digitar no campo de pesquisa do Google!

O que são palavras-chave e como escolher as suas?

Títulos

Quer o título interno (title tag) quer o título que usa para ranqueamento (SEO title) são importantes para melhorar resultados. O primeiro é aquele que o leitor vê quando clica no seu conteúdo e aquele que lhe deve despertar o interesse para a leitura. O segundo é aquele que surge nos resultados de pesquisa do Google e leva (ou não) o utilizador a clicar no link. Ora, esses títulos podem ser exatamente iguais, mas se conseguir que sejam ligeiramente diferentes, melhor!

Subtítulos

Os subtítulos ou headlines (H1, H2, H3…) também ajudam o seu site a conquistar excelentes posições nos resultados de pesquisa porque mostram a hierarquia da informação, quer ao algoritmo do Google quer ao utilizador, facilitando ao último a leitura do texto.

Meta Description

A meta description ou descrição do texto tem como objetivo resumir o conteúdo em poucas palavras, atraindo os utilizadores para a leitura. Também é um fator de ranqueamento do Google que pode influenciar os resultados pela positiva, se a souber escrever corretamente, ou seja, inserindo a palavra-chave principal e não excedendo 150/160 caracteres.

Imagens

Não são só os textos que devem ser otimizados com SEO, também as imagens são avaliadas pelos fatores de ranqueamento do Google e por isso devem ter os campos alt preenchidos com nomes claros e relacionados com o conteúdo, incluindo a palavra-chave.

Atualização

Como são os conteúdos atuais ou mais recentes aqueles que os fatores de ranking do Google priorizam, é importante ter sempre conteúdos atuais no seu site ou blog, que façam o upgrade de temas sobre os quais até já tenha escrito.

Design Responsivo

Sites com design responsivo, ou seja, que adaptam o seu layout automaticamente ao tamanho do ecrã que o utilizador está a usar para aceder à Internet, obtém melhores posições porque oferecem uma melhor experiência de navegação aos internautas.

Mais informação sobre por que é que a sua empresa deve ter um site com design responsivo, aqui!

Tempo de permanência na página

Se os visitantes do seu site se demoram por lá, ótimo! Caso contrário, o Google pode penalizar o seu site, entendendo-o como desinteressante para os utilizadores. Felizmente que este não é o único fator de ranqueamento do Google, pois nalguns sites, efetivamente, o visitante não precisa de se demorar para ler a informação e ficar agradado com ela; enquanto noutros, como sites de jogos, demora-se, mas o conteúdo até pode ser de qualidade duvidosa.

Certificado SSL

O último item desta lista com os principais fatores de ranqueamento do Google, é o certificado SSL. Se o seu site tiver um e utilizar o endereço HTTPs, está em posição para chegar a melhores resultados porque investiu na segurança dos dados e das informações pessoais dos utilizadores.

Certificado SSL: o que é e como funciona?

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Procura

ARTIGOS POPULARES

10 Etapas para criar um e-commerce e vender na maior loja do mundo!

Ter um computador com acesso à internet é fundamental, mas não basta para começar a vender na maior loja do mundo. Conheça as 10 etapas para criar um e-commerce, aqui!

Como abrir uma loja virtual em Portugal

Da legislação ao software de faturação, passando por uma série de especificações técnicas! Tudo o que precisa de saber para abrir uma loja virtual em Portugal!

12 Passos Para Abrir Uma Loja Online

Hoje em dia, esteja onde estiver e seja a que horas for, desde que tenha acesso à Internet, pode entrar numa loja online, colocar um produto no carrinho de compras, pagar e aguardar a entrega na comodidade do lar. Assim, motivos não lhe faltam para desejar abrir uma loja virtual.

Como Vender No Ebay Passo A Passo

Saiba como vender no ebay passo a passo Vender no eBay, na empresa de comércio eletrónico mais conhecida no mundo, é semelhante a vender

25 Ideias Para Criar Uma Pequena Empresa

Investimento reduzido + espírito empreendedor = negócio rentável Se tem interesse em abrir um negócio lucrativo mas pouco dinheiro para investir, não esmoreça.

Como Abrir Uma Loja Na Internet

Saiba como abrir uma loja na Internet. Vantagens e benefícios de uma loja na Internet. Além de ser uma solução fácil de implementar e gerir, uma loja online apresenta inúmeras vantagens

Como dominar um teste psicotécnico antes que ele o domine a si

Os testes psicotécnicos são uma ferramenta de seleção utilizada em todo o mundo em processos de recrutamento de candidatos para um trabalho, geralmente antes de ser realizada uma entrevista.

A Importância Da Comunicação

Tanto em família como em negócio, não dar importância à comunicação significa perder oportunidades de construção de um bom relacionamento.

Como Abrir Uma Empresa Online?

Para que seja mais fácil abrir uma empresa online e gerar um desenvolvimento económico, o Portal da Empresa desenvolveu ferramentas que permitem criar, de forma simples e segura, empresas online.

Como Criar Uma Empresa Da Forma Tradicional Passo A Passo

O método Tradicional de criação de uma empresa é o mais demoroso, pressupõe várias deslocações e uma atenção acrescida. Contudo, tem a vantagem do contacto pessoal e da facilidade de esclarecimento de dúvidas.

Conteúdo

Principais fatores de ranqueamento do Google

Usamos cookies para que o site funcione corretamente, personalizar conteúdo e anúncios e para analisar o nosso tráfego.
Consulte a nossa política de privacidade.