Não deixe para amanhã o blog que pode fazer hoje
Qualquer empresa que deseje ter sucesso na Internet precisa de incluir um blog na sua estratégia de marketing digital. Por outras palavras, precisa de encetar esta espécie de diário eletrónico da empresa para manter o seu público informado e esclarecido sobre tudo que acontece no negócio: novos produtos e serviços, campanhas, promoções, formação, notícias, emprego, ação social, eventos, artigos de opinião…
O blog é uma ferramenta de comunicação que nasceu na década de 1990 com o objetivo de partilhar ideias, pensamentos, sentimentos, pontos de vista e experiências para um determinado número de seguidores. Mas de lá para cá, começou a ser cada vez mais utilizado em todo o mundo devido à interatividade que proporciona e tornou-se uma arma poderosa para os profissionais de marketing digital.
Se não está convencido, saiba que segundo pesquisas recentes, mais de 10% dos internautas têm ou já tiveram blogs e mais de 1/3 dos utilizadores da Internet leem blogs. Isso prova que um blog é uma ferramenta de informação e comunicação importante, considerada mesmo como uma alternativa aos órgãos de informação tradicionais. E a sua empresa não lhe pode ficar imune!
Na sociedade moderna, para destacar o seu negócio da concorrência deve apostar numa comunicação eficiente e eficaz. Deve ser capaz de encontrar os meios mais adequados para passar a sua mensagem de forma rápida e percetível para o seu público. É a revolução digital. Não há como lhe virar as costas porque os seus meios (site, redes sociais, blogs, etc) facilitam a forma de comunicar com os seus clientes.
Deste modo e independentemente do tamanho da sua empresa, possuir um blog será sempre uma vantagem, uma ótima estratégia de passar conteúdo online. Nesta estratégia, há que aproveitar a principal função de um blog que é estabelecer um canal rápido de troca de informação entre a sua empresas e os seus clientes, fornecedores e demais parceiros de negócios. Mas outra função não menos importante deve ser levada em linha de conta: a possibilidade de se recolher num blog informações em jeito de comentários que reproduzem um excelente feedback para conhecer melhor as ideias e pontos de vista do cliente e melhorar aspetos menos positivos do negócio.
Como sabe, pode encontrar na Internet diversos tipos de blogs como diários pessoais, blogs de famílias, blogs de análises e comentários, revisões ou comentários de produtos, blogs que agregam vários de tipos de meios de comunicação com fotos, músicas e filmes… mas se não pode encontrar um blog sobre o seu negócio é porque se descuidou com esta poderosa ferramenta online! Não deixe para amanhã o blog que pode criar hoje.
10 Motivos para ter um blog para empresa
1. Aumentar o tráfego para o site
Criando e atualizando constantemente um blog, consegue desenvolver conteúdo relevante para os seus leitores – sejam amigos, clientes ou fornecedores – e direcioná-los com facilidade do blog para o site da sua empresa. Inclusive, pode faze-lo adicionando links nos seus posts para as chamadas landing pages, aquelas páginas que tem mais interesse em divulgar.
Além do site, pode aproveitar para gerar tráfego para as redes sociais, como Facebook, Twitter e LinkedIn (página da empresa e grupos). Uma sugestão eficiente é a de inserir widgets (botões das redes sociais) nos posts para que as pessoas possam deixar o seu “like” e partilhar com amigos nas redes.
2. Melhorar o SEO do site
Os blogs que são constantemente atualizados aumentam muito o SEO (Search Engine Optimization), ou seja, o mecanismo de otimização de sites, e permitem-lhe chegar a um potencial cliente, através de pesquisas na web, com maior rapidez e facilidade.
Na verdade, se publicar artigos bem escritos não só prova o seu conhecimento na área em questão como amplia a imagem que o mercado tem sobre a sua empresa. Que maior prova de segurança pode dar a potenciais clientes?
Antes o Google dava mais ênfase às palavras-chave de uma página para posicioná-la nos resultados de busca mas com o progresso da tecnologia, foram criadas fórmulas complexas que permitem perceber, entre outras coisas, qual a frequência com que uma pessoa publica novos conteúdos no seu blog. Desta forma, a atividade de blogar passou a ser utilizada pelas empresas com o objetivo de aparecer nos primeiros resultados do Google (e outros motores de busca), atrair tráfego até suas lojas online, por exemplo, e em consequência, vender mais. Logo, um blog bem administrado terá mais hipóteses de conseguir uma posição melhor no ranking dos mecanismos de busca. Mas atenção, deve faze-lo de uma forma regrada pois se exagerar corre o risco de ser penalizado pelo Google.
