O primeiro-ministro português, Luís Montenegro, iniciou hoje uma visita oficial de três dias a Angola, com o objetivo de fortalecer as relações bilaterais, assinalar marcos históricos e explorar novas oportunidades de cooperação económica.
A visita de Montenegro a Angola ocorre num ano significativo para as relações entre os dois países, marcando o 50.º aniversário do 25 de Abril em Portugal e antecipando o cinquentenário da independência de Angola em 2025. Esta visita visa definir prioridades e uma agenda comum para os próximos anos, focando-se no relacionamento político e económico.
Durante a visita, Montenegro e o Presidente João Lourenço discutiram a dinamização da linha de crédito Portugal-Angola, oportunidades de investimento no Corredor do Lobito e a presença portuguesa na Feira Internacional de Luanda (FILDA). A mobilidade de pessoas, capitais e direitos sociais, bem como o ensino e a formação profissional, também foram temas centrais.
O governo português destacou a importância desta visita para afirmar Portugal como um parceiro confiável para Angola, reforçando laços históricos e abrindo novas possibilidades de cooperação.
A relação entre Portugal e Angola tem se fortalecido ao longo dos anos, com a assinatura de 13 acordos bilaterais na visita do anterior primeiro-ministro António Costa. A atual visita de Montenegro reforça esse compromisso, visando novos avanços em diversas áreas.
- Visita de Montenegro a Angola:
- 23 de julho de 2024
- Primeiro-ministro português Luís Montenegro inicia visita oficial de três dias a Angola.
- Fortalecimento das relações entre Portugal e Angola, definindo prioridades e uma agenda comum para os próximos anos.
- Atividades do Primeiro Dia:
- Deposição de uma coroa de flores no Memorial Agostinho Neto em Luanda.
- Reunião com o Presidente João Lourenço no Palácio Presidencial, seguido de honras militares.
- Encontro a sós entre Montenegro e Lourenço, seguido por reuniões entre delegações alargadas e assinatura de instrumentos jurídicos.
- Visita à Escola Portuguesa e solução para professores em situação de precariedade.
- Visita à Fortaleza de São Miguel, agora um museu.
- Receção à comunidade portuguesa com 18 membros do Governo angolano e representantes de empresas.
- Duração da Visita:
- A visita termina na noite de quinta-feira, 25 de julho de 2024.
A visita de Luís Montenegro a Angola, acompanhada por altos funcionários do governo português, é um passo significativo para fortalecer as relações bilaterais. Espera-se que os acordos e discussões realizados durante esta visita resultem em novas parcerias e investimentos, beneficiando ambos os países.