À primeira vista, ninguém duvida de que sabe o significado da palavra empreendedor. Mas se reflectimos a fundo sobre a palavra, será que continuamos a julgar que sabemos ao certo o seu significado?
Antes de efectuar as mil pesquisas para a realização deste artigo, pensava para os meus botões “isto é canja, empreendedor é aquele que cria e gere negócios”. Sempre soube que a definição real é mais complexa, contudo nunca esperei encontrar tantas filosofias em torno de uma palavra que se usa vezes sem conta para classificar diferentes indivíduos em situações tão distintas.
Se acreditarmos no empreendedorismo como o centro da economia moderna, parece lógico haver esta rede de definições e especulações sobre indivíduos impulsionadores de emprego e do desenvolvimento económico.
Uma coisa é certa, ser empreendedor não tem paragens. Não se deixa de ser empreendedor de um dia para o outro, mesmo que a actividade empreendedora não esteja activa num determinado período de tempo.
Palavras mágicas sobre empreendedor
Ao ler e reler vários estudos e definições sobre empreendedores, deparei-me com a repetição de algumas palavras. Mesmo entre as mais actuais definições de empreendedor há uma dispersão da opinião, e não existe uma definição universal. Estas palavras “mágicas” surgem quando diferentes estudiosos e indivíduos da área do empreendedorismo, definem o que é, afinal de contas, um empreendedor:
- Realização pessoal – muitos defendem o sentimento de realização pessoal como um dos principais motores de um empreendedor, se não mesmo o maior. Realização pessoal é muito elevada nos indivíduos que trabalham por conta própria quando comparados com trabalhadores por conta de outrem.
- Risco – todos os empreendedores correm um risco, de baixo a muito alto. Há quem diga que um empreendedor “educado” é aquele que corre sempre um risco médio, expondo o suficiente para ter bons resultados, mas não de forma exagerada, isto é, nunca correndo demasiados riscos que, muitas vezes, são pessoais. Quem não arrisca, não petisca e um empreendedor arrisca. Concorda?
- Independência – prestar satisfações a alguém, seguir um horário das 8h às 17 e esperar pelo pagamento do ordenado não é para os empreendedores. Estes indivíduos necessitam de independência, mesmo que isso signifique trabalhar mais horas e receber menos.
- Liderança – os empreendedores lideram de uma forma diferente dos administradores de corporações comuns. Eles incentivam o grupo como um todo, de forma igualitária ao desvalorizar a hierarquização. Fazem os seus colaboradores partilhar a sua visão, oferecendo oportunidades, e não uma imediata compensação monetária. Um empreendedor na liderança é o primeiro a puxar a carruagem, dando o seu exemplo a seguir.
- Reconhecimento de oportunidades – um empreendedor tem uma sensibilidade de reconhecer oportunidades onde outros indivíduos não as encontram. Respondem a insatisfações do mercado que outros indivíduos não reconhecem. Pode-se dizer que um empreendedor tem “olho para a coisa”.
- Inovação e criatividade – um dos requisitos cumpridos por empreendedores é trazer consigo a inovação. Criar algo novo e diferente, ou agarrar em algo já existente e dar-lhe uma nova vida. Inovação e criatividade conecta muito bem com o reconhecimento de oportunidades, na medida em que ao encontrar oportunidades onde outros nada vêm já é o princípio de algo criativo.
- Desafio – acordar, tomar o pequeno-almoço e ser desafiado! É isto que os empreendedores desejam? Bem, não sei se é exactamente assim, mas a verdade é que um projecto pouco desafiante raramente é do interesse de um empreendedor. A aventura e o desafio são faíscas que lhes acendem a motivação e a performance na luta pelos seus objectivos.
- Optimismo – cabeça erguida e pensar sempre que tudo vai correr bem, faz parte de inúmeras definições de empreendedor. Mesmo que não se veja a luz ao fundo do túnel, um empreendedor sabe que vai ter de resolver toda e qualquer situação, porque acredita que são as suas acções e escolhas que influenciam o seu sucesso ou insucesso. Se os empreendedores não fossem optimistas, eles nunca iriam arriscar, não é verdade?
