Recentes incidentes envolvendo incêndios em veículos elétricos (EV) têm gerado preocupações sobre a segurança desta tecnologia. Contudo, dados e análises de especialistas sugerem que os EV apresentam, na verdade, um risco de incêndio significativamente menor em comparação com veículos a combustão interna.
O crescente número de EV nas estradas tem trazido à tona questões sobre a segurança das baterias de iões de lítio, um incidente recente envolvendo um Mercedes Benz EQE 350 na Coreia do Sul, que resultou em 23 pessoas hospitalizadas e danos a cerca de 900 carros, intensificou o debate, este evento levou a mudanças políticas rápidas no país, incluindo a aceleração de um programa de certificação de baterias para EV.
Em resposta a estes eventos, fabricantes de automóveis e de baterias têm implementado medidas para reduzir os riscos de incêndio, estas incluem processos de fabrico mais rigorosos e o desenvolvimento de novas tecnologias de baterias, por exemplo, a adoção de baterias de fosfato de ferro-lítio (LFP) por empresas como Tesla, Rivian e Ford, que entram em “fuga térmica” a temperaturas mais elevadas, reduzindo assim o risco de incêndio.
Venkat Srinivasan, diretor do Argonne Collaborative Center for Energy Storage Science, afirma: “Através de processos de fabrico sólidos, nunca se pode tornar o risco de incêndio absolutamente zero, mas as boas empresas minimizaram o risco.”
Dados do National Transportation Safety Board dos EUA indicam que o risco de incêndio num EV é muito baixo, uma análise destes dados sugere que mais de 1.500 carros a gasolina tem incidentes de incêndio por cada 100.000 vendas, em comparação com apenas 25 veículos elétricos, na Noruega, país com a maior proporção de vendas de carros elétricos, ocorrem entre quatro e cinco vezes mais incêndios em carros a gasolina e diesel.
Apesar da perceção pública, os dados disponíveis indicam que os EV têm menor probabilidade de incêndio do que os veículos convencionais, no entanto, quando ocorrem, os incêndios em EV são mais difíceis de extinguir, exigindo técnicas especializadas e grandes quantidades de água, a indústria automóvel e os serviços de emergência continuam a adaptar-se a esta nova realidade, desenvolvendo tecnologias mais seguras e métodos de combate a incêndios específicos para EV.
Os próximos passos incluem o desenvolvimento contínuo de baterias de estado sólido, que prometem reduzir ainda mais o risco de incêndio, e a formação intensiva de bombeiros e outros profissionais de emergência para lidar com incidentes envolvendo EV, para além disso, é provável que vejamos uma maior regulamentação e padronização na indústria de baterias para EV, visando garantir a segurança e a confiabilidade destes veículos.