As melhores dicas para aumentar a taxa de abertura de emails
Nenhum empresário tem dúvidas de que o email é um dos melhores canais para chegar a clientes e potenciais clientes, mas na hora de analisar os resultados, pode ficar com dúvidas (isso sim!) sobre como aumentar a taxa de abertura de emails porque os resultados ficaram aquém das expetativas…
Ora, tendo em conta que 72% dos consumidores escolhem o email como o melhor canal para receber comunicações de empresas (dados da MarketingSherpa) e que 99% desses consumidores abrem as suas caixas de correio todos os dias (dados DMA Insights), não há como recusar dicas para ajudar a aumentar a taxa de abertura de emails, quanto mais não seja porque esta ferramenta de marketing digital ainda é a mais rentável em termos de custo/beneficio e das que mais resultados gera na Internet.
O que é taxa de abertura de email?
Taxa de abertura de email é o número de contactos que abriram determinado email a dividir pelo número total de emails enviados numa campanha (excluindo bounces). Por exemplo: se a taxa de abertura de email for de 25% significa que em cada 100 emails enviados e entregues, 25 foram visualizados. E lembre-se de que uma taxa de abertura de email acima dos 25% já é excelente!
Como aumentar a taxa de abertura de emails?
Se já percebeu que o envio de email marketing, para funcionar em pleno, requer a adoção de algumas estratégias que ajudem a aumentar a taxa de abertura de email, os cliques nos seus conteúdos e, naturalmente, a conquista e fidelização de mais clientes, é hora de tomar nota das próximas dicas!
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Segmentando o público-alvo
Enviar a mesma campanha de email marketing para todos os contactos da sua base de dados, não é a melhor estratégia para aumentar a taxa de abertura de emails. O ideal é segmentar os seus contactos, ou seja, formar grupos com interesses idênticos para envios mais efetivos. E para isso deve segmentar o seu público-alvo de acordo com informações geográficas, demográficas, comportamentais, de interesses, etc, para que os seus emails cheguem às pessoas certas e tenham mais probabilidades de serem abertos.
Elaborando diferentes formatos de email
Enviar apenas campanhas de publicidade por email, não chega! Deve usar diversos tipos de email para conquistar potenciais clientes nos diferentes momentos de compra ou estádios da jornada do consumidor: notícias, dicas, newsletters, promoções, etc.
Personalizando a mensagem
A personalização de emails é fundamental para cativar os leitores e levá-los a interagir com a mensagem. Por isso, aproveite as ferramentas de automação disponíveis, e use o nome dos seus contactos para o seu email ficar mais personalizado e acabar por conseguir converter os utilizadores em leads.
E por falar em personalização, não se esqueça de usar sempre um nome de remetente que seja reconhecido pelo leitor. Pode dar-se o caso de preferir usar o nome da sua marca no remetente, mas também se pode dar o caso de querer personalizar no remetente e usar nomes de colaboradores. Afinal, os emails são sempre de pessoas para pessoas, não é verdade? E mais importante que isso, é manter o nome do remetente (seja ele qual for) o máximo de tempo possível de forma a treinar o leitor e acostumá-lo à sua presença.
Escrevendo títulos atrativos
Ainda que segmente, elabore diferentes formatos de email e personalize a mensagem, se não usar títulos atrativos, nada feito! Efetivamente, os títulos dos emails ou linhas de assunto são a peça-chave para aumentar a taxa de abertura de emails e é por isso que deve escrever sempre títulos chamativos, criativos, claros, relevantes e, claro, relacionados com o conteúdo do email. Este tipo de títulos que são uma “amostra” do que tem para oferecer e “saltam à vista” levam os recetores a clicar para obter mais informação.
Enviando na frequência certa
Enviar emails de hora a hora, todos os dias ou apenas uma vez por semana? Não há uma fórmula que seja válida para todas as empresas e por isso deve determinar, no seu negócio em particular, qual a frequência mais indicada para o envio de emails, tendo sempre em conta que o excesso de emails aborrece os leitores, mas a escassez também não traz bons resultados! Logo, crie uma sequência (semanal, quinzenal ou mensal) de acordo com o seu negócio e produto/serviço que vende e depois vá monitorizando para perceber se escolheu a opção certa. Não tendo acertado, vá ajustando até chegar à periodicidade que lhe traz melhores resultados, ou seja, aquela que contribui para aumentar a taxa de abertura de emails. E leve também em linha de conta a hora em que faz o envio: antes e depois da hora de almoço, em dias úteis, costuma ser uma boa opção!
Monitorizando os resultados
E por falar em monitorização de resultados de envio de email, é importante que, além da taxa de abertura de emails, consiga recolher dados sobre outras ações, até porque a abertura de um email não lhe garante que o recetor tenha feito mais do que dar uma vista de olhos a uma imagem, correto? Por isso, avalie a qualidade dos leads que chegam através de email marketing e a velocidade com que avançam ao longo do funil de vendas, em direção à compra do seu produto ou serviço.
Se para seguir as nossas dicas sobre como aumentar a taxa de abertura de emails, precisa, antes de mais, de contas de email profissionais para a sua empresa, clique aqui e conheça os planos de emails da PME!