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Como melhorar a loja virtual da sua empresa em 2020

Saiba como melhorar a sua loja virtual

Comprar pela Internet é fácil, simples e até mais barato e por isso são cada vez mais os utilizadores a preferirem uma loja virtual a uma loja física, obrigando-o a si, senhor empresário, a melhoramentos contantes para não ficar atrás da concorrência. Conheça queles que deve implementar este ano!

Não pode parar! Está na hora de melhorar a sua loja virtual e criar uma estratégia para otimizar as suas vendas online em 2020. Felizmente que existem uma série de dicas relativamente fáceis de implementar que garantem um lugar ao sol ao seu negócio. Vamos a elas?

Se precisar dum parceiro tecnológico para implementar estas alterações e para ajudá-lo com:

  • o design e todo o grafismo da loja virtual;
  • a programação da loja virtual e respetivo alojamento web;
  • a velocidade de acesso à loja virtual;
  • o marketing digital da loja virtual;
  • o SEO ou posicionamento da loja virtual no Google;
  • a taxa de conversão da loja virtual;
  • a implementação de meios de pagamento;
  • qualquer aspeto da gestão da loja virtual;

descreva o que precisa e apresentaremos um orçamento detalhado do que podemos oferecer à sua empresa para melhorar a loja virtual da sua empresa.

Design

Prefira um design responsivo e apelativo.

Aposte num site responsivo

Para acompanhar o crescimento dos dispositivos móveis e a crescente necessidade de mobilidade dos seus utilizadores, deve investir numa loja online responsiva, ou seja, uma loja que adapte automaticamente todo o layout, imagens e textos para o tamanho do ecrã do utilizador, proporcionando-lhe uma melhor experiência de utilização, mesmo que esteja a usar um smartphone!

Como fazer um site responsivo? Clique aqui!

Invista na home page

A home page da sua loja online é o equivalente a uma montra numa loja tradicional e por isso deve estar sempre interessante e apelativa, de modo a que os visitantes sintam vontade de entrar e explorar mais. Nesse sentido, para melhorar a sua loja virtual é fundamental utilizar banners e imagens de qualidade para destacar os seus melhores produtos/serviços, mas também analisar com frequência o comportamento dos visitantes, certificando-se de que os produtos estão localizados nas áreas que são da sua preferência de acordo com os resultados que um simples sistema de monitorização, instalado no seu site, lhe pode fornecer.

Crie uma página para cada produto

E depois de destacar os seus principais produtos ou serviços na home page, trate de criar uma página dedicada a cada um dos itens que vende com informações detalhadas sobre o produto/serviço em causa (descrição, várias fotos, especificações técnicas, vídeos, variações de cor e tamanho, etc). Todas essas páginas devem estar separadas por categorias, exibir uma estrutura organizada e uniforme e possuir call-to-actions ou chamadas de ação (por exemplo, “adicionar ao carrinho”) bem visíveis, e também botões de partilha. Não se esqueça de inserir ainda menus com categorias de produtos, carrinho de compras, filtro de preços, produtos relacionados, em promoção, mais vendidos, mais populares, etc.

Tenha diferentes landing pages e testes A/B

Se quer maximizar as suas vendas em 2020, deve criar diferentes landing pages (com diferentes designs e conteúdos) para depois verificar, através de testes A/B, quais surtiram mais efeito e apostar nesse ou nesses modelos na sua loja online. As landing pages ou páginas de destino geram mais conversões, mais interações e, claro, conseguem manter os utilizadores na sua loja por mais tempo!

Use imagens com boa resolução

Se for necessário contrate um fotógrafo profissional para fotografar os seus produtos/serviços, pois as imagens são de suma importância quando o assunto é melhorar a sua loja virtual e aumentar as vendas, até porque – ao contrário de uma loja física – o cliente não está a ver diretamente nem a tocar no produto e por isso as fotografias que colocar no seu site terão de o impressionar e esclarecer. Assim, tenha em conta que um produto, regra geral, deve ser fotografado de ângulos diferentes, para que o visitante possa ficar com uma ideia muito concreta de como ele é.

Clique aqui para saber como fotografar produtos para a sua loja virtual!

