Saiba como otimizar o seu site com SEO local
Os consumidores modernos, antes de efetuarem uma compra costumam recorrer ao Google para pesquisar por mais informações sobre os produtos e serviços em que estão interessados e por isso otimizar com SEO local é hoje em dia uma estratégia de marketing digital fundamental para qualquer negócio que queira melhorar as suas posições nos resultados dos mecanismos de pesquisa.
De acordo com um estudo HubSpot, 72% dos consumidores que fazem pesquisas locais acabam por visitar uma das lojas sugeridas num raio de 8km. Nem precisa de mais motivos para começar a otimizar o seu site com SEO local, não é verdade? Mas se esta informação não chega para o convencer, podemos adiantar também que nos últimos dois anos, segundo um inquérito Chat Meter, as pesquisas com o termo “perto” (perto de mim, por perto…) cresceram mais de 900%! Portanto, é hora de começar a otimizar com SEO local os conteúdos do seu negócio, para alavancar as vendas. Combinado?
O que é SEO local?
Antes de lhe dizermos o que é SEO local, convém explicar que SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de estratégias para melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados naturais dos motores de busca de forma a gerar conversões. Nesse sentido, SEO local é uma técnica de otimização de conteúdos para motores de busca, como o Google, que tem em conta a geolocalização de modo a permitir que os utilizadores encontrem as soluções que procuram perto do local onde estão e de forma a permitir também que uma empresa consiga melhorar o seu posicionamento na Internet e atrair mais clientes.
Por exemplo: Imagine que um utilizador procura por um sítio para jantar numa zona especifica de Lisboa onde você tem um restaurante. Se esse utilizador pesquisar por negócios locais, usando, por exemplo, a expressão “perto de mim” e você estiver a otimizar os seus conteúdos com SEO local, é natural que consiga com maior facilidade que ele localize o seu restaurante. E assim sucessivamente com utilizadores que acionam o algoritmo de pesquisa local do Google levando o motor de busca a empenhar-se em filtrar e classificar os resultados, de maneira a permitir-lhes encontrar mais rapidamente, nas primeiras posições dos resultados de pesquisa, o que procuram.
Portanto, numa altura em que as pesquisas mobile, através de smartphones, superam as pesquisas através de computadores, é importante que uma empresa com um negócio local consiga acompanhar os utilizadores consoante eles se movem, pois os smartphones acompanham essas movimentações exigindo aos motores de busca uma resposta célere quando os internautas procuram por algo na sua localização em tempo real.
Para o seu negócio, o SEO local é uma forma altamente eficaz de partilhar um produto ou serviço na Internet, junto de quem está fisicamente perto da sua loja ou estabelecimento e aumentando assim as receitas!
Leia também o nosso artigo sobre SEO para pesquisas por voz.
Como otimizar o seu site com SEO local?
Agora que percebeu que a geolocalização é de suma importância para expandir o seu negócio e conquistar mais clientes, é hora de perceber como pode otimizar com SEO local.
1. Atualize os dados de contacto da sua empresa
Em primeiro lugar, para otimizar o seu site com SEO local, é importante manter todos os dados de contacto da empresa atualizados: morada, email, número de telefone, horário de funcionamento, etc.
2. Crie um perfil no Google My Business
Em segundo lugar, deve apostar tudo e mais alguma coisa no Google My Business, um recurso essencial para otimização com SEO local já que é aí que o Google vai buscar a maioria das informações sobre os negócios. Por isso, registe-se já nesta plataforma gratuita para melhorar o seu posicionamento, preenchendo detalhadamente o perfil da sua empresa: nome, categoria, morada, número de telefone, email, horário de funcionamento, endereço do site, etc. Inclusive, pode adicionar fotografias e vídeos sobre os seus produtos ou serviços para melhor esclarecer os utilizadores sobre a sua oferta. E, claro, deve manter esses dados atualizados.
E se assim o desejar, pode investir em campanhas e anúncios pagos no Google My Business para que os utilizadores consigam obter mais informações através de aplicativos que fazem o contacto direto entre a sua empresa e os potenciais clientes. Por exemplo, pode permitir uma marcação de mesa no seu restaurante via Google My Business.
3. Peça avaliações aos seus clientes
Em terceiro lugar, é importante pedir avaliações aos seus clientes porque essa é a melhor forma de atrair novos clientes, se as avaliações ou reviews no Google My Business forem positivas, naturalmente.
A falta de avaliações ou avaliações negativas podem prejudicar o seu negócio, mas avaliações de clientes satisfeitos são meio caminho andado para levar novos consumidores a comprar o seu produto ou a aderir ao seu serviço porque passam credibilidade e confiança!
Por outro lado, estas avaliações também são importantes para atrair a atenção do Google, levando o motor de busca a valorizar o seu negócio nos resultados de pesquisa, seguindo simplesmente a tendência dos utilizadores: quanto mais avaliações positivas receber, melhores posições consegue conquistar.
E por fim, ao responder às avaliações (elogios, críticas, reclamações…) está a estabelecer uma relação positiva com o seu público, muito importante para a fidelização de clientes.
4. Produza conteúdo local
Em quarto lugar, deve potenciar a otimização SEO local com marketing de conteúdo alinhado com a sua geografia, ou seja, com conteúdos (por exemplo, artigos de blog) que usem as palavras-chave mais ajustadas, mais implicadas no tipo de pesquisas relacionadas com a sua zona e que possuam ligação com os seus produtos/serviços. Portanto, trata-se de incluir num conteúdo o nome da sua cidade (por exemplo “restaurante em Alvalade” ou “onde jantar em Alvalade”), mas não só! Também é importante desenvolver conteúdos relacionados com acontecimentos locais, como noticias, eventos, etc.
5. Mantenha-se ativo nas redes sociais
Em quinto lugar, perfis em redes sociais são muito importantes para otimização SEO local porque a sua audiência marca presença em pelo menos uma rede social e porque o Google privilegia conteúdos partilhados em social media. Naturalmente que, se ainda não criou perfis em redes sociais, antes de o fazer deve verificar quais as plataformas que os seus clientes preferem e depois, sim, investir nelas e partilhar esses perfis no seu Google My Business.
E por fim, se precisar de ajuda para fazer a otimização SEO local ou geral dos conteúdos da sua empresa, contacte a PME!