Bem-vindo ao pme.pt

Apoio Digital para o Crescimento da Sua Empresa: Transforme a Sua Presença Online de Forma Fácil e Acessível

Gestão Em Tempos De Crise

Gestão De Crise Nas Empresas

Nenhum país, nenhuma cidade e nenhuma empresa estão imunes de momentos de crise. No idioma chinês a palavra crise tem dois ideogramas, que significam perigo e oportunidade. Enfrentar uma crise requer entendimento do ambiente de negócios, preparo para compreendê-la e ações para reagir.

A primeira atitude de um líder que passa por uma crise é começar a pensar em mudanças e alternativas. Entrar em inércia em tempos de crise pode ser fatal. O primeiro passo para quem quer sair de uma crise, é entender o por que você está nela. Faça uma análise minuciosa da sua empresa, dos seus produtos e de seu mercado. E, se o motivo dos maus números for uma crise financeira em seu país, isso não é desculpa para não mudar suas atitudes como líder.

Uma vez que você entenda o motivo da crise, comece a colocar na ponta do lápis todas as despesas de curto e médio prazo. É importante saber o montante da dívida da empresa e monitorar isso de forma constante e minuciosa. Monte um fluxo de caixa bem estruturado e mantenha-o sempre atualizado, por menor que for a despesa.

Mantenha a comunicação na sua empresa. É imprescindível que o contato com os funcionários, clientes e fornecedores seja claro e dinâmico. Falhas de comunicação podem agravar a situação da sua empresa que já não está em uma boa fase. Ao solicitar uma tarefa para um funcionário, seja claro e objetivo, não dê margem para dupla interpretação, uma vez que não é hora de ter mais custos com retrabalho. Informe seus fornecedores que você passa por uma fase difícil e negocie prazos e preços de forma clara, para que não haja desgastes. E, caso sua empresa possua um setor de marketing e relacionamento, não cometa erros com os clientes que possam ferir a imagem da empresa e piorar ainda mais a sua gestão neste momento.

Se você delegou muitas tarefas à supervisores, gerentes ou encarregados, no momento de crise é importante reavaliar o histórico de erros de sua equipe e ver se é preciso que você retome algumas tarefas a fim de evitar tomadas de decisões arbitrárias. Todo cuidado é pouco. Caso sua empresa tenha um supervisor com pouca experiência ou que acabou de ser promovido para o cargo, acompanhe de perto e participe de toda tomada de decisão. Se for necessário, centralize temporariamente as decisões de maior impacto ou de maior risco.

Outro ponto a ser reavaliado são os projetos de melhoria ou de criação de novos produtos. Faça as estimativas de custo destes projetos no curto e médio prazo e veja como isso impacta o caixa de sua empresa. Se o cenário não for favorável, congele os projetos até que a situação melhore e retome-os quando julgar que o risco diminuiu.

Renegociar as dívidas é outro passo importante, mas requer cuidado. É importante entender a gravidade da crise antes de tomar essa medida. Se você julga que dificilmente sua empresa sobreviverá a crise em que se encontra, renegociar as dívidas pode só aumentar o montante final a ser pago. Mas, se este não for o caso, entre em contato com os credores, negocie novas taxas e novos prazos para as dívidas pessoais e da empresa. Além disso, é importante que o gestor diminua o stress fora do trabalho também, a fim de ter mais tranquilidade para administrar a empresa.

A tarefa mais importante para o gestor em momentos de crise, é reduzir gastos. Comece por tudo aquilo que não impacta na qualidade de seus produtos ou serviços. Diminuir o consumo de energia elétrica pode representar uma boa economia para uma indústria, mas nem tão grande para um comércio varejista. Reduzir mão-de-obra pode se fazer necessário em momentos como este. Mas negocie um acerto trabalhista com seus funcionários, isso pode evitar que você tenha uma enorme despesa trabalhista no curto prazo. Parcelar o valor devido ao funcionário, é bom para a empresa e, de certa forma, é bom para o funcionário que evita o desgaste de um embate na Justiça Trabalhista. Se a demanda por algum produto que você fabrica diminuir em função da crise, reduza sua linha de produção e passe a produzir menos. Desta forma você facilita sua gestão de estoque e diminui os gastos.

