Há quem diga que escolher do logo da sua empresa é semelhante a escolher a roupa que se vai vestir numa ocasião especial. Ou seja, se quer impressionar os seus clientes deve esmerar-se como se fosse sair à noite com os amigos. Se quer brilhar deve vestir-se como se fosse para uma festa de gala. Se quer mostrar a sua feminilidade, deve vestir-se como se fosse casar nesse dia. Se quer revelar a sua masculinidade, deve vestir-se como se fosse fazer um desporto radical. Se quer simplicidade deve vestir-se para um passeio no inverno e se quiser sedução para uma arrojada ida à praia no verão.
Por logótipo entende-se a forma particular como o nome da marca é representado graficamente. É uma espécie de assinatura institucional que deve aparecer em todas as peças gráficas feitas para a sua empresa. Mas antes disto é apenas uma ideia vaga na mente do seu criador à espera de assumir uma forma fácil de fixar pelos consumidores que aprenderão a associá-lo com os produtos ou serviços que vende.
Há diversos fatores que são essenciais para escolher o design do logotipo, como área de atuação, perfil da empresa, tipo de produtos e público-alvo, entre outros. Como representação gráfica, o logotipo vincula a sua empresa ao mercado e ajuda no seu posicionamento face à concorrência. Quando é capaz de associar uma marca a uma empresa sem sequer ler o nome, é capaz de perceber o quão importante o logotipo é.
Não se esqueça que o logo é a primeira representação visual de sua empresa. Seja através de cartões-de-visita ou meios de comunicação social, é ele que vai representá-la. Se quer que o faça da melhor forma, leia este artigo.
Objetivos de um bom logotipo
É importante que tenha uma ideia do que quer desenvolver e que saiba procurar as pessoas certas – leia-se bem qualificadas – para o fazer. E não economize porque a imagem que apresenta ao mundo vai ser a primeira coisa que os potenciais clientes sabem sobre a sua empresa. Não é boa ideia poupar aqui porque bastam apenas alguns segundos para uma pessoa decidir se quer ou não saber mais sobre o seu negócio com base na sua imagem. Mas o facto de passar o design do logotipo a outro, não significa que não saiba que objetivos deve tentar atingir. O logótipo…
- Deve permitir uma boa comunicação.
- Deve transmitir a mensagem de sua empresa através de elementos gráficos.
- Deve ser fácil de memorizar, de ficar gravado na mente das pessoas. Deve ser capaz de fazer com que, sempre que o virem, os clientes se lembrem da sua marca.
- Deve ser simples e objetivo. Se for complexo acaba por confundir as pessoas.
- Deve ser claro, criando uma forte relação entre a sua marca e o logotipo. Para quem nunca comprou nada na sua empresa nem nunca ouviu falar dela, o seu logotipo pode ser tudo o que tem para julgar o seu negócio.
- Não deve plagiar o logo de uma outra marca nem sequer ter características muito semelhantes a outro logo O consumidor tende a desconfiar deste tipo de comportamento, além de não ser ético aproveitar-se de uma imagem já estabelecida no mercado.
- Deve conseguir padronizar o seu negócio e separá-lo dos concorrentes.
- Deve apresentar o seu negócio como credível, em crescimento. O que é particularmente importante para as pequenas empresas.
- Deve refletir profissionalismo e crescimento, não importa quão pequeno o seu negócio é.
- Deve fazer publicidade ao seu produto/serviço.
- Deve ser moderno e apelativo.
- Não deve ter muitos detalhes, efeitos gráficos excessivos e grande quantidade de cores porque isso tira o objetivo do logótipo, além de encarecer os materiais onde for usado.
- Deve ser fácil de reproduzir. Nunca crie logotipos muito difíceis de serem reproduzidos, pois isso dificulta a promoção da imagem da sua empresa, além de ser péssimo para a divulgação da mesma.
- Deve ter um bom design, que chame a atenção dos potenciais clientes. Se necessário faça testes até encontrar a logotipo ideal e que tenha a ver com o seu negócio.
- Não deve utilizar cores gritantes, muito garridas ou florescentes e brilhantes, pois essas cores irão quebrar a composição.
- Não deve utilizar cores muito diferentes. Lembre-se que muitos logos já se tornaram referência no mercado com apenas uma cor.
- Não deve abusar de efeitos de design.
- Não deve exagerar na utilização de softwares de edição de imagem.
- Deve ser legível em todos os tamanhos. Se perder definição quando for reduzido para envelopes, por exemplo, ou prejudicar as suas características visuais em formatos maiores (como outdoors e mupis) é melhor mudar de ideia.
- Não deve ter mais de duas fontes de letra, pois mais do que isso deixa o logótipo confuso.
- Não deve usar fontes muito utilizadas para não parecer coisa de amador.
- Deve ter uma fonte que permaneça legível em diferentes formatos.
- Deve ser feito numa boa tipografia.
- Não deve ser produzido por um amador.
Vantagens do uso de um bom logotipo
Já percebeu a que itens deve dar atenção na conceção do seu logotipo, sim, mas talvez ainda não tenha percebido por que é que é tão importante usar um logótipo correto. Listamos algumas das vantagens de seguida!
- Aumenta a produtividade
- Reduz custos
- Cria fidelidade
- Permite proteção contra concorrência
- Permite preços elevados
- Transpõe o excesso de informação
E se ainda assim não está a dar atenção qb ao seu logo, saiba que ignorar a importância do logotipo acarreta problemas para a sua empresa, pois a utilização de uma imagem mal feita leva os consumidores a pensar que:
A sua empresa é instável
Se começa uma empresa com um logótipo e o altera uns meses depois, começa mal. Vai criar confusão na mente dos clientes que se vão interrogar sobre se é o mesmo negócio, a mesma loja ou outra diferente. O melhor é o logo ficar bem, logo de início.
É um negócio amador
Se usar um logo mal feito, parece que o seu negócio é pouco profissional e que ainda por cima não investe nele. Isso causa desconfiança nos clientes. Não arrisque.
É uma empresa de incompetentes
Se não mostrar um logo profissional, parece que não tem pessoas competentes no seu negócio e os clientes podem pensar que não se importa com a maneira como a sua empresa se apresenta. E isso revela que também não se preocupa com a qualidade do trabalho. Evite-o.
É uma empresa que não está preparada
Se o logo revelar a imagem de um negócio confuso, se por exemplo tiver um cartão-de-visita com um layout e um site com outro, pode causar uma crise de identidade na sua empresa. Muitos projetos diferentes podem levar potenciais clientes a pensar que estão perante empresas diferentes. O melhor é agregar tudo desde o início. Criar uma única identidade e trabalhar a fixação da marca, mantendo essa identidade em todos os materiais de marketing.
Munido de toda esta informação, deve começar agora a preparar-se para conceber o melhor logo de todos: o da sua empresa!