Cerca de 60% do nosso corpo é constituído por água, o oxigénio é essencial para a nossa sobrevivência, sentimos dor e prazer, e todos gostamos de uma boa gargalhada. Mas apesar do nosso DNA ser 99.9% igual, somos todos diferentes. Os empreendedores não são excepção à regra, mas apesar de todos diferentes, juntos fazem uma classe onde partilham várias características, umas mais bizarras que outras.
Os empreendedores vêm oportunidades onde os outros só vêm risco e soluções onde os outros vêm problemas.
Paixão, perseverança, optimismo, pensar menos e agir mais, tudo isto com um certo grau de loucura à mistura é o que compõe um empreendedor de sucesso.
Reunimos o mais relevante de vários estudos que encontrámos, para lhe mostrar a constituição secreta de um empreendedor de sucesso:
Não assuste, o facto de 1 em cada 25 empreendedores têm comportamentos semelhantes a psicopatas não significa que são de facto psicopatas, e podem de repente iniciar um homicídio em série. Significa sim, que o cérebro dos empreendedores tem a mesma dificuldade que o dos psicopatas de aprender com os erros. Segundo Benjamin Walker, estudante de doutoramento da Universidade australiana New South Wales – “os psicopatas cometem um crime, vão para a prisão, posteriormente saem da prisão e cometem o mesmo crime de novo, porque eles falharam a aprendizagem da experiência anterior. (…) Os participantes com altos níveis em empreendedorismo demonstraram o mesmo padrão”.
Em resumo são, portanto, mais homens, com educação superior, muito trabalhadores, com alimentação saudável e exercício físico regular, e com faíscas de psicopatas pelo meio – a caracterização do mais recente empreendedor, acha que se identifica? Pois bem, se sim saiba que os empreendedores têm menos probabilidade de serem obesos e de terem doenças crónicas como problemas com o colesterol, pressão sanguínea ou diabetes. Mas… têm a desvantagem de fumarem mais que os trabalhadores por conta de outrem – 20% contra 19%, respectivamente.
Há muito mais para dizer sobre este grupo de indivíduos, inclusive aquilo que eles pensam ser as maiores influências do seu próprio sucesso: