Aproxime-se dos seus clientes
O marketing de relacionamento é uma combinação de ações estratégicas que têm como objetivo a manutenção do bom relacionamento entre empresa e clientes. Nesse sentido, importa conduzir e mostrar ao consumidor quais são os canais que a empresa oferece para a realização dos seus desejos e necessidades. Tudo com o objetivo de transformar o potencial cliente em cliente, de potenciar a frequência de compra, reduzir desistências e fidelizar pessoas pela satisfação.
As estratégias usadas no marketing de relacionamento tentam, em primeiro lugar, confirmar se as expectativas do consumidor com a marca, produto ou serviço estão a ser correspondidas, para que seja estabelecido um bom relacionamento entre cliente e empresa. Depois, é necessário manter o tão almejado bom relacionamento entre a empresa e os clientes e potenciais clientes. Para tal, deve atrai-los para que se tornem fãs da sua marca em lugar de meros consumidores do produto ou serviço que vende!
As três sugestões que deve ter em conta antes de começar o seu marketing de relacionamento.
- Não pense nos seus clientes como pessoas que compram os seus produtos ou aderem aos seus serviços e depois desaparecem. Veja-os como a oportunidade de um novo relacionamento, onde ambas as partes podem beneficiar da proximidade através de um vínculo de confiança e credibilidade
- Siga algumas etapas simples para começar a gerar relacionamentos duradouros com seus clientes: captar, reter, fidelizar e fazer ações de pós venda. Com estas etapas torna-se mais fácil manter o cliente satisfeito. Mas atenção que geralmente as ações de marketing de relacionamento só alcançam resultados a longo prazo. Tenha paciência.
- Valorize as redes sociais. São o meio mais simples e menos dispendiosos que tem para estar presente na vida dos seus clientes. Mostre-se disponível para conversar, negociar, interagir e até criar novos relacionamentos pelo meio daqueles que já conquistou.
Claro que nas redes sociais é necessário tomar alguns cuidados, porque não basta criar uma página em todas as redes, é imprescindível que tenha tempo e conhecimentos sobre marketing online para se dedicar da melhor forma a este canal, criando conteúdos relevantes para os seus clientes.
Importância da criação de um bom marketing de relacionamento
Um bom marketing de relacionamento tem como missão apresentar ao mercado os diferenciais que a empresa oferece, para que fique claro para o cliente quais são os motivos pelos quais escolheu a sua marca no lugar de outra.
Assim é importante implementá-lo para:
- Aproximar a empresa do cliente
- Compreender as necessidades e desejos dos clientes
- Possibilitar a gestão de relacionamento na empresa
- Aumentar a perceção do valor da marca
- Potenciar a rentabilidade da empresa a longo prazo
- Ampliar a base de dados dos seus clientes e potenciais clientes
Como fazer um bom marketing de relacionamento
Antes de mais, deve estabelecer este objetivo: quando as pessoas começarem a falar de sua marca tem um marketing de relacionamento a funcionar em pleno. Mas até lá tem muito trabalho pela frente…
Hoje, vender não é suficiente, é necessário relacionar-se com os clientes. Somente conquistando o cliente em todas as etapas da venda será possível criar uma relação de confiança entre ambas as partes: o cliente sabe que pode contar com sua empresa quando precisar e você sabe que pode contar com o cliente sempre que ele precisar. Perfeito!
Logo, a base de um marketing de relacionamento é conquistar clientes mais do que obtê-los. Assim, é preciso que as ações sejam focadas nos consumidores, que são as pessoas mais importantes para a empresa, já que são eles que geram os lucros. Ao conhecer bem seus clientes, consegue perceber e atender aos seus desejos. Quando o fizer, os consumidores entendem que as suas expectativas foram correspondidas e ficam fidelizados.
Para começar deve alinhar estratégias de forma a manter-se em contato constante com os clientes, oferecendo-lhes ajuda, informações, assistência, esclarecendo dúvidas, etc. Tal como nas suas relações pessoais, também as relações profissionais só funcionarão em pleno e serão duradouras se estiver presente na vida do cliente. O contato constante, feito de forma correta, faz com que a marca seja fixada na mente dos consumidores. E isso confirma-se quando analisamos empresas focadas no relacionamento com seu público. Tendem a ter melhores resultados em geral porque contam com clientes fiéis, defensores da marca. Junte-se a elas!
Através de um bom programa de marketing de relacionamento, a sua empresa consegue perceber se o cliente está satisfeito ou não com os serviços/produtos que oferece. Além disso, entende se as expectativas do cliente para com a empresa estão a ser atendidas e sabe qual ou quais as expectativas que têm prioridade.
Por outro lado, consegue avaliar a forma como o cliente percebe a sua empresa e julga a concorrência, e isso permite-lhe determinar as ações que devem ser implementadas para atender ainda melhor às expectativas dos consumidores.
Depois de reconhecer que a escolha é do cliente, atenda às necessidades do seu público. Compreenda as mudanças do mercado e acompanhe-as. Sempre.
Se tentar cultivar o marketing de relacionamento com cada cliente da forma mais pessoal e exclusiva possível, através das redes sociais, pós-venda, envio de campanhas de email marketing, eventos, etc, consegue destacar-se no meio da concorrência e fixar a sua marca na mente dos consumidores, tornando-se uma referência.