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Como Liderar Equipas De Sucesso

13 dicas para gestão de grupos de alto rendimento

Mesmo que a sua equipa de alto rendimento já tenha atingido várias metas e provado a sua habilidade para o progresso do trabalho na empresa, há que mantê-la unida e produtiva, não é verdade? Por isso, saiba como (continuar) a liderar equipas de sucesso, sair da área das atividades técnicas e caminhar em direção à gestão de pessoas.

Fala-se cada vez mais na importância do trabalho em equipa, mas só os melhores líderes conseguem transformar os seus grupos em algo mais do que conjuntos de pessoas que trabalham na mesma sala. Efetivamente, trabalhar em conjunto, interagir, ajudar e respeitar o outro são comportamentos fundamentais a implementar numa boa gestão de equipas que tenha por objetivo o sucesso de qualquer negócio. Assim, para liderar equipas de sucesso, deve ser capaz de dar o exemplo, motivar, inspirar, apoiar e confiar no potencial de cada um dos seus colegas e do grupo no seu todo. Se precisa de um empurrãozinho, leia as nossas dicas!

1. Dê o exemplo

Não seja daqueles líderes que pede à sua equipa que fique a trabalhar até mais tarde, mas que depois sai à hora certa para ir ao ginásio ou que pede à sua equipa que não use a Internet em horas de expediente para assuntos pessoais, mas que depois passa o dia no Facebook, entre outros exemplos… Não arrisque a perda de entusiasmo e boa vontade da sua equipa de alto rendimento! Lidere pelo exemplo e seja um modelo inspirador de excelência para os seus colaboradores.

2. Conheça a sua equipa

Para melhor liderar equipas de sucesso, tem de conhecer e confiar nas pessoas que as compõem, saber quais são as suas personalidades, desejos e ambições, competências e métodos de trabalho. Só assim consegue delegar as tarefas nos colaboradores certos e garantir que cada um tem a oportunidade de usar o seu potencial em prol de um objetivo comum.

3. Estabeleça um compromisso

A relação entre um líder e a sua equipa de alto rendimento é uma espécie de casamento onde é fundamental que ambas as partes assumam um compromisso, sendo que esse compromisso ou missão da equipa, deve ser bem definido e, claro, orientado para a mesma meta.

Se não sabe quando e como motivar os seus colaboradores, clique aqui!

4. Defina objetivos

Além do compromisso, para liderar equipas de sucesso deve estabelecer objetivos e metas a alcançar em conjunto com o seu grupo de trabalho. Isso garante o compromisso que já selaram, mas também o envolvimento pessoal de cada um na realização da atividade que mais gostam de fazer ou para a qual têm maior habilidade (de preferência). E nesse sentido, delegue todas as tarefas que pode e deve a quem de direito, mas não abique do controle e das responsabilidades de um líder nem deixe de assumir as rédeas quando um dos objetivos não for atingido.

5. Estabeleça regras

Para alcançar os objetivos traçados, há que estabelecer regras em conjunto com o grupo.  As regras de jogo variam consoante o vosso propósito, mas em todo o caso devem incluir sempre alguns tópicos fundamentais para liderar equipas de sucesso:

  • espírito de equipa
  • valores da equipa
  • confiança mútua
  • diálogo
  • colaboração
  • criatividade
  • respeito pelas opiniões e ideias dos outros

6. Motive a equipa

Liderar equipas de sucesso é motivar e inspirar os colaboradores, incentivá-los a pensar fora da caixa, mas também reconhecer o seu valor e contributo e demonstrar a importância das suas ideias na conquista dos melhores resultados para a empresa.

7. Promova uma boa comunicação

Sem uma comunicação clara e objetiva não consegue liderar equipas de sucesso nem alcançar altos níveis de desempenho… nem atingir resultados pessoais, profissionais e organizacionais! É necessário que as pessoas com quem trabalha se sintam motivadas para dar a sua opinião e partilhar a sua experiência e isso só vai acontecer se sentirem confiança e respeito umas pelas outras, e também pelo líder.

8. Dê e receba feedback

Se reconhecer, valorizar e incentivar os pontos fortes de cada um dos elementos da sua equipa de alto rendimento, diminui a probabilidade de conflitos e aumenta a qualidade da performance, a confiança e a motivação. Para o fazer deve dar e receber feedback, tanto positivo como negativo, de modo a melhorar ainda mais o desempenho da equipa pois é através de comentários e avaliações que os seus elementos (incluindo o líder) percebem o que estão a fazer de forma correta e o que precisam de mudar.

9. Treine a sua equipa

Para que a sua equipa de alto rendimento se mantenha no topo, é necessário que invista em formação, cursos, palestras, seminários e todo o tipo de iniciativas que a ajudem a atualizar conhecimentos e competências. Todos, inclusive o líder, devem crescer continuamente.

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E por falar em líder, sabe reconhecer os sinais que identificam os verdadeiros líderes?

10. Acompanhe os trabalhos

E lá porque confia nas pessoas que treinou não quer dizer que depois de definidos os objetivos e metas as abandone à sua sorte. Nada disso! Para liderar equipas de sucesso deve acompanhar as suas atividades continuamente, avaliando-as de modo a poder incentivar na senda da performance de alto rendimento, mas também para emendar atempadamente qualquer trabalho menos feliz.

11. Promova o trabalho de equipa

Apesar de lhe termos falado no estímulo das competências individuais e delegação de tarefas, também é importante dizer que para liderar equipas de sucesso deve estabelecer planos de desenvolvimento profissional  para cada elemento, sim, mas também dar a indicação de que se devem ajudar mutuamente, caso contrário a palavra equipa nem fazia sentido. Os resultados são sempre fruto do trabalho conjunto e não apenas individual, pelo que deve fomentar a colaboração e o orgulho no compromisso selado entre todos.

12. Promova o convívio

Uma equipa de alto rendimento é uma equipa que tem tempo para conviver. Se os membros de um grupo não tiverem oportunidade nem tempo para se conhecerem mutuamente não conseguem interagir, dialogar e trocar ideias com naturalidade e isso pode afetar o nível de confiança que sentem uns pelos outros e pelo líder e também os resultados do trabalho conjunto. De reuniões a formações, passando por jantares, pausas para um cafezinho e comemorações de aniversários, promova o convívio!

13. Desenvolva a cultura organizacional

Mesmo num ambiente competitivo, a ética ainda é um valor a preservar e por isso, para liderar equipas de sucesso deve promover a cultura organizacional, ou seja, o conjunto de valores que permeiam o trabalho de uma empresa, nomeadamente transparência e responsabilidade.

Liderar equipas de sucesso não é, definitivamente, uma das tarefas mais fáceis do mundo, mas uma coisa é certa: é das mais desafiantes e compensadoras! Continue a treinar a sua!

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E agora que sabe o que precisa de fazer na gestão de uma equipa de alto rendimento, clique aqui e saiba como ser líder de uma empresa.

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