Escusa de dizer “ai e tal, não tenho tempo para ler” porque se quer ser um bom técnico de marketing nos tempos que correm, deve folhear pelo menos alguns dos livros desta lista.
Se trabalha em marketing digital e almeja ser um profissional bem sucedido, deve manter-se informado e atualizado. Existem livros sobre as novas competências do marketing que não deve deixar de ler. Coletâneas de ideias que o vão motivar para aprender mais sobre as estratégias digitais, seja pesquisa no Google, otimização de sites (SEO) ou redes sociais.
Os Melhores Livros De Marketing Digital
Marketing na Era Digital, Martha Gabriel
Este é um livro que aborda em linguagem simples e objetiva, a importância estratégica do marketing digital tanto para o profissional de marketing como para o cliente. Os temas passam pelas maiores tendências do momento: mobile marketing, redes sociais, email marketing, SEO, SEM, WOMM, realidade aumentada, sites e blogs, entre outros.
A obra tem a particularidade de integrar informações digitais online: através de um dispositivo móvel ligado à internet, o leitor tem acesso a case studys, exemplos e vídeos digitais online disponíveis a qualquer instante nos QRcodes presentes ao longo dos capítulos.
Free, Chris Anderson
Hoje o “grátis” é a ferramenta estratégica número um na Internet, já que é um dos melhores argumentos para angariação de leads e de clientes, dentro de um site, de uma rede social ou de um órgão de comunicação online.
Não é por acaso que há uma quantidade enorme de ebooks e cursos online gratuitos nos meios digitais. É a forma que as empresas encontraram para trabalhar o seu email marketing e o relacionamento no longo prazo.
Este é praticamente um livro de economia, que revela como é que as empresas em ambientes digitais conseguem transformar serviços gratuitos em milhões ou bilhões de dólares.
Marketing 3.0, Philip Kotler
O conceituado autor vem agora demonstrar que hoje em dia os consumidores escolhem os produtos e as empresas que satisfazem a suas necessidades mais profundas de criatividade, comunidade e idealismo. Para este tipo de pessoas, mais conscienciosas e atentas à tecnologia, as velhas regras do marketing não se aplicam. Assim, é necessário criar produtos, serviços e culturas de empresa que sejam inspiradoras e que incluam e respeitem os valores dos seus clientes.
Esta é uma obra crucial para compreender as modernas tendências dos consumidores e de que forma as empresas têm de se lhes adaptar.
Marketing 3.0 surge como uma rotura com os antigos modelos. Vai além das abordagens de Kotler baseadas no produto (Marketing 1.0) e no consumidor (Marketing 2.0), oferecendo uma nova perspetiva, mais abrangente, que encara os consumidores como pessoas multidimensionais.
O livro apresenta as principais ideias dos autores Philip Kotler, Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan, ilustradas com exemplos concretos, de maneira a que as empresas possam facilmente integrar as práticas do Marketing 3.0 na sua organização.
Os 8 Ps do Marketing Digital, Conrado Adolpho
O livro destina-se a profissionais de marketing, administradores, empresários, profissionais liberais e estudantes e fala dos passos necessários para alcançar o sucesso nas estratégias de negócio online.
O autor mostra como é que se pode e deve transformar a Internet numa lucrativa ferramenta de negócios. Através de imensos case studys, Conrado Adolpho põe em evidência o lado prático do marketing digital sem deixar de expor de maneira didática e abrangente toda uma nova teoria gerada pela era do conhecimento e pelas novas tecnologias da informação e da comunicação.
Neste livro a Internet é tratada de forma quase humana, porque para Adolpho a Internet não é feita por máquinas mas sim por pessoas. E só as empresas que assim o entendem e que tenham o domínio prático sobre as táticas desse novo mundo digital, vão prosperar no mercado.
Estratégias em Mídias Sociais, Fábio Cipriani
Os meios de comunicação mudaram a forma de fazer negócios, aproximando as empresas e os consumidores como nunca! A obra em causa mostra como fazer bom uso dessa nova forma de comunicação com o mercado, para melhorar a reputação das marcas, aumentar a satisfação e fidelidade dos clientes e vender mais.
O livro investe em detalhes sem deixar de ser conciso e direto.
