Como usar instagram para empresas
Psst! Olha o passarinho!
O Instagram é um site de partilha de fotos e vídeos com seguidores e amigos e até com ligação a outras redes sociais, como Facebook e Twitter. Como já não é uma rede social secundária, deve fazer parte do planeamento de marketing de qualquer empresa B2C (Business to Consumer). Estima-se inclusive que cerca de 67% das principais marcas mundiais estão a usar o Instagram, atingindo mais de 100 milhões de utilizadores ativos na rede.
Como vê, as empresas já perceberam que podem aproveitar o Instagram através de um perfil público para promover os seus produtos ou serviços. Como é fácil de usar, permite que liguem o seu negócio aos seus clientes e potenciais clientes de uma forma visualmente atraente. E a partilha de fotos instantâneas gera clientes e reconhecimento da marca!
Algumas das vantagens do Instagram, além de usar uma narrativa visual atraente, é a facilidade, rapidez e qualidade da partilha (mais fácil do que noutras redes sociais, onde se pode demorar alguns minutos para carregar uma só foto). Além disso, ao contrário do Pinterest, por exemplo, o Instagram oferece uma excelente experiência mobile. Enquanto o Pinterest – mesmo tendo uma presença em equipamentos móveis – revela maior uso oriundo de desktops, o Instagram oferece a melhor experiência em equipamentos menores, pois os seus consumidores são inteiramente mobile.
Por outro lado, o Instagram não faz uso de algoritmos para decidir quem vê o quê como o Facebook. Nele o utilizador pode ver todo o conteúdo publicado pela sua empresa e por todas as contas que segue por ordem cronológica. Através do Instagram consegue construir relações estreitas com o seu público, desenvolvendo estratégias visuais e representando por fotos a sua marca.
Se precisa de mais motivos para colocar a sua empresa no Instagram, saiba que pesquisas recentes revelam que a aplicação tem mais de 200 milhões de utilizadores em todo o mundo. O Instagram é a rede social com crescimento mais rápido: cerca de 16 bilhões de fotos foram compartilhadas até à data, com uma média de 55 milhões carregamentos por dia.
Saiba como a sua empresa pode entrar no Instagram!
Instagram para negócios. Sim ou não?
Sim! Se quer utilizar mais uma rede social gratuita e em franca ascensão para divulgar o seu negócio, não tem por que ficar à espera.
Como entrar no Instagram?
Basta criar uma conta no Instagram para sua empresa. Se tiver conta noutras redes sociais pode publicar as fotos do seu negócio no Facebook, Twitter, Flickr, Tumblr, Posterous e Foursquare ou enviar as fotos por email.
O que fazem os seguidores?
Os utilizadores ou seguidores do Instagram que optem por “seguir” a sua empresa podem ver as suas fotos no “feed” e isso permite que “gostem” delas, que as comentem, as partilhem, etc, espalhando a sua mensagem.
Como angariar seguidores?
Existem vários anúncios que promovem as contas de empresas no Instagram com a intenção de aumentar o número de seguidores mas em alternativa pode optar por uma estratégia semelhante à que usou noutras redes sociais para aumentar o número de amigos.
Há outras formas para encontrar seguidores no Instagram, como procurar pelos utilizadores que podem estar a publicar imagens relacionadas com a sua empresa. Vá até ao menu “perfil” na parte inferior do ecrã, clique em “pesquisar Instagram” e depois em “tags”. Digite o nome da sua empresa, da sua marca ou do seu produto e espere que as imagens sejam carregadas. Pode partilhar essas imagens para aumentar o sentimento de comunidade sobre a sua marca mas não esqueça de marcar o local onde as suas fotos foram tiradas. A localização da sua empresa é outra forma de angariar seguidores.
Qual a Diferença entre este e outros sites de imagens?
No Instagram pode adicionar filtros às fotos, colocar uma cor, inserir uma sombra, fazer com que a foto se identifique com a mensagem que você deseja passar para o cliente. Pode ser muito criativo ao mostrar como a imagem se relaciona com a sua marca!
Outra das características do Instagram é que as suas fotos tem um formato quadrado, diferente do habitual 16:9 da maioria das câmaras digitais de hoje, que dá às imagens um ar vintage de fotografias tiradas pelas antigas máquinas instantâneas Polaroid. Este estilo é conseguido através da aplicação de filtros.
Que tipo de fotos devo partilhar?
Não basta criar um perfil no Instagram, claro, é necessário que tenha um plano de ação para esta rede onde esteja definido o tipo de imagem e conteúdo que vai publicar, ou seja, antes de publicar uma foto no Instagram precisa de refletir sobre o seu impacto junto do cliente e potencial cliente. Por isso, é importante ter um plano para se guiar relativamente ao objetivo que quer atingir com cada foto e que, em suma, será sempre o maior número de partilhas e comentários (positivos) possível, certo?
Ora, para isso as fotos que partilha precisam de dizer algo de interessante aos seguidores, seja uma história, uma notícia, um assunto relevante da atualidade, uma promoção, um novo produto. De nada serve publicar uma foto bonita se não obtiver resultados que se traduzam em vendas a curto, médio ou longo prazo, não é?
Tente levar o cliente a falar da sua marca para obter ainda melhores resultados. É uma tarefa difícil mas não é impossível se pedir a opinião do consumidor sobre uma foto, por exemplo. Neste caso, ele vai sentir-se especial e responde.
Por que deve usar hashtags?
As hashtags foram inventadas no Twitter para centralizar todo o conteúdo que tenha a ver com o mesmo tema. As hashtags (#) ajudam os utilizadores a saber o que se está a dizer sobre algum assunto ou o que está a acontecer em determinado local, por exemplo. Este recurso já é usado também no Instagram de modo a que as empresas possam beneficiar das hashtags para centralizar um assunto que lhes interesse e para medir a repercussão online após o acontecimento/publicação de uma foto. Também pode utilizar a # em promoções que reforcem a sua marca e que popularizem o seu produto. É muito comum ver empresas ligadas à moda, por exemplo, solicitarem aos seus clientes a publicação de fotos no Instagram vestidos com a roupa da marca e utilizarem uma hasgtag especial. A partir das hashtags, a empresa escolhe as melhores fotos e partilha no seu próprio perfil, fazendo com que o cliente se sinta especial.
Como escolher a hashtag certa?
As hashtags devem ser simples de usar e de escrever e devem passar todas as informações necessárias. Defina algo objetivo, para que quem a vir saiba logo do que se trata. Não deve escrever um texto numa hashtag. No máximo duas ou três palavras curtas porque hashtags grandes dificultam a leitura.
Também é importante saber que não existem acentos nesta ferramenta. Se houver alguma palavra com acento, retire-a.
Uma vantagem das hashtags é que pode aproveitar uma comemoração, festividade, assunto do momento nas redes sociais para entrar na conversa que lhe interessa inserindo hashtags já existentes e que estão a ser vistas e discutidas.
Por exemplo: em datas comemorativas como o Natal, a hashtag #feliznatal é muito popular, logo a sua empresa deve usá-la de modo a que, caso alguém procure pela hashtag #feliznatal nalguma rede social, apareça e ganhe mais visibilidade.
O uso do Instagram para negócios está a crescer. É um facto. Não fique para trás. Comece a usar este recurso de grande impacto para obter maior visibilidade.