A Google foi considerada culpada de manter um monopólio em duas áreas da tecnologia de publicidade online, segundo uma decisão judicial de 17 de abril de 2025.
A juíza Leonie Brinkema, do tribunal distrital de Alexandria, Virgínia, determinou que a Google abusou do seu poder de monopólio em serviços de anúncios para editores e em mercados de intercâmbio de anúncios.
Esta decisão abre caminho para possíveis medidas antitrust dos EUA, incluindo a venda forçada de ativos ou a alteração de práticas comerciais.
Esta não é a primeira vez que a Google enfrenta acusações de monopólio, em 2024, a empresa foi considerada culpada de manter um monopólio na pesquisa online, o que levou a especulações sobre possíveis remédios antitrust.
A decisão mais recente amplia o escopo para incluir a tecnologia de publicidade online, especificamente os serviços de anúncios para editores e os mercados de intercâmbio de anúncios.
Os serviços de anúncios para editores são plataformas essenciais utilizadas por websites para armazenar e gerir o seu inventário de anúncios digitais.
Estas ferramentas, juntamente com os mercados de intercâmbio de anúncios, permitem que editores de notícias e outros fornecedores de conteúdos online monetizem os seus sites através da venda de anúncios.
A juíza Brinkema determinou que a Google abusou do seu poder de monopólio nestes mercados, “adquirindo e mantendo deliberadamente o poder de monopólio”, este comportamento foi considerado prejudicial para os clientes editores da Google, para o processo competitivo e, em última análise, para os consumidores de informação na web aberta.
A decisão abre caminho para que os procuradores antitrust dos EUA possam argumentar a favor da cisão dos produtos publicitários da Google.
As possíveis remediações incluem a venda forçada de ativos como o Google Ad Manager, que inclui o AdX ad exchange e o DFP (DoubleClick for Publishers), o serviço de anúncios utilizado pelos editores.
Alternativamente, os tribunais poderiam impor remédios comportamentais que permitiriam à Google manter o seu negócio intacto, mas com restrições para garantir a concorrência leal.
A decisão tem implicações de longo alcance para o setor da publicidade digital, se a Google for forçada a vender ativos ou a alterar as suas práticas, isso poderá reestruturar significativamente o mercado da publicidade online.
Os editores poderão beneficiar de uma maior concorrência e de opções mais diversificadas para a gestão dos seus anúncios.
Esta decisão sublinha o compromisso contínuo das autoridades antitrust dos EUA em combater práticas comerciais injustas, independentemente das administrações políticas.
Casos semelhantes contra outras grandes empresas tecnológicas, como a Meta Platforms, Amazon e Apple, estão em curso, reflectindo uma abordagem bipartidária para a aplicação das leis antitrust.
A decisão judicial contra a Google por monopólio na tecnologia de publicidade online é um desenvolvimento significativo com potenciais implicações de longo alcance.
À medida que a Google se prepara para recorrer, o mundo observa para ver como esta batalha legal se desenrolará e como poderá moldar o futuro da publicidade digital.