A Revolução das Mídias Sociais, André Telles
O autor explica que estratégias aliadas aos media devem ser estruturadas para otimizar os esforços online de uma empresa num livro recheado de casos, conceitos, dicas, ferramentas, táticas e estratégias para tirar proveito dos meios de comunicação.
O livro ainda conta com um capítulo sobre marketing político digital e com uma lista das principais referências digitais no Brasil e Portugal.
A Cauda Longa, Chris Anderson
Analisar a cauda longa das buscas das palavras chave no Google tornou-se uma tarefa essencial para qualquer técnico de marketing.
Parace um livro óbvio mas a verdade é que ninguém antes de Chris Anderson tinha falado em nichos que, quaisquer que sejam, neste mundo tão populoso são sempre muita gente. A Cauda Longa fala justamente de como ganhar dinheiro atingindo os nichos a partir de alguns exemplos de empresas americanas.
Web Analitica, Avinash Kaushik
Um livro escrito pelo guru do Google Analytics. De leitura obrigatória para quem pretende perceber mais sobre a otimização de sites (SEO) e conhecer as estratégias de melhor rankeamento e aumento de qualidade de um site nos motores de busca da Internet.
Vai Fundo, Gary Vaynechurck
Aprenda com Gary Vaynerchuk a usar os recursos da Internet para fazer negócios.
Um guia prático para os negócios do nosso dia a dia ajustado a quem quer entrar agora no mundo do marketing digital.
O livro fornece dicas sobre diversos assuntos, nomeadamente como encontrar o seu público alvo e como interagir com ele nos medias. Tudo numa linguagem simples e clara.
Você é o que você compartilha, Gil Giardelli
O autor pretende com este livro auxiliar todos quantos queiram entender e aproveitar o que de melhor pode ser feito na era das novas tecnologias e partilhas. Desta forma, ensina-nos como entrar no novo mundo para aumentar o valor dos negócios e como equilibrar a vida online com a vida offline. Uma obra direcionada aos que mais gostam de partilhar ideias e conhecimentos.
A Bíblia do Marketing Digital, Claudio Torres
Um guia prático para utilizar a Internet para os negócios e implementar ações de marketing, comunicação e publicidade online.
A obra aborda as principais estratégias, ações e ferramentas presentes na web, além de roteiros práticos de uso no dia a dia, pelo que deve ser consultada várias vezes.
4 e-Business, Vasco Marques
Uma obra que revela as melhores estratégias digitais de um plano de marketing.
De acordo com Vasco Marques deve-se investir imediatamente na Internet quanto mais não seja porque é o único canal onde o investimento em marketing continua a aumentar. Seja qual for o seu negócio, é imprescindível que ele esteja online.
33 milhões de pessoas na sua rede de contatos, Juliette Powell
Um ótimo livro para estudar casos de sucesso feitos nas e com os contactos das redes sociais. De leitura fácil e rápida.
A Galáxia da Internet, Manuel Castells
É um livro que enriquece o conhecimento da sociedade digital, conduzido pelo famoso sociológo espanhol Manuel Castells.
O Novo Marketing, Marcos Cobra e Roberto Brezzo
Uma visão abrangente do marketing, uma das disciplinas mais jovens dentro do campo das ciências empresariais, que começa na contextualização e enquadramento da sua evolução. Aqui não faltam teorias nem áreas de especialização como marketing na moda, na Internet, neuromarketing, marketing de experiências, etc.
O livro contribui para que os estudantes e investigadores do marketing compreendam e estejam em condições de aplicar o novo marketing nas suas diversas vertentes.
E agora encomende online ou vá até uma livraria para comprar uma, várias ou mesmo todas as sugestões de livros apresentadas e boas leituras!
Uma resposta
Olá Sofia,
Muitos parabéns pelo artigo. É muito útil! Estou a adquirir competências nesta área. Pode aconselhar-me literatura específica na área do digital analytics?
Descobri recentemente este livro em Português: http://www.fnac.pt/Digital-Marketing-Analytics-Andre-Zeferino/a1008798#
que creio ter o prefácio do Avinash Kaushik – Pode partilhar uma opinião? E sobre outros que considere serem úteis?
Obrigada!