Se o marketing tem a capacidade de se adaptar de modo criativo ao mercado, acompanhando as alterações a nível da procura, por que é que a sua empresa continua de olhos vendados, agarrada a ferramentas tradicionais que não lhe dão retorno financeiro?
O marketing na sua vertente mais clássica já não é suficiente. Os veículos de comunicação impressos, como outdoors e flyers, os spots de rádio e os anúncios de televisão não chegam. Não atingem os mesmos resultados que atingiam sem grande esforço antigamente. E como o comportamento do mercado é outro, o marketing evoluiu, percebendo que as velhas táticas já não se adequam ou já não funcionam sozinhas. Se antes o consumidor não estava à procura de determinada publicidade mas recebia-a de braços abertos quando esta lhe era projetada de forma inesperada, enquanto assistia a um programa de televisão ou ouvia a sua estação de rádio favorita, hoje ele não deseja mais ser o alvo de campanhas que não pediu. E na verdade, se não as pediu, se não estava à sua procura, não representam nenhum valor significativo. Para quê usá-las?
Hoje, para aproveitar os media tradicionais tem de fazer um investimento elevadíssimo, bastante superior a metodologia do Inbound Marketing, e isso só é viável para algumas empresas. Além do mais, a medição de resultados é mais difícil e demorada e requer mais recursos em mecanismos de análises do que a do marketing mais modernizado, sem falar no facto de que antes se usavam meios unidirecionais, ou seja, meios que não permitiam ao consumidor interagir com a marca.
De lá para cá os consumidores têm revelado que não gostam assim tanto de campanhas intrometidas. Não lhes agrada serem interrompidos por ações mediáticas que não procuraram e que não despertam o seu interesse. Por isso, pare e pense na essência do marketing que é a de atingir de modo assertivo os consumidores, e veja se a sua empresa está a consegui-lo. Nos nossos dias, o que atrai os consumidores é a oferta de conteúdos relevantes que eles próprios se dispõem a procurar. O oposto do marketing tradicional, que oferecia produtos e serviços sem saber se o consumidor realmente os queria…
Está na altura de reavaliar suas estratégias de marketing!
Melhore o marketing da sua empresa em 2016. Exponha o seu negócio através de ferramentas capazes de gerar mais leads e possibilitar um maior volume de vendas. Como? Simples! É só seguir estas instruções.
9 dicas sobre como melhorar o marketing da empresa em 2016
1. Invista
Se não investir não vai obter resultados. Não há milagres no marketing. Há, isso sim, duas formas comuns de investimento: destinar uma percentagem da faturação da empresa para a área do marketing ou definir um orçamento fixo. O importante é não deixar de dar atenção a este departamento. E a boa notícia é que mesmo que o investimento seja baixo, pode gerar (bons) resultados.
2. Forme uma equipa competente
Só uma equipa formada por bons profissionais de marketing pode dar conta do assunto. Não há espaço para amadores no nosso mercado. Selecione pessoas experientes e competentes para estabelecer um plano de marketing consistente para a sua empresa. A partir desse plano, defina quais são os objetivos e como a equipa os irá trabalhar.
3. Dê atenção ao atendimento
Se não pode investir muito dinheiro nem contratar os profissionais mais competentes, pelo menos dê atenção ao atendimento porque se o cliente for bem atendido e sair satisfeito, transforma-se no seu melhor instrumento de propaganda. Por isso, treine bem os vendedores e demais colaboradores que estejam em contacto direto com os clientes, para que o primeiro contato com as pessoas seja positivo. E incentive a sua equipa a fazer follow up de modo a obter feedback dos processos de compra. Isso é importante para perceber como é que os clientes veem e avaliam a sua empresa. E dessa avaliação só poderão nascer novas e frutuosas estratégias.
4. Não copie a concorrência
É importante que analise a concorrência, claro, mas não o faça apenas para copiar modelos. Uma ideia para uma campanha já desgastada só pode ser… uma má ideia. O consumidor é capaz de não lhe prestar atenção, por ser mais do mesmo, e o seu investimento será desperdiçado. Por isso, aposte em campanhas diferentes do habitual mas sempre destinadas ao seu público-alvo correto e, se não tiver uma verba avultada para as divulgar, escolha canais mais acessíveis, como as redes sociais.
5. Faça boas promoções
Fazer uma promoção só porque sim, não vai dar retorno. Não engane os clientes com promoções irrisórias nem ofereça apenas o que tem a mais em stock. Não consegue atrair o consumidor oferecendo algo que ele não deseja comprar nem consegue fidelizar um cliente com uma promoção sem grande vantagem acrescida. Ao invés, aproveite as promoções para fazer um mimo aos seus clientes e conquistar novos clientes também.
6. Invista na presença online
O poder da Internet para gerar negócios para sua empresa não tem limites. Acredite. Uma presença bem alicerçada na Internet vai aumentar as suas vendas, independentemente do que comercializa. Basta algum investimento para ser encontrado na Web. Não deixe a concorrência posicionar-se à sua frente. Invista ou melhore a imagem online da sua empresa: no site, blogue, redes sociais, etc. E se ainda não tem uma loja online, verifique o que precisa fazer para se lançar no ecommerce no ano que vem.
6. Faça SEO
Com a presença cada vez maior das empresas na Internet, para que o seu negócio apareça (à frente da concorrência, de preferência) é de suma importância a manutenção de táticas de SEO, ou seja, a otimização do seu site para motores de busca, nomeadamente com a utilização de palavras-chave fortes, focadas no seu público-alvo.
7. Faça email marketing
Deve divulgar as suas campanhas por email marketing, para a sua lista de contactos que cederam endereço eletrónico. E deve faze-lo de forma cada vez mais segmentada, pois a personalização das mensagens é a nova tendência para as empresas que pretendem marcar a diferença e conquistar mais clientes.
8. Aposte no Inbound Marketing
A melhor forma de ganhar a confiança dos consumidores é a criação de conteúdo relevante, que agregue valor e informação ao dia a dia das pessoas. Procure divulgar informações interessantes sobre o mercado onde atua, que esclareçam ou pelo menos entretenham os consumidores. O Inbound Marketing permite-lhe construir progressivamente um relacionamento com seu público-alvo. Só assim consegue ganhar a confiança das pessoas. É uma estraégia relativamente barata e fácil de implementar na Internet, que não deve desperdiçar!
9. Invista em Mobile Marketing
Como sabe, tem aumentado de forma impar o uso de dispositivos móveis, como tablets e smartphones. Nesse sentido, como a maioria das pessoas usa o telefone para aceder constantemente à Internet, a sua empresa não pode deixar de divulgar as suas campanhas de marketing digital num suporte para dispositivos móveis, preparado para ecrãs mais pequenos.
Seja uma versão móvel alternativa de um site ou um design responsivo, é importante que dê ao seu cliente uma experiencioa positiva quando ele contacta a sua empresa. Se não tomar nota deste conselho, vai perder clientes para os seus concorrentes.
O novo ano está à porta. É hora de reavaliar suas estratégias de marketing. Feliz 2016!