A polícia francesa resgatou o pai de um empreendedor milionário de criptomoedas numa operação noturna, após ser sequestrado, o homem foi raptado na manhã de quinta-feira em Paris e mantido refém numa casa na região de Essonne, ao sul da capital.
O resgate ocorreu no sábado à noite, com a detenção de cinco suspeitos. A vítima sofreu ferimentos, incluindo a amputação de um dedo.
Este é o segundo caso deste tipo em França este ano, após o sequestro de David Balland em janeiro. David Balland, co-fundador da empresa francesa de criptomoedas Ledger, foi sequestrado juntamente com a sua esposa da sua casa em França.
Durante o cativeiro, os sequestradores mutilaram a mão de Balland e exigiram um resgate em criptomoedas a outro co-fundador da Ledger, parte do qual foi paga.
A polícia francesa libertou Balland numa operação que envolveu mais de 90 agentes da unidade tática de elite GIGN, resultando na prisão de duas pessoas. A esposa de Balland foi encontrada ilesa, mas amarrada dentro de um carro, no dia seguinte. Dez pessoas estão a ser interrogadas em relação ao caso.
O sequestro do pai do empreendedor de criptomoedas é o mais recente de uma série de incidentes criminosos na França, que visam extorquir pessoas envolvidas na gestão de ativos digitais.
O resgate bem-sucedido do pai do empreendedor de criptomoedas é um alívio, mas também um alerta. As autoridades francesas estão a intensificar os esforços para combater este tipo de crime, com investigações em curso e várias prisões já efetuadas.
Espera-se que estas medidas ajudem a prevenir futuros incidentes e a proteger os envolvidos no setor de criptomoedas.
É reconfortante ver a rápida e eficaz resposta das autoridades francesas, este tipo de ação decisiva é crucial para garantir a segurança de todos, especialmente na era digital em que vivemos.