3. Desenvolver um relacionamento mais próximo com o cliente
Os blogs são o canal de comunicação ideal para potenciar uma relação próxima com os seus clientes porque permitem maior interação do que um site, por exemplo. São perfeitos para aumentar a credibilidade e confiança das pessoas nos seus produtos e/ou serviços ao mesmo tempo que situam a sua empresa na vanguarda da concorrência, precisamente porque através das informações que publicam, estreitam uma relação com os clientes e aproximam-se dos potenciais clientes.
Deixe de lado a componente comercial pura e dura e demonstre que está a trabalhar para satisfazer os seus clientes, que é o seu maior aliado. Consiga-o respondendo sempre aos comentários que os leitores deixam nos artigos.
4. Conhecer a opinião dos clientes
Um blog é também um ótimo instrumento de marketing para conhecer melhor o seu público, saber o que ele deseja e qual a sua opinião sobre a sua empresa ou marca. E desta forma pode aproveitar as informações recolhidas no blog para melhorar alguns aspetos do seu negócio.
5. Gerar maior visibilidade
Um blog gera mais visibilidade para a sua empresa e aumenta a popularidade do seu site. É uma forma rápida e prática de divulgação dos seus produtos ou serviços
6. Dar credibilidade ao negócio
Um blog dá credibilidade a um negócio e projeta a imagem de uma empresa para o ambiente virtual e dai para o exterior.
7. Espalhar conhecimento
Com a publicação periódica de informações, enriquece o conhecimento dos seus clientes, colaboradores, fornecedores e outros parceiros. Esta é uma oportunidade de tornar-se especialista em determinada área – o seu negócio – de forma a ser citado e consultado por portais e órgãos de comunicação social.
8. Humanizar a empresa
Um blog dá um rosto a um negócio, humaniza uma empresa ou instituição e consequentemente gera maior transparência nas operações.
9. Promover a sua marca
Com um blog consegue facilmente promover a sua marca, serviço ou produto sem bombardear com publicidade e propaganda o seu público-alvo.
Como deve manter um blog empresarial?
a) Atualizando
Em primeiro lugar, ao contrário do site, o seu blog empresarial precisa de ser constantemente atualizado com conteúdo de qualidade, informações sobre a empresa e produtos ou serviços, novidades, promoções, eventos, artigos de opinião, notícias sobre a área de atuação do negócio, entre outros temas como guias, conselhos e dicas, conteúdos infográficos, vídeos, entrevistas com pessoas relevantes da sua área de atuação e com clientes e manuais técnicos de produtos.
É preciso partilhar informações interessantes para os clientes pelo menos duas vezes por semana e para isso coloque o seu marketing em ação.
b) Dando feedback
Não basta atualizar o blog. Lembre-se que cada post pode (e deve) ser comentado pelos leitores. Esteja atento, no caso de existirem dúvidas ou perguntas sobre o conteúdo que divulgou, dê uma resposta célere. Muitos desses comentários pedem respostas que geram novos comentários. E não tema a difamação porque também num blog há um ou vários administradores que aceitam ou rejeitam os comentários.
c) Gerando conteúdo interno
A comunicação interna da sua empresa é favorecida com um blog. Nunca vai faltar assunto! E pode aproveitar isso para promover a interação entre colaboradores e departamentos, mantendo-os informados sobre as novidades internas da empresa e do mercado e oferecendo-lhes a possibilidade de contribuir com a produção de conteúdo para o blog, se possível textos livres e descontraídos.
d) Usando uma linguagem informal
Deve apostar numa linguagem mais solta e informal criando uma melhor interação entre o mercado e o que a sua empresa quer comunicar. Nenhuma outra forma de comunicação trás o cliente para tão perto de si!
e) Apostando numa apresentação “limpa”
A revolução digital não deixa espaço a amadores. O seu blog deve ter sempre uma apresentação “limpa”, organizada e que facilite a navegação do público interno e externo.
f) Divulgando os seus produtos/serviços
Se há conteúdo que não pode faltar no blog da sua empresa, ele é sobre os produtos/serviços que vende. Divulgue-os! Seja com lançamentos, campanhas, promoções ou simples notícias. Mantenha o seu cliente informado sobre o que faz e mentalize-se que um site não é o suficiente.
g) Incluindo as suas palavras-chave
É importante incluir as palavras-chave do seu negócio dentro dos artigos, pois assim ajuda os motores de busca a identificar mais facilmente o assunto da sua página.
h) Utilizando links de referência
Outra boa ideia nos blogs é utilizar links de referência dentro dos seus posts direcionando os seus leitores para fontes especializadas em determinados assuntos. Deste modo, além de transmitir confiança, ensina e instrui constantemente o seu público. Como numa relação entre aluno e professor, consegue o respeito e admiração dos seus clientes e gera assim um maior volume de vendas.
Como vê, é grátis, rápido e simples criar um blog empresarial. O mais difícil é mante-lo atualizado com conteúdos de interesse. Mas ninguém consegue obter bons resultados sem algum esforço, não é verdade? Então, mãos à obra!