Conteúdo

Crie conteúdos próprios e relevantes

No que toca aos conteúdos, em primeiro lugar não arrisque descrições de produtos/serviços que não sejam originais e únicas na sua loja online. Mesmo que sejam as descrições que encontrou no site oficial da marca, por exemplo, os motores de busca como o Google entendem esse conteúdo como duplicado e penalizam a sua loja nos resultados de pesquisa. Prefira descrições originais e escolha as palavras-chave corretas para posicionar bem os seus produtos/serviços. O ideal é usar, pelo menos, 300 palavras para que o Google posicione melhor a página. E coloque todos os detalhes – da cor à dimensão! – para que o visitante consiga escolher o produto mais adequado às suas necessidades. Além das descrições dos produtos/serviços, para melhorar a sua loja virtual pode e deve ter outros tipos de conteúdos como artigos interessantes num blog, tutoriais, dicas, curiosidades, informações sobre a sua empresa e mercado de atuação, entre outros. Não pense apenas em vender, lembre-se que para atingir bons resultados deve, antes de mais, “educar” os seus leads, ou seja, entregar conteúdos relevantes que mostrem como resolver um problema ou uma necessidade. O objetivo é compreender o comportamento do consumidor, criando uma relação de confiança e consequentemente de fidelidade com o cliente.

Como escrever marketing de conteúdo?

Marketing

Invista em marketing digital

Além das estratégias de Content Marketing ou produção de conteúdos de interesse de determinado público-alvo, que assinalámos no ponto anterior, há muito mais a fazer a nível de marketing digital pela sua loja online. Por exemplo…

Apostar em estratégias SEO (Search Engine Optimization) de forma a otimizar e melhorar a sua loja virtual para que seja encontrada com mais facilidade quando os utilizadores fazem pesquisas na Internet.

Apostar em links patrocinados, se desejar aumentar as suas conversões.
Apostar também em email marketing com conteúdo personalizado, para criar novos leads e interagir com os seus clientes e potenciais clientes.

Língua

Traduza o seu site para vários idiomas

Se tem condições para vender os seus produtos ou serviços para fora de Portugal, contrate um tradutor profissional para traduzir o conteúdo da sua loja para outros idiomas, levando em linha de conta não só a gramática, mas também as palavras-chave.

Preços

Pense numa estratégia de preços

Para melhorar a sua loja virtual e deixá-la competitiva em termos de valores, convém oferecer a melhor relação qualidade/preço, não é verdade? Porém, não é fácil determinar qual o preço que os consumidores estão realmente dispostos a dar por um produto e qual a forma da sua empresa vender por esse valor. Ora, o nosso conselho vai para pesquisa: muita pesquisa de comparação de preços usando a própria Internet para conseguir oferecer um bom preço, se necessário diminuindo custos em alguma etapa do seu processo de vendas (de fornecedores a opções para entrega dos produtos e logística).

Monitorize

Analise o comportamento dos visitantes

Já aqui falámos de testes A/B e ferramentas de monitorização que permitem perceber quais as páginas e conteúdos que recebem mais visitas, quando, de onde e até porquê. Pois bem, não é demais repetir: veja com frequência a forma como os visitantes da sua loja se comportam e, se necessário, proceda a ajustes e alterações de forma a melhorar a sua loja virtual.

Apoio ao Cliente

Valorize o apoio ao cliente

Mesmo que esteja do outro lado do ecrã – ou precisamente por isso – o potencial cliente pode ter dúvidas e questões a colocar à sua equipa e se não encontrar rapidamente um modo de o fazer ou não receber uma resposta atempada, é capaz de desistir e procurar uma solução na concorrência. Antes, durante e após a compra deve manter o seu apoio ao cliente alerta e oferecer um email, um número de telefone, um formulário, mas também um chat online na sua loja, para que as pessoas possam esclarecer todas as dúvidas e comprar o produto na hora.

Pós-venda

Invista na recuperação de carrinhos de compras

Última das dicas para melhorar a sua loja virtual! Última pergunta: está a fazer algo em relação aos carrinhos de compras abandonados? Pois bem, está na hora de os recuperar ou pelo menos evitar que a percentagem de clientes que desistem, diminua. Como? Facilitando o registo do utilizador, por exemplo, mas também diminuindo custos de transporte, exibindo selos de segurança e certificados, fazendo email marketing, colocando call-to-actions, melhorando o atendimento e oferecendo o máximo de opções de pagamento possível: de transferência bancária a Paypal!

A propósito, sabe qual a forma de pagamento mais segura na Internet?

E agora sim está preparado para encetar uma das resoluções de ano novo para a sua empresa: melhorar a sua loja virtual, aumentar as vendas!

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