O que é que as pequenas, médias e grandes empresas, vendam produtos ou serviços, têm em comum? O facto de quererem conquistar cada vez mais clientes pelo menor custo possível. E como o conseguem? A fazer publicidade na Internet! Um modelo de divulgação bastante eficaz para qualquer área de atuação e tipo de público-alvo, que se tem tornado uma prática comum no mundo dos negócios, independentemente do canal e formato do anúncio online (vídeo, texto ou imagens), já que… todos os anúncios funcionam! Porque todos são mais assertivos e mais rápidos do que os anúncios da publicidade offline e por isso permitem alcançar mais clientes e gerar mais vendas!
Melhores formas de fazer publicidade na Internet
A publicidade na Internet é uma excelente estratégia de marketing digital para conseguir que o seu produto ou serviço seja reconhecido no mercado. Com os consumidores a optarem cada vez mais pela pesquisa e compra online, hoje em dia qualquer tipo de empresa com algum budget disponível, deve fazer publicidade nas diferentes plataformas disponíveis na web que permitem a divulgação de serviços e produtos físicos ou digitais de forma muito fácil, rápida, eficiente e barata.
- Fácil porque os canais de publicidade na Internet são muito intuitivos e simples de usar.
- Rápida porque a publicidade online aparece aos consumidores no momento em que o anunciante bem entender.
- Eficiente porque os anúncios na Internet são segmentados para chegar a um público específico, ou seja, às pessoas que realmente têm potencial para se interessarem por determinado produto/serviço.
- Barata porque o anunciante paga apenas o que quiser, por clique. E se criar uma boa campanha de publicidade online, consegue recuperar mais do que o orçamento investido, por menor que ele seja.
Com estas vantagens, seguramente que já está convencido de que vai obter bom retorno deste investimento, por isso vamos passar sem demoras às melhores formas de fazer publicidade na Internet, um campo fértil para oportunidades de negócio!
1. Publicidade nos motores de busca
O SEM ou Search Engine Marketing é sem dúvida uma das melhores formas de fazer publicidade na Internet, particularmente no motor de busca Google. Se a ideia lhe agrada, basta recorrer aos links patrocinados do Google Ads para melhorar o posicionamento do seu site, anunciando os seus produtos ou serviços através daqueles anúncios que são exibidos no topo das páginas dos resultados das pesquisas que aparecem aos utilizadores (com a indicação “anúncio”). Utilizadores que andam, precisamente, à procura do seu produto/serviço!
Por norma, o SEM funciona através de PPC ou pagamento por clique, o que significa que só paga os cliques feitos no seu anúncio, e pode escolher o valor máximo que está na disposição de pagar por um clique e a duração da campanha.
De salientar que os links patrocinados podem ser segmentados para o público-alvo que mais lhe interessa de forma a aumentar o tráfego para o seu site (blog ou loja online) e assim conseguir mais leads e conversões.
2. Publicidade nas redes sociais
Fazer publicidade através do Google Ads talvez não chegue, não é verdade? Particularmente numa altura em que os consumidores passam cada vez mais tempo a fazer scroll pelas redes sociais. Felizmente, estas plataformas também apresentam excelentes opções a nível de publicidade online. O Facebook Ads é um dos recursos mais conhecidos para o fazer, mas se o seu público (também) estiver noutra plataforma pode criar anúncios segmentados no Instagram, YouTube, LinkedIn, Twitter, etc. Além de obter mais tráfego para os seus perfis, a publicidade nas redes sociais também direciona os seguidores para o seu site, blog ou loja online.
3. Publicidade com banners
Se prefere fazer publicidade na Internet através de anúncios localizados em áreas estratégicas de páginas na web, pode recorrer a banners que redirecionam os utilizadores que neles clicam às landing pages ou às páginas de destino a que se referem. Na verdade, os banners foram o primeiro tipo de publicidade na Internet, mas continuam a ser funcionais até porque permitem formatos e designs diferentes para captar a atenção do seu público-alvo.
4. Publicidade com janelas pop-up
Sim, são muito irritantes, mas eficientes! Falamos das janelas pop-up que abrem sem pedir licença, quando os utilizadores estão a entrar ou navegar pelas páginas de um site. É claro que na esmagadora maioria das vezes, os utilizadores as fecham de imediato, mas pode acertar em cheio numa minoria com pop-ups… se os usar com mestria! Por exemplo, para convidar um visitante do seu site a registar-se para receber uma newsletter ou para oferecer um vale de desconto a um potencial cliente da sua loja online.
5. Publicidade em blogs
E se tem um blog, porque não aproveitá-lo para fazer publicidade através do chamado branded content ou conteúdo de marca? Atenção que não se trata de fazer anúncios aos seus produtos ou serviços no blog, mas de usar o storytelling para fazer uma publicidade mais indireta e editorial, por detrás de um conteúdo relevante para o seu público-alvo e cujo objetivo não seja a venda direta, mas sim a reflexão e a experiência, com o encaminhamento (claro está!) para uma compra no futuro.
E agora que conhece as melhores formas de fazer publicidade na Internet, escolha aquela ou aquelas que se adaptam à especificidade do seu negócio e público-alvo para poder beneficiar de todas as vantagens que a publicidade online pode trazer para uma empresa.
E se não ficou convencido, faça o favor de clicar aqui para conhecer 17 motivos para fazer publicidade na Internet!