Uma das maneiras de aprimorar o conhecimento e se manter atualizado é por meio da leitura. Conhecer histórias de sucesso ou fracasso de outros empreendedores nos auxilia a ter novas ideias e a inovar. Russell Sarder, da NetCom Learning, fatura mais de US$10 milhões por ano e costuma dizer que “um dos segredos dos empreendedores milionários é ler todos os dias!”. A leitura diária, por 1 a 2 horas, pode ajudar o empreendedor a ter novas visões do mercado e ajudar na tomada de decisão, além de fazê-lo crescer como gestor.
A rotina de um empreendedor é desafiadora, todos os dias novos problemas surgem e precisam ser solucionados, soma-se a isso o desafio de gerir a empresa e cuidar do relacionamento com os colaboradores. Devido a esta rotina atípica, a maioria não investe tempo em novos cursos e outras fontes de conhecimento.
Pensando nisso, separei 5 livros, cuja leitura julgo ser essencial para aqueles que enfrentam novos desafios diários e buscam obter maior conhecimento para seu crescimento profissional.
5 Livros Para Empreendedores
Adapt: Why Success Always Starts with Failure
Autor: Tim Harford
Idioma: Inglês
Neste livro inovador, Tim Harford, mostra-nos uma abordagem nova e inspiradora para a resolução dos problemas mais constantes em nossas vidas. Quando confrontados com situações complexas, todos nós já nos acostumamos a olhar para os nossos líderes para definir um plano de ação e buscar um caminho para o sucesso. Harford argumenta que os desafios de hoje simplesmente não podem ser enfrentados por meio de soluções prontas e opinião de especialistas; uma vez que o mundo se tornou muito imprevisível e profundamente complexo. Em vez disso, temos de nos adaptar.
Habilmente tecendo psicologia, biologia evolutiva, antropologia, física e economia, juntamente com a história convincente de lições duramente aprendidas no campo, Harford mostra a importância do estudo adaptativo. Adapt ainda conta com o tratamento de questões como as alterações climáticas , pobreza e crises financeiras.
Levando-nos a partir de salas de reuniões corporativas aos desertos do Iraque, Adapt explica claramente os ingredientes necessários para transformar o fracasso em sucesso. É um manual avançado para sobreviver e prosperar em nosso mundo complexo e em constante mutação.
A Arte do Começo
Autor: Guy Kawasaki
Idioma: Português
Um livro diferenciado, que não somente foge de teorias e detalhes desnecessários, como desmitifica muitas delas. Seu autor, o irreverente Guy Kawasaki, trabalhou durante um bom tempo no marketing da Apple, sendo o responsável pelo sucesso do Macintosh na década de 80. Hoje é uma das grandes referenciais mundiais, quando o assunto são novos negócios. Atualmente é Fundador e CEO da Garage Technology Ventures, uma empresa de capital de risco para investimentos em alta tecnologia.
“A arte do começo” abrange diversos aspectos essenciais no início de negócios que objetivam rápido crescimento, principalmente para negócios voltados a tecnologia. Ele aborda dicas que vão desde a criação de um bom plano de negócio, aquisição de capital, apresentação de ideias, posicionamento de marca e criação de uma forte cultura interna.
Empreendedorismo Inovador: Como Criar Startups de Tecnologia no Brasil
Autor: Nei Grando*
Idioma: Português
Este é um guia escrito por nada menos que 25 autores (Ana Maria Magni Coelho, Bob Wollheim, Carlos Eduardo Guillaume, Cassio A. Spina, Cezar Taurion, Diego Remus, Edson Mackeenzy, Felipe Matos, Joel Weisz, John Lemos Forman, Leo Kuba, Marcel Malczewski, Marcelo Amorim, Marcelo Nakagawa, Martha Terenzzo, Nathalie Trutmann, Nei Grando, Pedro Mello, Renato Fonseca de Andrade, Robert Edwin Binder, Rodrigo Brito, Rogério Chér, Ronald Jean Degen, Rose Mary Almeida Lopes, Sérgio W. Risola) especialistas no mundo dos negócios.
Se você busca informações para abrir uma startup de tecnologia, não sabe por onde começar e quer saber também todos os desafios que te esperam, este livro é para você. Esta obra aborda diversos assuntos, tais como: o contexto do empreendedorismo no Brasil e o mercado para empresas de tecnologia; a carreira empreendedora e por que vale a pena empreender; as vantagens e desvantagens de ter sócios, bem como dicas para escolhê-los; elementos de um modelo de negócio; fundamentos de gestão que incluem estratégia, marketing, vendas, finanças, pessoas e tecnologia.
A obra trata também de criatividade e inovação, uso de protótipos, networking, busca de recursos financeiros com investidores, apoio de conselheiros e mentores experientes e muito mais. A tudo isso, soma-se ainda a apresentação pelos autores de diversos casos práticos. Finalmente, é um livro feito por brasileiros para brasileiros que revela o nosso jeito de empreender com sucesso em tecnologia.
Startup Weekend: Como Levar Uma Empresa Do Conceito À Criação Em 54 Horas
Autores: Marc Nager, Clint Nelsen e Franck Nouyrigat
Idioma: Português
O que você consegue fazer em um fim de semana? Limpar sua casa, aparar a grama, pintar um quarto e até fazer uma pequena viagem. Mas que tal começar um negócio?
É com essa premissa que o livro Startup Weekend ensina os entusiastas a desenvolver um negócio em tão pouco tempo. Baseado nos eventos homônimos que ocorrem no mundo todo, este livro reúne a dica de diversos especialistas, fazendo com que o leitor mergulhe de cabeça na cultura empresarial.
A Startup Enxuta
Autor: Eric Ries
Idioma: Português
Eric Ries criou uma abordagem revolucionária de administração que esta transformando a maneira pela qual os novos produtos são criados, desenvolvidos e lançados. A Startup Enxuta ensina empreendedores, administradores e lideres empresariais a serem melhor sucedidos na condução de seus negócios sem, contudo, desperdiçar tempo e recursos.
Na esteira da turbulência da economia mundial, a inovação é essencial para estimular o crescimento econômico e o processo criado em ‘A Startup Enxuta’ foi desenvolvida para que se possa evitar dinâmicas de atualidade. Eric descreve o plano para que cada um possa executar os princípios fundamentais da startup enxuta em qualquer projeto. Leitura obrigatória mesmo para quem já possui uma empresa no mercado.