Várias forças policiais do Reino Unido estão gradualmente a retirar-se da plataforma X (anteriormente Twitter) de Elon Musk, alegando preocupações significativas sobre a disseminação de desinformação e conteúdo extremista, revelou uma investigação recente da Reuters.
A decisão surge num momento de crescente tensão entre as autoridades britânicas e a rede social. Durante o verão, X foi o palco de propagação de desinformação que desencadeou motins em diversas regiões do Reino Unido, alegadamente segundo fontes policiais, aumentando as preocupações sobre o impacto potencialmente desestabilizador da plataforma.
A retirada progressiva da representação das forças policiais representa um desafio significativo para a credibilidade e confiabilidade na rede social X, dados da similarweb mostram um declínio de 19% nos utilizadores britânicos no uso da aplicação, refletindo uma tendência de afastamento, será temporária?
A investigação da Reuters revelou um movimento significativo de distanciamento digital das forças policiais britânicas em relação à plataforma X, a Polícia de West Midlands apresentou uma redução mais dramática, praticamente eliminando a sua presença digital ao diminuir publicações em cerca de 95% comparado ao ano anterior. De forma similar, a Lancashire Police adotou uma estratégia de retração, reduzindo a sua utilização na plataforma em aproximadamente três quartos das suas comunicações habituais, num passo ainda mais radical, a Derbyshire Police optou por um corte total, interrompendo completamente as suas publicações a partir de dia 12 de agosto, mantendo-se apenas em modo passivo de resposta a eventuais consultas. A North Wales Police foi a única força a abandonar oficialmente o X, declarando que “a plataforma não era mais um meio de comunicação eficaz“.