- Marcar a diferença – para além da realização pessoal, independência, esperança de um bom retorno financeiro, e tudo mais que faz parte das definições de empreendedor, este indivíduo procura sempre fazer a diferença. Um empreendedor nunca é igual a outro. Cada um deles faz a diferença no meio de milhares, concorda? Ele busca trazer às pessoas um bem que complete as suas necessidades, e as faça viver de uma forma melhor. E atenção! Não se trata somente de um raciocínio de marketing. Há quem empreenda em negócios não lucrativos, utilizando as suas capacidades de gestão, organização, experiência, etc., para marcar uma diferença social e transmitir os seus valores.
Este bolo de palavras apresenta o topo do icebergue da complexidade da definição da palavra empreendedor. São vários ingredientes diferentes, e repare, que nenhum deles é simplesmente “ter um negócio”.
Muitos de nós julgam que para ter a etiqueta de empreendedor, basta gerir um negócio por conta própria. Mas isso não chega, nem é o essencial, e esta tão difícil e díspar definição de empreendedor é a causa para que, nos Estados Unidos da América, haja quem considere a existência anual de mais de 27 milhões de empreendedores, e outros que considerem que há somente 94..
É uma diferença inverosímil. Deveríamos culpar os dicionários por não serem claros e não estabelecerem as regras de uma forma objectiva? Claro que não, precisamente porque os dicionários são feitos por pessoas, e as pessoas ainda não chegaram a um consenso concreto do que é e não é um empreendedor.
Espreitemos os dicionários sobre a definição de empreendedor:
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Que ou aquele que empreende; que é animoso para empreender; trabalhador; amigo de ganhar a vida (traçando empresas novas).
“empreendedor”, [consultado em 03-10-2014]
Cambridge Dictionaries Online
Someone who starts their own business, especially when this involves risks
“entrepreuneur”, [consultado em 03-10-2014]
A palavra é originária da França, a mãe da Liberté, Fraternité, Egalité, maionese, Pantagruel e da palavra empreendedor, (entre inúmeras outras coisas claro está).
Data do início do século XX, ano 1913, apesar do conceito ser muito anterior a isso. Na sua origem a palavra significava “aquele que cria um produto por conta própria”. Parece um tanto ou quanto redutor, e nem um terço das palavras supracitadas caberiam nesta definição, mas como muitas outras, a palavra evoluiu.
Vejamos algumas definições de especialistas sobre empreendedor:
Daile Tucker, empreendedora
“Pessoa que decide ter controlo sobre o seu futuro e tornar-se um trabalhador autónomo, quer ao criar o seu próprio negócio, quer ao trabalhar como membro de uma equipa, como em marketing de rede. Empreendedores competem consigo próprios e acreditam que o sucesso ou fracasso estão sob o seu controlo e influência”
Howard Stevenson, Professor na Harward Business School
“Ser empreendedor é o acto constante de procura de oportunidades sem se olhar aos recursos em posse naquele momento.”
Esta definição data de há quase 40 anos, e é talvez, aquela que os empreendedores gostam mais pois é aquela com a qual se identificam. Serve de um guia prático das suas vidas – procura de oportunidades sem se olhar aos recursos – usar a originalidade e a criatividade para cada dia, superar as dificuldades.
Em “What’s an Entrepreuner? The Best Answer Ever”
Chris Oakley – presidente da empresa de design Chapter Eight
“Um empreendedor vê oportunidades que outros não reconhecem, de forma a atender uma procura insatisfeita ou para radicalmente melhorar a performance de um negócio já existente. Eles têm uma auto-confiança elevadíssima e acreditam que esta oportunidade pode ser tornada realidade com trabalho árduo, dedicação e adaptabilidade de aprender com o mercado. Não se desencorajam com cepticismo de “experts” ou daqueles onde procuraram auxílio, mas escutam todos os conselhos e filtram os que lhes são úteis.”
Em “What is an entrepreuner? A brilliant definition”
O que afinal define a palavra empreendedor? São as características do indivíduo que usa esse título, ou deveríamos fazer a distinção – palavra – indivíduo?
Se calhar sim, mas será que iria funcionar a definição de uma palavra por si só? Um signo sem correspondência? Empreendedor é uma pequena galáxia de significados e fazemos o convite de acrescentar uma outra interpretação e/ou deixar a sua opinião sobre este tópico.