Como ter mais gostos no facebook
A média de tempo que os utilizadores demoram para tomar uma decisão no Facebook é de menos de 1 segundo. Pouco tempo, não é verdade? Enquanto olham para a sua campanha ou publicação, os seus potenciais clientes já tem o cursor na barra de rolagem, pronto para descer mais um pouco. Isso significa que precisa de ter nas suas publicações, a par de um conteúdo interessante e objetivo, uma boa imagem. É ela que vai agarrar ou não a pessoa e levá-la, em última instancia, até ao site da sua empresa. Dentro do site – uff! – está em terreno seguro porque não há distrações e o visitante pode dedicar mais tempo a estudar o que tem para lhe oferecer. Não quer isso dizer que não tenha de se preocupar com a estética do seu site, porque tem, mas neste artigo vamos focar-nos na imagem/foto que publica ou deveria publicar no Facebook (ou em outra rede social).
Se não tem um arquivo de imagens interessantes e com definição que sirvam para ilustrar convenientemente o que quer transmitir, pode encontrar a sua imagem em alguns sites que, gratuitamente ou com custos, têm fotos, vetores e vídeos que lhe podem interessar. Se começar por procurar imagens gratuitas, tome atenção para usar de facto imagens gratuitas e não as que possuem direitos de autor. Se precisar de ajuda nesse sentido, visite o site Creative Commons que faz o filtro de imagens, pesquisando no Google, Youtube, Flickr, entre outros, quais são as imagens com permissão para serem utilizadas. Escolha uma imagem que vá de encontro ao que quer transmitir e que, se possível, se enquadre numa das categorias que lhe vamos apresentar em baixo.
As melhores imagens para atrair utilizadores no Facebook
1. Rostos
Como seres humanos que somos, gostamos de interagir olhando para outras pessoas (de preferência belas e simpáticas). Consegue resistir a uma cara bonita que lhe está a sorrir? Pois o seu seguidor também não.
Use rostos de pessoas felizes e bonitas – homens ou mulheres – a olhar diretamente para si, eles vão atrair a atenção do consumidor e aumentar o número de cliques.
2. Pessoas apontando para si
Se usar uma imagem de uma pessoa (de preferência bonita) a apontar para si consegue atrair a atenção até dos utilizadores mais distraídos porque essa imagem dá a ideia de uma comunicação estreitamente dirigida para si. Até se pode sentir incomodado, é verdade, mas lá que funciona, funciona! E se a imagem usar um texto que inclua a expressão “você” ou “para si”, melhor. É tiro e queda!
Do mesmo modo, se usar pessoas a apontar para o seu anúncio irá aumentar a taxa de conversão do mesmo porque é uma tendência natural sincronizarmos o nosso olhar na direção apontada.
3. Gráficos
Outra opção de sucesso é a utilização de gráficos, cujas barras em crescimento indicam a evolução do seu negócio e suscitam o interesse e a curiosidade do utilizador.
4. Setas
A seta é uma referência mundialmente conhecida que nos guia para determinado local, correto? Então por que não utilizá-la no Facebook?
Mas atenção: coloque a seta a apontar para uma landing page, um título, um preço, seja o que for que pretende dar a conhecer. Se colocada “ao calhas” não surte qualquer efeito.
5. Alvos
Tal como a seta, também o alvo funciona lindamente. Porque acertar num alvo significa comummente sucesso, habilidade e ganho. Se usar um alvo consegue transmitir ao utilizador a ideia de que ele pode acertar em cheio e ganhar.
6. Likes
Se usar a imagem tradicional do like, polegar estendido para cima, incentiva as pessoas a gostarem do seu anúncio ou campanha. Isto sem falar que o polegar também funciona como seta e por isso o sucesso é garantido.
7. Representações de dinheiro
Não são só os empresários que gostam de referências a dinheiro, qualquer pessoa sente uma especial atração por elas. Todos os utilizadores, à partida, gostariam de ganhar um pouco mais, seja para fazer mais compras, seja para viajar mais, seja para investir num negócio. Seja para o que for. Assim, imagens que representem dinheiro têm uma grande força de atração no Facebook.
8. Representações de luxo
Se a maioria das pessoas possui uma fixação por artigos de luxo, pode aproveitar isso para chamar a atenção dos seus seguidores no Facebook. É verdade que grande parte das pessoas reconhece inclusive que não pode adquirir determinado artigo de luxo, mas isso não as impede de sentir uma atração pela imagem independentemente de ser algo que foge à sua realidade.
9. Conceito de sucesso no trabalho
Use imagens de pessoas bonitas e felizes com roupa de trabalho. Elas indicam inconscientemente sucesso profissional e grande parte das pessoas que quer atingir faz parte de uma empresa e têm ambições a nível de salário e/ou carreira. Se mostrar uma imagem de um profissional aparentemente bem-sucedido, aumenta os cliques.
10. Liberdade
Nos dias que correm, cheios de stress e correrias, imagens que significam liberdade, locais tranquilos como praias, lagoas, jardins, pessoas de braços abertos, etc, funcionam muito bem e conquistam likes com facilidade.
Cores e Nitidez das imagens
Depois de escolher a imagem da sua campanha, verifique com o seu designer ou outra pessoa com conhecimentos básicos de Photoshop se pode utilizar uma desta três ferramentas, fundamentais para atrair atenção:
Saturação: a saturação deixa a sua foto com as cores mais vivas e vibrantes. Use algo em torno de +20 ou +30.
Nitidez: a nitidez melhora bastante a qualidade da foto, mesmo que seja de um banco de imagens.
Levels: os levels realçam a imagem como um todo (cores e iluminação), deixando-a mais viva.
E agora vá buscar a sua máquina fotográfica ou procure num banco de imagens as fotos ideais para as suas publicações no Facebook e veja como consegue aumentar os cliques, e as visitas ao seu site, e os pedidos de informação. E as vendas.
Uma resposta
Olá Sofia,
acabei de ler seu post sobre como ter mais likes no facebook e pensei que vc me pudesse ajudar. Você usa ou conhece alguém que esteja usando a apliacação LikeMeCow para celular?
Eu não estou encontrando mas adorava ter um convite. bjs