O Que São Palavras-Chave E Como Escolher As Suas

palavras chave SEO

Entre a keyword específica “o que são palavras-chave” e a keyword genérica “palavras-chave”, qual escolher para otimizar com SEO este artigo? E que outras frases ou expressões lhe juntar? Se não sabe responder, mas tem um negócio ao qual quer dar mais (muito mais) visibilidade online, leia este artigo!

O que são palavras-chave?

Palavras-chave ou keywords são palavras, frases ou expressões inseridas nos motores de pesquisa (como o Google) pelos utilizadores que procuram por algo na Internet. Podem ser uma única palavra (como “Londres”), várias palavras (como “viagem Londres barata”) ou até mesmo frases (como “viagem a Londres com desconto de 50% de 1 a 31 de janeiro”). Genericamente, as keywords servem para trazer os resultados naturais mais relevantes seguindo critérios semânticos ou semelhanças e sinónimos. No contexto da pesquisa, todas estas expressões são consideradas apenas uma palavra-chave e o seu poder e importância é fundamental para o crescimento de qualquer site.

Como é que as palavras-chave funcionam?

E agora que sabe o que são palavras-chave, perceba como funcionam. Se bem escolhidas e se diretamente relacionadas com o conteúdo que a sua empresa quer apresentar, as palavras-chave ajudam a classificar um site em relação à posição em que aparece nas pesquisas do Google. Por outras palavras, são as palavras-chave que vão permitir que uma página na web apareça nos primeiros lugares nos motores de pesquisa e/ou com maior frequência, resultando numa maior conquista de leads, em mais visitas e consecutivamente – e a seu tempo – em mais vendas!

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Como escolher as palavras-chave a inserir no site da sua empresa?

Antes de começar a escolher as palavras-chave tenha em linha de conta que quem pesquisa por algo na Internet, espera encontrar exatamente o que está à procura, e por isso escolher uma boa palavra-chave pode ser uma tarefa difícil, mas que traz excelentes resultados. Na verdade, não basta escolher as palavras, têm de as repetir uma quantidade de vezes e ainda por cima, jogar com a relevância e a importância da página na Internet, além da classificação de Page Rank. Daí que para definir keywords se deva recorrer a técnicas de SEO (Search Engine Optimization) na otimização de sites e às dicas que se seguem:

A lista de keywords deve ser variada e conter palavras que estejam relacionadas com o negócio em causa.

Uma empresa que vende artigos de cosmética, por exemplo, deve incluir desde logo palavras como: “venda cosméticos”, “cosméticos de qualidade”, “cosméticos aos melhores preços”, “cremes antienvelhecimento”, “sérum antirrugas”, “leite hidratante” e por aí fora. Tendo dúvidas, a sugestão é recorrer à ferramenta Keyword Tool da Google, por exemplo, muito útil para escolher as palavras-chave mais indicadas para o seu negócio. Para proceder a este trabalho de recolha de keywords, deve dar os seguintes passos:

  • Pensar no seu cliente-tipo – Que termos ou expressões ele utilizaria para descrever os produtos ou serviços que a sua empresa vende? Por exemplo, se vende produtos capilares para homem, pode começar por algumas categorias básicas que os clientes utilizariam, como “shampoo homem” ou “shampoos para homem” mas também pode adicionar “shampoos e condicionadores para homem”, se considerar que estes termos são os dois frequentemente utilizados. Expanda ainda mais a sua lista incluindo a ou as marcas e os nomes dos produtos.
  • Escolher as palavras-chave que descrevem seu negócio – pense em como descreveria o seu produto ou serviço usando uma pequena lista de ideias-chave e inclua nessa lista, por exemplo, palavras como “shampoo homem”, “shampoos”, “amaciadores”, “gel para cabelo”, “Barber Mind”, “Reuzel”, “Schmiere”, etc.
  • Escolher as palavras-chave mais genéricas ou mais específicas, conforme o seu interesse – ou seja, se quer obter um maior retorno do seu investimento no site, selecione palavras-chave específicas diretamente relacionadas com o tema do seu anúncio porque assim ele só será apresentado para termos aplicáveis à sua empresa. Pegando num exemplo: se tem uma loja de eletrodomésticos e escolher a palavra-chave “Máquina de Lavar Loiça Bosch SMS24AW02E” ou “Máquina de Lavar Loiça Bosch” alcança o público verdadeiramente interessados nesta máquina e nenhum outro. Se quer chegar a mais pessoas, tem de escolher as palavras-chave mais genéricas, como “máquina de lavar loiça”. Assim aparece nas pesquisas de todos os interessados em máquinas de lavar loiça, mas dentro de uma lista de resultados bem mais vasta.

