Landing pages… para aumentar conversões na sua loja online!
Sabe onde estão os futuros clientes do seu e-commerce? À distância de um clique numa landing page! É tão simples como isso. E depois de criar a primeira, vai confirmar o que lhe estamos a dizer e começar a desenhar a segunda e a seguir à segunda, vai construir a terceira, e por aí fora porque esta é uma das melhores estratégias para captar novos leads e clientes.
Continue a ler este artigo e saiba como construir uma landing page capaz de aumentar conversões na sua loja online!
O que é landing page?
Landing page é, traduzindo à letra, uma “página de aterragem”, ou seja, uma página na web que fala de um só tema, produto ou serviço específico. Deste modo, a landing page é direta, objetiva e tem poucos elementos (se comparada com a home page da loja online), até porque só deve apresentar as informações necessárias à conversão de um visitante em lead ou em cliente. E por conversão (já agora) entende-se a indução à ação, nomeadamente através de uma oferta, de forma a que o visitante da página, por exemplo, se registe, faça um download de um ebook ou mesmo uma compra, entre outras ações que possa determinar na sua estratégia de marketing para e-commerce.
Efetivamente, as landing pages são fundamentais para converter visitantes em leads e conquistar mais clientes na Internet, pois aumentam a credibilidade da sua loja online, promovem um produto ou serviço em específico, diminuem o abandono de carinhos de compras e influenciam positivamente a sua faturação.
Como criar uma landing page para a sua loja online?
Uma landing page, para ser bem-sucedida e atingir os seus objetivos de marketing digital, exige uma estratégia eficaz que siga as principais dicas para criar uma landing page capaz de converter. Dicas que vamos desvendar, já de seguida!
1. Objetivo definido
Antes de pensar no design e conteúdo da landing page, tem de definir o seu objetivo que, de resto, deve estar alinhado com as estratégias de marketing digital para e-commerce definidas no seu plano de marketing. Por exemplo, maximizar as vendas, aumentar o número de registos, promover um produto específico, lançar um serviço, conquistar maior notoriedade no mercado de atuação, etc.
2. URL otimizada
A URL da landing page precisa de ser otimizada com SEO para mostrar ao algoritmo do Google – e aos utilizadores – qual o assunto ou tema que aborda e assim, aparecer com maior facilidade nos primeiros lugares dos resultados de pesquisa.
3. Layout atraente
O layout da landing page é dos elementos com maior capacidade de conversão. Se for atrativo e criativo e apresentar cores que combinem, letra legível, imagens de qualidade, elementos organizados, formulários bem posicionados, etc, consegue atrair o utilizador e até converte-lo em lead.
3.1 Cores
No que toca a cores é importante, em primeiro lugar, respeitar a identidade da sua marca para que o visitante da landing page reconheça a sua empresa, mas não é só! Como as cores também têm um papel importante na atração e conversão, convém manter alguma harmonia para deixar a página agradável ao olhar e ainda, usar cores chamativas que contrastam entre si para destacar as principais informações e call-to-actions (mas sem exageros).
3.2 Imagens
As imagens que vai usar têm de estar relacionadas com o conteúdo da landing page da loja online, serem claras e terem boa definição e potencial para chamarem a atenção dos visitantes. Lembre-se que, mais do que os textos, são as imagens que conseguem captar rapidamente a atenção dos seus potenciais clientes.
4. Títulos e textos chamativos
O objetivo dos títulos e dos textos da landing page é chamar a atenção dos utilizadores e provocar alguma curiosidade. Se usar o diferencial de um produto/serviço para mostrar aos leitores como pode resolver os seus problemas ou colmatar as suas necessidades, melhor!
E não se esqueça de otimizar os títulos, subtítulos e os textos da landing page da loja online com estratégias SEO para motores de busca, usando as palavras-chave mais relevantes, tendo em conta o seu objetivo.
5. Oferta clara
Se a sua landing page não tiver a oferta clara, não consegue conversões. E é por isso que na hora de descrever a sua oferta deve preferir textos curtos e objetivos que falem em benefícios, usar bullets para facilitar a leitura e destacar alguns termos a negrito.
6. CTA visível
Como já referimos, o objetivo de uma landing page é converter, e para tal costuma usar pelo menos um CTA (call-to-action ou chamada para ação) de forma a convidar o visitante a levar a cabo determinada ação. Assim, o botão do CTA deve estar bem visível e usar formas verbais no tempo imperativo – em frases curtas – para estimular a pessoa a fazer algo, a dar o próximo passo… e o mais depressa possível!
7. Formulário com poucos campos
O formulário da landing page, a que o visitante pode aceder clicando no CTA, é a prova dos nove da conversão. Se o visitante lá chegar, tem tudo para comemorar a conquista de mais um lead! Por isso, deve elaborar o formulário com especial atenção, destacando-o, mas solicitando somente os dados do utilizador que são imprescindíveis. Lembre-se que, regra geral, mais informações são sinónimo de menos conversões. Por isso, se o nome e email do utilizador forem o suficiente, ótimo!
8. Partilha para redes sociais
Aproveite para colocar na landing page da loja online um botão de partilha para redes sociais, de forma a que os utilizadores possam partilhar o conteúdo do seu e-commerce com os seus contactos, e assim aumentar-lhe a possibilidade de conquistar mais leads!
9. Testes A/B
Mesmo que tenha seguido à risca as dicas que enumerámos até aqui, é fundamental que antes de colocar a sua página online, realize testes A/B para verificar entre duas versões, qual o formato de landing page que mais atrai o seu público-alvo e que, consequentemente, mais retorno sobre o investimento lhe pode trazer!
Call-to-action
As landing pages vão ajudá-lo a chegar mais depressa aos objetivos esperados para 2020, mas não deixe de clicar aqui e conhecer outras formas de melhorar os resultados da sua loja online… ainda este ano!