Entender os rumos que o mercado está tomando é imprescindível para auxiliar sua empresa a sair da crise. O seu produto ou serviço pode não estar vendendo bem porque o mercado mudou ou porque um concorrente surgiu com algo similar e com diferenciais. Quanto mais rápido sua empresa se readaptar ao mercado, mais rápido sairá da crise. Se for preciso, reavalie seu modelo de negócios, volte ao seu plano de negócios e pense em outras opções que te farão continuar no mercado.

Não existe, infelizmente, uma fórmula mágica para sair de uma crise, mas com muita calma e cautela é possível administrá-la e sair fortalecido dela. Cada caso precisa ser analisado para que as medidas certas sejam tomadas, permitindo a mudança de um cenário pessimista para um otimista.

Newsletter

Fique por Dentro das Novidades, Subscreva a Nossa Newsletter! E o melhor de tudo? É gratuito! Basta inserir seu e-mail no campo abaixo e clicar em "Subscrever". É rápido, fácil e seguro.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

MAIS ARTIGOS

cPanel - O Guia Definitivo

Explore o poder do cPanel com nosso guia definitivo! Descubra como esta ferramenta intuitiva pode transformar a gestão do seu alojamento web, simplificando tarefas complexas e melhorando a eficiência. Ideal para PMEs e qualquer utilizador.

Segredos do Search Engine Marketing

Neste artigo vamos explorar os fundamentos do Search Engine Marketing (SEM), as suas vertentes, tendências emergentes e a importância dos motores de busca no processo de tomada de decisão do consumidor.

A Evolução e Importância do SEO

A presença online sólida é fundamental para o sucesso de qualquer negócio, com bilhões de pesquisas realizadas diariamente nos motores de busca como o Google, otimizar a visibilidade e os rankings dos nossos websites tornou-se uma prioridade estratégica e de sobrevivência.

Como Criar um Website Profissional para a Sua Empresa

O mundo ligado à Internet exige que as empresas tenham uma presença online forte. Um website profissional é a pedra angular para estabelecer a sua identidade de marca, comunicar com os clientes e vender produtos e / ou serviços online.

Cibersegurança: 10 Medidas Recomendadas para PMEs

Como podem as pequenas e médias empresas garantir que os funcionários estão devidamente formados nos fundamentos da cibersegurança?

Ransomware: A Ameaça Ciberlucrativa

O que é o Ransomware? É um tipo malware insidioso que encripta os dados das vítimas, tornando-os inacessíveis até que um resgate seja pago.

Gestão e Resolução de Conflitos nas Pequenas e Médias Empresas

Os conflitos são inevitáveis em qualquer ambiente de trabalho, especialmente nas pequenas e médias empresas (PMEs), onde as interações pessoais são mais próximas e intensas.

Conduzir Reuniões de Sucesso

Neste artigo vamos tentar resumir as melhores práticas para conduzir reuniões produtivas e envolventes, desde o planeamento até ao follow-up.

Conteúdo
Gestão Em Tempos De Crise
Todos os recursos que os emails e o site da sua empresa precisam para ter sucesso.

Proteja o Seu Website WordPress com a Nossa Manutenção Especializada

3 em 1 Europa

O Plano Europa Black Friday é a sua oportunidade de fazer
o seu negócio descolar no mercado europeu!

Criar Site
Criar Site
Criamos o seu site numa poderosa ferramenta de vendas! Saiba mais!
pme.pt Portal PME

Usamos cookies para que o site funcione corretamente, personalizar conteúdo e anúncios e para analisar o nosso tráfego.
Consulte a nossa política de privacidade.