Deve separar os resultados numa grelha para chegar às melhores palavras-chave.

Depois de saber o que são palavras-chave, mas antes de chegar à decisão final, deve separar os resultados pertinentes e colocá-los numa grelha de modo a poder escolher as melhores keywords, e tendo em conta os seguintes pressupostos:

  • Volume de pesquisas – Garanta que existem muitas pessoas a usar as palavras-chave que quer inserir no seu site.
  • Relevância para o negócio – Verifique se o que oferece no site tem relação com o que o utilizador está a pesquisar. A relação perfeita é sempre a mais adequada, ou seja, se escrever “venda de automóveis” pode chegar a uma série de leads, sim, mas se na verdade só vende automóveis usados, não seria mais indicado usar a palavra “usados” ou a expressão “em segunda mão”? A propósito, se as suas palavras-chave tiverem variações comuns, como “segunda mão” e “usados”, adicione todas essas variações à sua lista.
  • Dificuldade da palavra – Perceba que há palavras-chave amplamente exploradas por sites de relevância e bem avaliados pelo Google enquanto outras ainda dão bastante margem para que sites novos apareçam entre os primeiros resultados. Mas em qualquer caso, é difícil posicionar um site entre os primeiros lugares para alguns termos e se o quiser confirmar, avalie o preço na ferramenta AdWords (as palavras mais caras costumam ser as mais difíceis), por exemplo.

Após a elaboração da grelha de keywords, deve avaliar cada um dos termos para chegar aos resultados finais e depois guardar a grelha porque pode ser necessária no futuro quando tiver de reavaliar os resultados.

E por fim… fazer um estudo da concorrência.

Depois de concluída a grelha ou em simultâneo, deve fazer um estudo de mercado para analisar a concorrência com sites semelhantes ao seu, avaliando as suas palavras-chave (faça-o regularmente) de modo a criar alguma diferença.

Como analisar a concorrência? Mais informações, aqui!

Como agrupar as palavras-chave?

Já sabe o que são palavras-chave? Já escolheu as suas keywords? Parabéns! Mas o trabalho não está concluído. Agora deve organizá-las e separá-las em grupos de anúncios com base nos produtos, serviços ou outras categorias. A maioria dos anunciantes considera útil ter entre 5 a 20 palavras-chave por grupo de anúncios. Por exemplo, tratando-se de um stand de venda de automóveis usados pode criar dois grupos de anúncios, cada um com 5 keywords: um para carros desportivos e outros para carros familiares. Se vende produtos capilares, pode separar por mulheres e homens, se vende roupa pode separar por categorias, como camisas, calças, calçado, etc.

E se mesmo com toda a informação necessária para escolher as suas palavras-chave, está hesitante, não desanime! É por isso que existem profissionais e empresas especializadas em SEO que podem ajudar o seu negócio a alcançar mais destaque online. Se por outro lado, sabe a resposta às questões que lhe fizemos na abertura deste artigo, está preparado para começar. A saber, a nossa keyword principal é específica “o que são palavras-chave” porque queremos chegar aos leitores que ainda não sabem bem o que são keywords, mas usámos a expressão genérica “palavras-chave” (entre outras) num nível secundário, para chegar também a quem procura mais informação sobre o assunto, nomeadamente quem procura saber como escolher as palavras-chave certas. Boa sorte para si!

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E agora que sabe o que são palavras-chave e como escolher as suas, clique aqui e aproveite para ler também o nosso artigo sobre como divulgar a sua empresa na Internet!

Sobre Sofia Santos
Sofia Santos
Para ela escrever é dançar, rodopiar, suar, cansar, brilhar, aprender, rir e sonhar. Ir e voltar sem sair do lugar!

Licenciada, pós-graduada e mestre em Comunicação.

Certificada em Content Marketing e Inbound Marketing pela HubSpot Academy.

Lançou o projeto Conteúdo & Manteúdo - de produção profissional de conteúdos para web – com a missão de melhorar o posicionamento da informação dos negócios nos motores de pesquisa, atrair um público-alvo específico, aumentar o número de acessos e partilhas, fidelizar leitores, ampliar a visibilidade e autoridade das empresas e, claro, conquistar clientes e torná-los clientes fiéis!

No fundo o seu objetivo é redigir artigos que possam interessar e oferecer soluções para os problemas dos clientes… dos seus clientes!
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